A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8732 |
Resumo: | Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos. |
id |
RCAP_7c6a0acc7a3e57ea75aa1cac06dd0559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEBXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresNos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8732por1646-2335Rodrigues, IsildaOliveira, Maria CristinaMarques, Cristina M. C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.561824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
title |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
spellingShingle |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB Rodrigues, Isilda XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
title_full |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
title_fullStr |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
title_sort |
A importância do ensino experimental na formação contínua de professores do 1º CEB |
author |
Rodrigues, Isilda |
author_facet |
Rodrigues, Isilda Oliveira, Maria Cristina Marques, Cristina M. C. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Cristina Marques, Cristina M. C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Isilda Oliveira, Maria Cristina Marques, Cristina M. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
Nos últimos seis anos desenvolvemos diversos Cursos de Atualização de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), no contexto de formação contínua. Estes contemplaram diversas sessões sobre o ensino das ciências com cariz experimental. Somos de opinião que o desenvolvimento de competências dos professores no ensino das ciências com cariz experimental é um dos fatores indispensáveis para a melhoria da formação científica dos alunos. Os principais objetivos deste estudo foram: a) avaliar a perceção dos formandos acerca da estrutura e do funcionamento do módulo de Educação em Ciência dos cursos de formação contínua e averiguar se existiram mudanças nas práticas dos formandos após a frequência dos cursos; b) analisar a implementação pelos professores das atividades experimentais desenvolvidas na formação contínua. Foi administrado um questionário a 27 professores que frequentaram estas formações. Os resultados mostraram que estas formações contribuíram de forma significativa para a exploração pelos professores de situações didáticas de cariz experimental, em sala de aula, prática esta que foi muito bem acolhida pelos seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8732 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949521244160 |