Papel motivador das tecnologias de informação e comunicação no ensino da microbiologia : sequência didática para o 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Jorge Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1592
Resumo: Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano, sendo algo incontornável da nossa realidade. As escolas não são exceção à regra e também se apetrecham dos mais variados gadgets tecnológicos para dar resposta a esta tendência. O presente estudo, desenvolvido junto de uma turma do 6º ano de escolaridade, tem como principal objetivo compreender se a introdução das TIC na lecionação de um conteúdo das Ciências da Natureza, neste caso a Microbiologia, pode ser considerado como um fator motivador de aprendizagem. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza mista, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para concretizar esta investigação foi elaborada uma proposta pedagógica, focada na introdução das TIC e enquadrada na PES II, que foi implementada nas três semanas de regência na área das Ciências da Natureza. As atividades propostas foram desenhadas de forma a fornecer aos alunos as mais variadas experiências. Através da análise de dados verificou-se que os objetivos traçados foram alcançados. Por um lado os alunos mostraram que os conteúdos foram compreendidos, por outro que as atividades propostas foram aceites e valorizadas, motivando pelo menos alguns dos alunos a aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema em questão.
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