Papel motivador das tecnologias de informação e comunicação no ensino da microbiologia : sequência didática para o 6º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1592 |
Resumo: | Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano, sendo algo incontornável da nossa realidade. As escolas não são exceção à regra e também se apetrecham dos mais variados gadgets tecnológicos para dar resposta a esta tendência. O presente estudo, desenvolvido junto de uma turma do 6º ano de escolaridade, tem como principal objetivo compreender se a introdução das TIC na lecionação de um conteúdo das Ciências da Natureza, neste caso a Microbiologia, pode ser considerado como um fator motivador de aprendizagem. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza mista, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para concretizar esta investigação foi elaborada uma proposta pedagógica, focada na introdução das TIC e enquadrada na PES II, que foi implementada nas três semanas de regência na área das Ciências da Natureza. As atividades propostas foram desenhadas de forma a fornecer aos alunos as mais variadas experiências. Através da análise de dados verificou-se que os objetivos traçados foram alcançados. Por um lado os alunos mostraram que os conteúdos foram compreendidos, por outro que as atividades propostas foram aceites e valorizadas, motivando pelo menos alguns dos alunos a aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema em questão. |
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Papel motivador das tecnologias de informação e comunicação no ensino da microbiologia : sequência didática para o 6º ano de escolaridadeEnsino das ciênciasMicrobiologiaTecnologias de informação e comunicaçãoMotivaçãoScience educationMicrobiologyInformation and communication technologiesMotivationEste relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano, sendo algo incontornável da nossa realidade. As escolas não são exceção à regra e também se apetrecham dos mais variados gadgets tecnológicos para dar resposta a esta tendência. O presente estudo, desenvolvido junto de uma turma do 6º ano de escolaridade, tem como principal objetivo compreender se a introdução das TIC na lecionação de um conteúdo das Ciências da Natureza, neste caso a Microbiologia, pode ser considerado como um fator motivador de aprendizagem. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza mista, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para concretizar esta investigação foi elaborada uma proposta pedagógica, focada na introdução das TIC e enquadrada na PES II, que foi implementada nas três semanas de regência na área das Ciências da Natureza. As atividades propostas foram desenhadas de forma a fornecer aos alunos as mais variadas experiências. Através da análise de dados verificou-se que os objetivos traçados foram alcançados. Por um lado os alunos mostraram que os conteúdos foram compreendidos, por outro que as atividades propostas foram aceites e valorizadas, motivando pelo menos alguns dos alunos a aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema em questão.This final report reflects the work done according to the Supervised Teaching Practice II, during which was implemented a research in Natural Sciences. The Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in everyday life, being something unavoidable of our reality. Schools are no exception to the rule and they also equip themselves with various technological gadgets to respond to this trend. The present study, carried out with a group of 6th grade, has as its main objective to realize if the introduction of ICTs in a content of Natural Sciences teaching, Microbiology in this case, can be considered as a learning motivating factor. In this study was chosen an investigation methodology of mixed nature, where the statistical analysis was conciliated with the content analysis of the responses in surveys applied to the class which hosted the Supervised Teaching Practice. To achieve this research was elaborated a pedagogical proposal, focused on the introduction of ICTs and framed in Supervised Teaching Practice II, which was implemented in the three weeks of conducting in the area of Natural Sciences. The proposed activities were developed so as to provide students with the most varied experiences. Through the data analysis it was found that the objectives have been achieved. On one hand students showed that the contents were understood, on the proposed activities were accepted and valued, encouraging at least some of the students in order to deepen their knowledge on the topic in question.2016-06-28T12:01:03Z2012-12-19T00:00:00Z2012-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1592porRodrigues, Paulo Jorge Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:14Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:07.965138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, durante a qual se implementou uma investigação na área das Ciências da Natureza. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano, sendo algo incontornável da nossa realidade. As escolas não são exceção à regra e também se apetrecham dos mais variados gadgets tecnológicos para dar resposta a esta tendência. O presente estudo, desenvolvido junto de uma turma do 6º ano de escolaridade, tem como principal objetivo compreender se a introdução das TIC na lecionação de um conteúdo das Ciências da Natureza, neste caso a Microbiologia, pode ser considerado como um fator motivador de aprendizagem. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza mista, onde se conciliou a análise estatística com a análise de conteúdo das respostas obtidas nos questionários aplicados à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para concretizar esta investigação foi elaborada uma proposta pedagógica, focada na introdução das TIC e enquadrada na PES II, que foi implementada nas três semanas de regência na área das Ciências da Natureza. As atividades propostas foram desenhadas de forma a fornecer aos alunos as mais variadas experiências. Através da análise de dados verificou-se que os objetivos traçados foram alcançados. Por um lado os alunos mostraram que os conteúdos foram compreendidos, por outro que as atividades propostas foram aceites e valorizadas, motivando pelo menos alguns dos alunos a aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema em questão. |
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