Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Ana Filipa Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3994
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_7c779f1853dfd72b7260c72da19255d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aulaMotivaçãoClima de sala de aulaMatemáticaRendimento académicoComportamentos disruptivosClassroom environmentMotivationMathematicsAcademic performanceDisruptive behaviorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioCom o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da matemática e as suas percepções sobre o clima de sala de aula, em função das variáveis de género, desempenho escolar, comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e percepção de clima de sala de aula, foi realizada uma investigação quantitativa de carácter correlacional, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a percepção do clima de sala de aula “Na Sala de Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de matemática “Eu e a Matemática”. Os dados evidenciaram diferenças significativas nos níveis motivacionais dos alunos nas variáveis: rendimento académico, comportamentos disruptivos e género. Alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais mais elevados e alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos. Quanto ao género as alunas revelaram níveis motivacionais mais elevados. Foram também encontradas diferenças significativas nas percepções do clima de sala de aula em função das variáveis rendimento escolar e comportamentos disruptivos. Alunos com melhores notas apresentam percepções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam percepções de clima de sala de aula menos positivas. Verificaram-se ainda correlações positivas entre os níveis de motivação e as percepções de clima de sala de aula, alunos com níveis motivacionais mais elevados apresentam percepções de clima de sala de aula positivas.In order to verify and analyze the relationship between students' motivation to learn mathematics and the perception of classroom environment we have performed a correlational quantative research, attended by 390 students of 3rd cycle in two different schools of the Lisbon region. We used two scales in order to evaluate the perception of classroom environment in classroom Mathematics and students’ motivation for learning the discipline of Mathmatics: "In Classroom Math” and "Me and Mathematics". The data showed that there are significant differences in motivational levels of students according to academic performance variables, gender and disruptive behavior. Therefore, the analysis showed that students with better grades have higher motivational levels. Students of the female gender have higher motivation levels than the students of the masculine gender. And students who have more disruptive behavior have lower motivational levels. The data also showed significant differences in students' perceptions of classroom environment on the basis of academic achievement variables and disruptive behavior. Thus, students with better grades have perceptions of classroom environment more positive. Students with more disruptive behavior present perceptions of classroom environment less positive. Finally, the analysis of the data indicated that there is positive correlations between levels of motivation and perceptions of classroom environment. And so, we find that students who have motivational levels have higher perceptions of classroom environment positive.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPARicardo, Ana Filipa Mendes2015-09-29T09:44:48Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:45Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:50.060481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
title Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
spellingShingle Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
Ricardo, Ana Filipa Mendes
Motivação
Clima de sala de aula
Matemática
Rendimento académico
Comportamentos disruptivos
Classroom environment
Motivation
Mathematics
Academic performance
Disruptive behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
title_full Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
title_fullStr Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
title_full_unstemmed Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
title_sort Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com as percepções dos alunos de clima de sala de aula
author Ricardo, Ana Filipa Mendes
author_facet Ricardo, Ana Filipa Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Ana Filipa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Clima de sala de aula
Matemática
Rendimento académico
Comportamentos disruptivos
Classroom environment
Motivation
Mathematics
Academic performance
Disruptive behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Motivação
Clima de sala de aula
Matemática
Rendimento académico
Comportamentos disruptivos
Classroom environment
Motivation
Mathematics
Academic performance
Disruptive behavior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-09-29T09:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3994
url http://hdl.handle.net/10400.12/3994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130079331090432