O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Francisco Costa, Veríssimo, Jorge, Correia, M. Rosário, Gonçalves, Gisela Marques Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/711
Resumo: O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".
id RCAP_7c863ea1ed5de21264a2686e6905f8be
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.Ensino da publicidadeprofissionais da publicidadeO objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".uBibliorumCardoso, Paulo RibeiroPereira, Francisco CostaVeríssimo, JorgeCorreia, M. RosárioGonçalves, Gisela Marques Pereira2012-06-22T14:12:03Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/711por1988-8732info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:02Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:44.132690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
title O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
spellingShingle O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
Cardoso, Paulo Ribeiro
Ensino da publicidade
profissionais da publicidade
title_short O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
title_full O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
title_fullStr O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
title_full_unstemmed O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
title_sort O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais.
author Cardoso, Paulo Ribeiro
author_facet Cardoso, Paulo Ribeiro
Pereira, Francisco Costa
Veríssimo, Jorge
Correia, M. Rosário
Gonçalves, Gisela Marques Pereira
author_role author
author2 Pereira, Francisco Costa
Veríssimo, Jorge
Correia, M. Rosário
Gonçalves, Gisela Marques Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paulo Ribeiro
Pereira, Francisco Costa
Veríssimo, Jorge
Correia, M. Rosário
Gonçalves, Gisela Marques Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da publicidade
profissionais da publicidade
topic Ensino da publicidade
profissionais da publicidade
description O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-06-22T14:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/711
url http://hdl.handle.net/10400.6/711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1988-8732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136327455735809