O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Francisco José Costa, Verissimo, Jorge, Correia, Maria do Rosário, Gonçalves, Gisela Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13090
Resumo: O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".
id RCAP_42163b5cd12d319e87fb13d28d724ffe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionaisEnsino da publicidadeProfissionais da publicidadeEnseñanza de la publicidadProfesionales de la publicidadEducation of dvertisingAdvertising professionalsO objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".RESUMEN: El propósito de este estudio es comprender cómo se está implementando la enseñanza de la Publicidad en Portugal y en qué medida los cursos satisfacen las necesidades del mercado laboral. Así, administramos un cuestionario a una muestra de estudiantes, profesores y profesionales en Lisboa, Oporto y Covilhã, con el objetivo de reunir las perspectivas de estos tres actores en este proceso. De forma general, constatamos que la universidad ha ido al encuentro de las necesidades del mercado, si bien debe aún procurar estrechar vínculos con la realidad profesional. Igualmente, concluimos que el perfil trazado por los entrevistados en relación a los licenciados en Publicidad apunta a rasgos individuales, tales como "integración en el equipo" o "dinamismo", así como a conocimientos técnicos, como “estrategia publicitaria" o "creatividad".ABSTRACT: The purpose of this study is to know how the universities are teaching Advertising in Portugal and the way they are following the market. The research involved the administration of a questionnaire to a sample of students, professors and professionals in Lisbon, Porto and Covilhã in order to gather the perspectives of these three players in this process. In general we verified that universities have been following the market but need to be more linked with that universe. We also concluded that the best advertising graduate profile should include individual traces such as “team work” and “dynamism” and also technical knowledge like “advertising strategy” and “creativity”.Universitat Autònoma de BarcelonaRCIPLCardoso, Paulo RibeiroPereira, Francisco José CostaVerissimo, JorgeCorreia, Maria do RosárioGonçalves, Gisela Marques2021-03-15T10:58:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13090porCardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia, M.R. & Marques, G. (2011). O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais. Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidad, 16. https://doi.org/10.5565/rev/qp.661988-8732https://doi.org/10.5565/rev/qp.66info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:05.926581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
title O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
spellingShingle O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
Cardoso, Paulo Ribeiro
Ensino da publicidade
Profissionais da publicidade
Enseñanza de la publicidad
Profesionales de la publicidad
Education of dvertising
Advertising professionals
title_short O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
title_full O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
title_fullStr O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
title_full_unstemmed O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
title_sort O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
author Cardoso, Paulo Ribeiro
author_facet Cardoso, Paulo Ribeiro
Pereira, Francisco José Costa
Verissimo, Jorge
Correia, Maria do Rosário
Gonçalves, Gisela Marques
author_role author
author2 Pereira, Francisco José Costa
Verissimo, Jorge
Correia, Maria do Rosário
Gonçalves, Gisela Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paulo Ribeiro
Pereira, Francisco José Costa
Verissimo, Jorge
Correia, Maria do Rosário
Gonçalves, Gisela Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da publicidade
Profissionais da publicidade
Enseñanza de la publicidad
Profesionales de la publicidad
Education of dvertising
Advertising professionals
topic Ensino da publicidade
Profissionais da publicidade
Enseñanza de la publicidad
Profesionales de la publicidad
Education of dvertising
Advertising professionals
description O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2021-03-15T10:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13090
url http://hdl.handle.net/10400.21/13090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia, M.R. & Marques, G. (2011). O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais. Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidad, 16. https://doi.org/10.5565/rev/qp.66
1988-8732
https://doi.org/10.5565/rev/qp.66
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona
publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133481228304384