O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/13090 |
Resumo: | O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade". |
id |
RCAP_42163b5cd12d319e87fb13d28d724ffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13090 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionaisEnsino da publicidadeProfissionais da publicidadeEnseñanza de la publicidadProfesionales de la publicidadEducation of dvertisingAdvertising professionalsO objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".RESUMEN: El propósito de este estudio es comprender cómo se está implementando la enseñanza de la Publicidad en Portugal y en qué medida los cursos satisfacen las necesidades del mercado laboral. Así, administramos un cuestionario a una muestra de estudiantes, profesores y profesionales en Lisboa, Oporto y Covilhã, con el objetivo de reunir las perspectivas de estos tres actores en este proceso. De forma general, constatamos que la universidad ha ido al encuentro de las necesidades del mercado, si bien debe aún procurar estrechar vínculos con la realidad profesional. Igualmente, concluimos que el perfil trazado por los entrevistados en relación a los licenciados en Publicidad apunta a rasgos individuales, tales como "integración en el equipo" o "dinamismo", así como a conocimientos técnicos, como “estrategia publicitaria" o "creatividad".ABSTRACT: The purpose of this study is to know how the universities are teaching Advertising in Portugal and the way they are following the market. The research involved the administration of a questionnaire to a sample of students, professors and professionals in Lisbon, Porto and Covilhã in order to gather the perspectives of these three players in this process. In general we verified that universities have been following the market but need to be more linked with that universe. We also concluded that the best advertising graduate profile should include individual traces such as “team work” and “dynamism” and also technical knowledge like “advertising strategy” and “creativity”.Universitat Autònoma de BarcelonaRCIPLCardoso, Paulo RibeiroPereira, Francisco José CostaVerissimo, JorgeCorreia, Maria do RosárioGonçalves, Gisela Marques2021-03-15T10:58:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13090porCardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia, M.R. & Marques, G. (2011). O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais. Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidad, 16. https://doi.org/10.5565/rev/qp.661988-8732https://doi.org/10.5565/rev/qp.66info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:05.926581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
title |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
spellingShingle |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais Cardoso, Paulo Ribeiro Ensino da publicidade Profissionais da publicidade Enseñanza de la publicidad Profesionales de la publicidad Education of dvertising Advertising professionals |
title_short |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
title_full |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
title_fullStr |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
title_full_unstemmed |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
title_sort |
O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais |
author |
Cardoso, Paulo Ribeiro |
author_facet |
Cardoso, Paulo Ribeiro Pereira, Francisco José Costa Verissimo, Jorge Correia, Maria do Rosário Gonçalves, Gisela Marques |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Francisco José Costa Verissimo, Jorge Correia, Maria do Rosário Gonçalves, Gisela Marques |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Paulo Ribeiro Pereira, Francisco José Costa Verissimo, Jorge Correia, Maria do Rosário Gonçalves, Gisela Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da publicidade Profissionais da publicidade Enseñanza de la publicidad Profesionales de la publicidad Education of dvertising Advertising professionals |
topic |
Ensino da publicidade Profissionais da publicidade Enseñanza de la publicidad Profesionales de la publicidad Education of dvertising Advertising professionals |
description |
O objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade". |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2021-03-15T10:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/13090 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/13090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia, M.R. & Marques, G. (2011). O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais. Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidad, 16. https://doi.org/10.5565/rev/qp.66 1988-8732 https://doi.org/10.5565/rev/qp.66 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona |
publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133481228304384 |