Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vanessa Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10802
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médicaApps móveisDigital MarketingMobile MarketingMédicosIndústria FarmacêuticaSmartphonesMobile AppsPhysiciansPharmaceutical IndustryMestrado em MarketingNos últimos tempos, a introdução de novas tecnologias tem modificado a nossa cultura, comércio, comunicação e educação, sendo que a área da saúde não é exceção a esta tendência. Os smartphones e as Apps móveis têm sido rapidamente integrados na prática clínica e neste sentido, a presente investigação tem como principal interesse o estudo dos fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis por parte da classe médica. Foram realizados questionários online e procedeu-se à análise de uma amostra de 199 médicos. Este estudo recorreu a uma regressão logística para testar as hipóteses e compreender a relação entre frequência de utilização e os fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis. As conclusões do estudo indicam que a compatibilidade com estilo de vida e necessidades, situação profissional e facilidade de uso influenciam de forma positiva a intensidade de utilização de aplicações móveis, enquanto que as variáveis influência social e idade não demonstraram ser significativas. Em função destes resultados, é desejável que, cada vez mais, as empresas farmacêuticas considerem o Mobile Marketing como uma oportunidade e vantagem competitiva na sua relação com os médicos.In recent years, the introduction of new technology has transformed many aspects of our culture, commerce, communication and education, the health area being no exception. Smartphones and Apps are quickly becoming integrated into clinical practice and in this regard, the aim of this research is the study of the factors that influence the intensity of use of mobile Apps by the medical community. Online surveys were conducted and a sample of 199 physicians was analyzed. Logistic regression was used to test the hypotheses and understand the relation between the frequency of use and the factors that influence the intensity of use of the mobile Apps. The findings of this study demonstrate that compatibility with lifestyle and needs, working status and ease of use have a positive impact in the intensity of use of Apps, while social influence and age have not proved to be significant. When considering the results, it is desirable that pharmaceutical companies consider the Mobile Marketing as an opportunity and competitive advantage in their relationship with the medical.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaGomes, Vanessa Isabel Oliveira2016-02-01T10:12:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10802porGomes, Vanessa Isabel Oliveira (2015). "Mobile marketing : Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.304074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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