Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20215
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_7c8abfdbd92c68347578e3a58c34e233
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon HeartPlano de NegócioModelo de Negócio CanvasAplicações MóveisPlaneamento de ViagemMarketing EstratégicoBenchmarkingBusiness PlanBusiness Model CanvasMobile ApplicationsTrip PlanningStrategic MarketingMestrado em MarketingO tema definido para o presente trabalho final de mestrado tem como intuito desenvolver um plano de negócios para uma aplicação móvel turística para Lisboa que planeia roteiros de viagem automáticos, consoante as preferências, interesses e os dias de viagem do utilizador. A metodologia utilizada assentou numa estratégia de inquérito mediante questionários de rua com o objetivo de avaliar a opinião dos turistas, em Lisboa, face à existência de uma aplicação móvel que potencie roteiros de viagem automáticos e às suas funcionalidades. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos acha bastante útil e iria sem dúvida utilizar, que dão maior importância aos serviços de localização, à possibilidade de reservas, a descontos/promoções, e à conexão ao Facebook para personalização dos roteiros, e que existe homogeneidade entre o sexo e a idade. Identificaram-se cinco concorrentes e classificou-se a atratividade global do setor como média. Foram estabelecidas estratégias de penetração no mercado mediante o modelo Freemium; posicionamento de liderança por diferenciação; inovação tecnológica constante da aplicação; angariação de clientes mediante press release, campanha Google Ads, otimização SEO, subcontratação de uma agência de comunicação de aplicações móveis, publicidade através das redes sociais Facebook e Instagram mediante publicações patrocinadas e questionário NPS; acordos publicitários com serviços de restauração e sites de reservas. A fonte de rendimento advém da venda de espaço publicitário/banners, seguida dos cliques associados a acordos e por fim a venda da versão premium. Prevê-se um resultado líquido positivo no primeiro ano e de 2022 para 2023 pressupõe-se um aumento do mesmo em dobro.The theme defined for this master's final work aims to develop a business plan for a mobile tourist application for Lisbon that plans automatic travel itineraries, according to the user's preferences, interests and travel days. The methodology used was based on a survey strategy. Street questionnaires were conducted to evaluate the opinion of tourists in Lisbon regarding the existence of a mobile application that plan automatic itineraries, as well as the importance they attribute to the app's functionalities. Most respondents find to be very useful and would undoubtedly use it, the features they give more importance are the location service, bookings, discounts/promotions and connection to Facebook for greater personalization of the itineraries. Was found homogeneity between sex and age. Five competitors were found, and the overall attractiveness of the tourist mobile application sector was rated as average. Market penetration strategies were established through the Freemium model; leadership positioning by differentiation in order to avoid the entry of new competitors; constant innovation of mobile application through edge technology; customer engagement process through press release, Google Ads campaign, SEO optimization, subcontracting of a mobile app communications agency, advertising through the social networks Facebook and Instagram by sponsored publications and NPS questionnaire; advertising deals with catering services and with booking sites. Revenue sources come from selling ad space/banners, of clicks associated to the deals, and finally from the selling of the premium version. A positive liquid result is expected in the first year, and from 2022 to 2023, it is expected to double.Instituto Superior de Economia e GestãoNazaré, LuísSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Carolina da Costa Pereira Correia2020-07-30T14:04:20Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20215porCardoso, Carolina da Costa Pereira Correia (2019). "Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:00.226935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
title Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
spellingShingle Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia
Plano de Negócio
Modelo de Negócio Canvas
Aplicações Móveis
Planeamento de Viagem
Marketing Estratégico
Benchmarking
Business Plan
Business Model Canvas
Mobile Applications
Trip Planning
Strategic Marketing
title_short Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
title_full Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
title_fullStr Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
title_full_unstemmed Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
title_sort Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
author Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia
author_facet Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nazaré, Luís
Silva, Rui Correia da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Negócio
Modelo de Negócio Canvas
Aplicações Móveis
Planeamento de Viagem
Marketing Estratégico
Benchmarking
Business Plan
Business Model Canvas
Mobile Applications
Trip Planning
Strategic Marketing
topic Plano de Negócio
Modelo de Negócio Canvas
Aplicações Móveis
Planeamento de Viagem
Marketing Estratégico
Benchmarking
Business Plan
Business Model Canvas
Mobile Applications
Trip Planning
Strategic Marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-07-30T14:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20215
url http://hdl.handle.net/10400.5/20215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia (2019). "Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131142326059008