Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20215 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_7c8abfdbd92c68347578e3a58c34e233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon HeartPlano de NegócioModelo de Negócio CanvasAplicações MóveisPlaneamento de ViagemMarketing EstratégicoBenchmarkingBusiness PlanBusiness Model CanvasMobile ApplicationsTrip PlanningStrategic MarketingMestrado em MarketingO tema definido para o presente trabalho final de mestrado tem como intuito desenvolver um plano de negócios para uma aplicação móvel turística para Lisboa que planeia roteiros de viagem automáticos, consoante as preferências, interesses e os dias de viagem do utilizador. A metodologia utilizada assentou numa estratégia de inquérito mediante questionários de rua com o objetivo de avaliar a opinião dos turistas, em Lisboa, face à existência de uma aplicação móvel que potencie roteiros de viagem automáticos e às suas funcionalidades. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos acha bastante útil e iria sem dúvida utilizar, que dão maior importância aos serviços de localização, à possibilidade de reservas, a descontos/promoções, e à conexão ao Facebook para personalização dos roteiros, e que existe homogeneidade entre o sexo e a idade. Identificaram-se cinco concorrentes e classificou-se a atratividade global do setor como média. Foram estabelecidas estratégias de penetração no mercado mediante o modelo Freemium; posicionamento de liderança por diferenciação; inovação tecnológica constante da aplicação; angariação de clientes mediante press release, campanha Google Ads, otimização SEO, subcontratação de uma agência de comunicação de aplicações móveis, publicidade através das redes sociais Facebook e Instagram mediante publicações patrocinadas e questionário NPS; acordos publicitários com serviços de restauração e sites de reservas. A fonte de rendimento advém da venda de espaço publicitário/banners, seguida dos cliques associados a acordos e por fim a venda da versão premium. Prevê-se um resultado líquido positivo no primeiro ano e de 2022 para 2023 pressupõe-se um aumento do mesmo em dobro.The theme defined for this master's final work aims to develop a business plan for a mobile tourist application for Lisbon that plans automatic travel itineraries, according to the user's preferences, interests and travel days. The methodology used was based on a survey strategy. Street questionnaires were conducted to evaluate the opinion of tourists in Lisbon regarding the existence of a mobile application that plan automatic itineraries, as well as the importance they attribute to the app's functionalities. Most respondents find to be very useful and would undoubtedly use it, the features they give more importance are the location service, bookings, discounts/promotions and connection to Facebook for greater personalization of the itineraries. Was found homogeneity between sex and age. Five competitors were found, and the overall attractiveness of the tourist mobile application sector was rated as average. Market penetration strategies were established through the Freemium model; leadership positioning by differentiation in order to avoid the entry of new competitors; constant innovation of mobile application through edge technology; customer engagement process through press release, Google Ads campaign, SEO optimization, subcontracting of a mobile app communications agency, advertising through the social networks Facebook and Instagram by sponsored publications and NPS questionnaire; advertising deals with catering services and with booking sites. Revenue sources come from selling ad space/banners, of clicks associated to the deals, and finally from the selling of the premium version. A positive liquid result is expected in the first year, and from 2022 to 2023, it is expected to double.Instituto Superior de Economia e GestãoNazaré, LuísSilva, Rui Correia daRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Carolina da Costa Pereira Correia2020-07-30T14:04:20Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20215porCardoso, Carolina da Costa Pereira Correia (2019). "Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:00.226935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
title |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
spellingShingle |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia Plano de Negócio Modelo de Negócio Canvas Aplicações Móveis Planeamento de Viagem Marketing Estratégico Benchmarking Business Plan Business Model Canvas Mobile Applications Trip Planning Strategic Marketing |
title_short |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
title_full |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
title_fullStr |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
title_sort |
Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart |
author |
Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia |
author_facet |
Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nazaré, Luís Silva, Rui Correia da Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Negócio Modelo de Negócio Canvas Aplicações Móveis Planeamento de Viagem Marketing Estratégico Benchmarking Business Plan Business Model Canvas Mobile Applications Trip Planning Strategic Marketing |
topic |
Plano de Negócio Modelo de Negócio Canvas Aplicações Móveis Planeamento de Viagem Marketing Estratégico Benchmarking Business Plan Business Model Canvas Mobile Applications Trip Planning Strategic Marketing |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-07-30T14:04:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Carolina da Costa Pereira Correia (2019). "Plano de negócios para a aplicação móvel turística Lisbon Heart". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131142326059008 |