O marketing na expansão da actividade empresarial em mercados externos: estudo comparativo entre empresas de capital português e de capital espanhol.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adegas, Carlos Manuel Simões
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15003
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling O marketing na expansão da actividade empresarial em mercados externos: estudo comparativo entre empresas de capital português e de capital espanhol.Estratégia de internacionalizaçãoProcesso de internacionalizaçãoMarketing internacionalEstandardizaçãoAdaptaçãoMarketing-mixInternationalisation strategyInternationalisation processInternational marketingStandardisationAdaptationMarketing-mixMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialNo actual cenário de crescente globalização e interdependência económica, o desenvolvimento dos negócios internacionais é um imperativo de sucesso e até de sobrevivência empresarial. Como tal, em vez de simplesmente colocar a capacidade produtiva excedentária ao serviço de encomendas pontuais de clientes estrangeiros, as estratégias e os processos de internacionalização devem focar o aumento do compromisso e do envolvimento em diferentes mercados. Nesta perspectiva, o marketing internacional emerge como filosofia de actuação indispensável tendo em vista a construção de um relacionamento permanente e duradouro nos mercados, dinamizando a actividade além fronteiras. Um papel importante a este nível é desempenhado, desde logo, pela forma como o marketing internacional é entendido (perspectiva de adaptação ou estandardização). Mais importante ainda, será o controlo do marketing-mix dos produtos no exterior, procurando a apropriação de valor. Assim, o controlo das decisões a respeito da colocação dos produtos nos mercados externos, dos preços a cobrar, dos canais e da forma de comunicação com os clientes em geral, têm um papel decisivo no desenvolvimento e sucesso empresarial nos mercados internacionais. O estudo realizado com base em empresas que investem no Mercado Ibérico, demonstrou para as empresas portuguesas e espanholas uma actuação algo similar. Ou seja, uma actuação com nítidas preocupações de adaptação às condições locais e um razoávelcontrolo sobre o marketing no exterior.Due to an increasing globalisation and economic interdependence, the development of international business has become a successful and survival imperative." As so, instead of simply use productive capacity surpluses as a mean of serving casual orders from foreign clients, the internationalisation strategy and process should focus the increase of commitment with different national markets. Therefore, international marketing emerges as a fundamental acting philosophy in regarding the building of a solid and long-lasting relationship with the markets and the development of cross-border activity. The way in which international marketing is driven (adaptation or standardisation perspective), play an important role at this levei. Most important, is the marketing-mix control of products in non­ domestic countries, to the appropriation of value. Thus, the control of decisions about products for externa! markets, the prices charged, the channels used and the communication methods with the consumers, has a decisive role in the development and success in the international markets. The study based on companies with investments in the lberian Market (Portugal and Spain), showed for portuguese and spanish companies a similar performance. That is, a clear concern toward local conditions adaptation and a significant control over marketing in foreign countries.Felício, José Augusto de JesusRepositório da Universidade de LisboaAdegas, Carlos Manuel Simões2018-02-27T12:05:34Z1999-041999-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15003porAdegas, Carlos Manuel Simões, (1999). " O marketing na expansão da actividade empresarial em mercados externos: estudo comparativo entre empresas de capital português e de capital espanhol".Tese de Mestrado. Universidade Técnica de LIsboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:45.333646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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