Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meina, Sun
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19296
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_01bfeac51a8bdd94fc274297733ee9ea
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performanceadaptaçãoestandardizaçãomarketing mixculturadesempenho de marketingempresas multinacionaisadaptationstandardizationculturemarketing performancemultinational corporationsMestrado em MarketingCom a intensificação da competição internacional e o desenvolvimento de novos mercados, empresas de diferentes escalas e indústrias estão se expandindo no exterior a uma taxa sem precedentes. Muitas empresas multinacionais apareceram. Antes de entrar nos países anfitriões, é necessário levar em consideração todos os fatores que podem afetar seu desempenho comercial. Portanto, a escolha do modo de entrada de marketing internacional torna-se particularmente importante para as empresas multinacionais. Esta pesquisa tem como objetivo discutir a relação entre estandardização e adaptação da estratégia de marketing internacional e seu desempenho correspondente em empresas multinacionais. Com base na pesquisa e análise da estratégia global de estandardização e adaptação, este artigo discute dois argumentos de suporte, esclarece sua base teórica e o impacto de dois modos diferentes das empresas multinacionais, no seu desempenho. Após resumir a literatura anterior, este artigo propõe as hipóteses de que a estratégia de marketing padronizada/adaptável afetará o desempenho e usa os dados da pesquisa de empresas multinacionais para avaliar o melhor caminho. A análise empírica mostra que a estratégia de marketing estandardização tem um impacto positivo no desempenho. Foi confirmado que a estratégia de marketing de estandardização influencia positivamente o desempenho global da empresa e, em particular, o desempenho do marketing. As conclusões obtidas têm certo valor de referência para as empresas multinacionais.With the intensification of international competition and development of new markets, enterprises of different scales and industries are expanding overseas at an unprecedented rate, more and more Multinational Corporations had emerged as the times require. Before entering the host countries, it is necessary to take into account all factors that can affect its business performance. So the choice of international marketing mode becomes particularly important to Multinational Corporations. This research is aimed at discussing the relationship between standardization/adaptation of international marketing strategy and their corresponding performance for multinational corporations. Based on the research and analysis of global standardization and adaptation strategy, this paper discusses two supporting arguments with standardization and adaptation, clarifies their theoretical basis and the impact on two different modes of Multinational Corporations on performance. After summarizing and combing the previous literature, this paper puts forward the hypothesis that whether the standardized/adaptive marketing strategy will affect the performance and uses the survey data onto multinational corporations to verify it. Empirical analysis shows that standardized marketing strategy has a positive impact on performance. It was confirmed that standardization marketing strategy positively influences the global performance of the company and the performance particularly. The conclusions have important referential value and can be consulted for multinational corporations.Instituto Superior de Economia e GestãoFelício, José AugustoRepositório da Universidade de LisboaMeina, Sun2020-07-14T00:30:12Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19296engMeina, Sun (2019). "Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:12.554745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
title Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
spellingShingle Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
Meina, Sun
adaptação
estandardização
marketing mix
cultura
desempenho de marketing
empresas multinacionais
adaptation
standardization
culture
marketing performance
multinational corporations
title_short Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
title_full Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
title_fullStr Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
title_full_unstemmed Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
title_sort Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance
author Meina, Sun
author_facet Meina, Sun
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, José Augusto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meina, Sun
dc.subject.por.fl_str_mv adaptação
estandardização
marketing mix
cultura
desempenho de marketing
empresas multinacionais
adaptation
standardization
culture
marketing performance
multinational corporations
topic adaptação
estandardização
marketing mix
cultura
desempenho de marketing
empresas multinacionais
adaptation
standardization
culture
marketing performance
multinational corporations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-07-14T00:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19296
url http://hdl.handle.net/10400.5/19296
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Meina, Sun (2019). "Influence of standardization and adaptation strategy for multinational corporations on performance". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131133861953536