A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/55911 |
Resumo: | A presente dissertação aborda questões em torno da casa do colecionador tendo como intérprete o Rei consorte D. Fernando II e a disposição e fruição da sua coleção de arte no Palácio das Necessidades, em particular na chamada ala do convento. Este núcleo palaciano, espaço privado de D. Fernando II enquanto rei viúvo a partir de meados do século, destaca se como um projeto arquitetónico e decorativo focado na adaptação de uma estrutura existente, organizando um acervo artístico amplo segundo um modelo curatorial desenvolvido pelo próprio colecionador. Os objetivos do colecionador são aqui considerados, mantendo um olhar relacional perante as implicações sociais e culturais da posição de D.Fernando II como rei e artista, figura oficial da monarquia constitucional, principal mecenas artístico no contexto nacional, crítico de arte, protetor do património artístico, membro de um círculo alargado de influências políticas e sociais com contactos no mercado de arte internacional. Numa fase inicial, a dissertação aborda o perfil do colecionador dentro do contexto nacional e internacional. De seguida, considera de forma aprofundada o desenvolvimento do espaço do Palácio das Necessidades em Lisboa como residência real e como casa disposta para a fruição do colecionador. O capítulo seguinte trata a disposição das obras de arte e o plano decorativo das divisões, no qual o colecionador produziu um projeto estético, museológico e residencial de diálogo entre o vernáculo de Barroco português da estrutura original, e um modelo de Romantismo decorativo com influências inglesas, germânicas e francesas. |
id |
RCAP_7c9c85840060187030fa1f0cdf5985c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/55911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruiçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente dissertação aborda questões em torno da casa do colecionador tendo como intérprete o Rei consorte D. Fernando II e a disposição e fruição da sua coleção de arte no Palácio das Necessidades, em particular na chamada ala do convento. Este núcleo palaciano, espaço privado de D. Fernando II enquanto rei viúvo a partir de meados do século, destaca se como um projeto arquitetónico e decorativo focado na adaptação de uma estrutura existente, organizando um acervo artístico amplo segundo um modelo curatorial desenvolvido pelo próprio colecionador. Os objetivos do colecionador são aqui considerados, mantendo um olhar relacional perante as implicações sociais e culturais da posição de D.Fernando II como rei e artista, figura oficial da monarquia constitucional, principal mecenas artístico no contexto nacional, crítico de arte, protetor do património artístico, membro de um círculo alargado de influências políticas e sociais com contactos no mercado de arte internacional. Numa fase inicial, a dissertação aborda o perfil do colecionador dentro do contexto nacional e internacional. De seguida, considera de forma aprofundada o desenvolvimento do espaço do Palácio das Necessidades em Lisboa como residência real e como casa disposta para a fruição do colecionador. O capítulo seguinte trata a disposição das obras de arte e o plano decorativo das divisões, no qual o colecionador produziu um projeto estético, museológico e residencial de diálogo entre o vernáculo de Barroco português da estrutura original, e um modelo de Romantismo decorativo com influências inglesas, germânicas e francesas.he present dissertation approaches questions regarding the collector’s house, with the King-Consort D. Fernando II as its interpreter, and the distribution and enjoyment of his art collection in the Palace of Necessidades, particularly in the so-called conventual wing. This palatial center, D. Fernando II’s private space as a widower-king since the middle of the century, distinguishes itself as an architectural and decorative project focused on the adaptation of a pre-existing structure, organizing a vast artistic collection through a curatorial model developed by the collector himself. The collector’s goals are here considered, keeping a relational consideration before the social and cultural implications of D. Fernando II’s position as a king and an artist, an official figure of the constitutional monarchy, the main artistic patron of the national context, as an art critic, protector of artistic patrimony, and member of a wide-ranging circle of political and social influences with contacts in the international art market. Firstly, this dissertation tackles the collector’s profile in a national and international context. Then, it makes an in depth consideration of the development of the space of the Palace of Necessidades in Lisbon, as a royal residence and as a house arranged for the collector’s enjoyment. The following chapter works upon the disposition of the works of art and the decorative programme of the rooms, in which the collector produced an aesthetic, museological and residential project in dialogue with the vernacular Barroque architecture of the original structure, and a model of decorative Romantism with British, Germanic and French influences.Neto, Maria João Quintas Lopes BaptistaMariz, Vera FélixRepositório da Universidade de LisboaMarques, Maria Contreiras Duran2023-01-17T16:16:52Z2022-11-112022-10-192022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/55911TID:203102983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/55911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:29.948588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
title |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
spellingShingle |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição Marques, Maria Contreiras Duran Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
title_full |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
title_fullStr |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
title_full_unstemmed |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
title_sort |
A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição |
author |
Marques, Maria Contreiras Duran |
author_facet |
Marques, Maria Contreiras Duran |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Maria João Quintas Lopes Baptista Mariz, Vera Félix Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Maria Contreiras Duran |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente dissertação aborda questões em torno da casa do colecionador tendo como intérprete o Rei consorte D. Fernando II e a disposição e fruição da sua coleção de arte no Palácio das Necessidades, em particular na chamada ala do convento. Este núcleo palaciano, espaço privado de D. Fernando II enquanto rei viúvo a partir de meados do século, destaca se como um projeto arquitetónico e decorativo focado na adaptação de uma estrutura existente, organizando um acervo artístico amplo segundo um modelo curatorial desenvolvido pelo próprio colecionador. Os objetivos do colecionador são aqui considerados, mantendo um olhar relacional perante as implicações sociais e culturais da posição de D.Fernando II como rei e artista, figura oficial da monarquia constitucional, principal mecenas artístico no contexto nacional, crítico de arte, protetor do património artístico, membro de um círculo alargado de influências políticas e sociais com contactos no mercado de arte internacional. Numa fase inicial, a dissertação aborda o perfil do colecionador dentro do contexto nacional e internacional. De seguida, considera de forma aprofundada o desenvolvimento do espaço do Palácio das Necessidades em Lisboa como residência real e como casa disposta para a fruição do colecionador. O capítulo seguinte trata a disposição das obras de arte e o plano decorativo das divisões, no qual o colecionador produziu um projeto estético, museológico e residencial de diálogo entre o vernáculo de Barroco português da estrutura original, e um modelo de Romantismo decorativo com influências inglesas, germânicas e francesas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11 2022-10-19 2022-11-11T00:00:00Z 2023-01-17T16:16:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/55911 TID:203102983 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/55911 |
identifier_str_mv |
TID:203102983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134618195066880 |