Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponceano, Inês Isabel Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12849
Resumo: No âmbito da conclusão de Mestrado em Marketing Management, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta-se este Relatório de Estágio que, no essencial, constitui uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, o qual decorreu no Grupo Auchan, hipermercado Jumbo de Portimão, entre os meses de Novembro e de Fevereiro de 2018. Este estágio, com uma duração de 320h, teve como principal objetivo adquirir competências de natureza prática no domínio da gestão de Marketing aplicada à grande distribuição. A principal função desempenhada durante este estágio traduziu-se na realização de um estudo de mercado cujo objetivo principal era compreender as razões da fraca atratividade da compra online e da utilização do serviço Drive. Este estudo foi conduzido junto dos clientes do hipermercado Jumbo de Portimão tendo sido estudadas a atitude, conveniência, eficiência, características do website, frequência de utilização, características sociodemográficas e intenção de compra, enquanto variáveis explicativas do comportamento de compra online. Os principais resultados do estudo demostram que a atitude, conveniência, eficiência, segurança, frequência de utilização influenciam, neste caso concreto, a intenção de compra online. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores de marketing no âmbito eletrónico.
id RCAP_7caab32c429e5cf841943a6df2b36698
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de PortimãoAtitudeConveniênciaEficiênciaCaracterísticas do websideFrequência de utilizaçãoIntenção de compra onlineNo âmbito da conclusão de Mestrado em Marketing Management, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta-se este Relatório de Estágio que, no essencial, constitui uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, o qual decorreu no Grupo Auchan, hipermercado Jumbo de Portimão, entre os meses de Novembro e de Fevereiro de 2018. Este estágio, com uma duração de 320h, teve como principal objetivo adquirir competências de natureza prática no domínio da gestão de Marketing aplicada à grande distribuição. A principal função desempenhada durante este estágio traduziu-se na realização de um estudo de mercado cujo objetivo principal era compreender as razões da fraca atratividade da compra online e da utilização do serviço Drive. Este estudo foi conduzido junto dos clientes do hipermercado Jumbo de Portimão tendo sido estudadas a atitude, conveniência, eficiência, características do website, frequência de utilização, características sociodemográficas e intenção de compra, enquanto variáveis explicativas do comportamento de compra online. Os principais resultados do estudo demostram que a atitude, conveniência, eficiência, segurança, frequência de utilização influenciam, neste caso concreto, a intenção de compra online. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores de marketing no âmbito eletrónico.Guerreiro, ManuelaSapientiaPonceano, Inês Isabel Barros2019-10-28T16:17:32Z2019-06-052019-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:26:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:26:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
title Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
spellingShingle Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
Ponceano, Inês Isabel Barros
Atitude
Conveniência
Eficiência
Características do webside
Frequência de utilização
Intenção de compra online
title_short Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
title_full Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
title_fullStr Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
title_full_unstemmed Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
title_sort Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão
author Ponceano, Inês Isabel Barros
author_facet Ponceano, Inês Isabel Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Manuela
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponceano, Inês Isabel Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude
Conveniência
Eficiência
Características do webside
Frequência de utilização
Intenção de compra online
topic Atitude
Conveniência
Eficiência
Características do webside
Frequência de utilização
Intenção de compra online
description No âmbito da conclusão de Mestrado em Marketing Management, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta-se este Relatório de Estágio que, no essencial, constitui uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, o qual decorreu no Grupo Auchan, hipermercado Jumbo de Portimão, entre os meses de Novembro e de Fevereiro de 2018. Este estágio, com uma duração de 320h, teve como principal objetivo adquirir competências de natureza prática no domínio da gestão de Marketing aplicada à grande distribuição. A principal função desempenhada durante este estágio traduziu-se na realização de um estudo de mercado cujo objetivo principal era compreender as razões da fraca atratividade da compra online e da utilização do serviço Drive. Este estudo foi conduzido junto dos clientes do hipermercado Jumbo de Portimão tendo sido estudadas a atitude, conveniência, eficiência, características do website, frequência de utilização, características sociodemográficas e intenção de compra, enquanto variáveis explicativas do comportamento de compra online. Os principais resultados do estudo demostram que a atitude, conveniência, eficiência, segurança, frequência de utilização influenciam, neste caso concreto, a intenção de compra online. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores de marketing no âmbito eletrónico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28T16:17:32Z
2019-06-05
2019-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12849
url http://hdl.handle.net/10400.1/12849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549697399652352