Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2493 |
Resumo: | No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração. |
id |
RCAP_7cb803535f553562f7e718ba8e460584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/2493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIPSupervisão pedagógicaColaboração DocenteFormação contínua de professoresNo âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.2018-12-20T17:54:11Z2018-12-202018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAbelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493http://hdl.handle.net/11328/2493Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493http://hdl.handle.net/11328/2493por2183-8755Abelha, MartaMachado, Eusébio Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:36Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:38.497750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
title |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
spellingShingle |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP Abelha, Marta Supervisão pedagógica Colaboração Docente Formação contínua de professores |
title_short |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
title_full |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
title_fullStr |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
title_full_unstemmed |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
title_sort |
Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP |
author |
Abelha, Marta |
author_facet |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Eusébio André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abelha, Marta Machado, Eusébio André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Colaboração Docente Formação contínua de professores |
topic |
Supervisão pedagógica Colaboração Docente Formação contínua de professores |
description |
No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20T17:54:11Z 2018-12-20 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493 http://hdl.handle.net/11328/2493 Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493 http://hdl.handle.net/11328/2493 |
identifier_str_mv |
Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-8755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134956912377856 |