Envolvimento parental no processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar: Perceções de pais e profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24263 |
Resumo: | A participação da família nos processos educativos de crianças com necessidades educativas especiais deve ser valorizada, pois a família é um dos principais contextos onde a criança se insere, podendo a mesma ser considerada como o núcleo central do desenvolvimento da criança (Correia, 2008a). Este trabalho tem como objetivo examinar diferenças entre as perceções de envolvimento familiar de pais e profissionais, considerando quer as práticas atuais, quer as práticas desejadas. Neste estudo, participaram 30 profissionais de intervenção precoce na infância, 13 profissionais de educação especial e 22 mães de crianças acompanhadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 281/2009 e/ou do Decreto-Lei n.º 54/2018. Foi utilizado como instrumento de recolha das perceções de envolvimento familiar, uma versão para os pais e outra para os profissionais da escala FOCAS (Bailey & McWilliam, 1991). Os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças entre as perceções de envolvimento familiar atual e desejado, entre os pais e os profissionais. Também foram verificadas diferenças entre o envolvimento familiar atual e o envolvimento familiar desejado dos pais e dos profissionais. Os resultados indicaram-nos que os profissionais ainda não aplicam as práticas centradas na família na sua totalidade, ou seja, os pais ainda não participam ativamente em todas as fases do processo educativo do seu filho. |
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Envolvimento parental no processo educativo de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar: Perceções de pais e profissionaisEnvolvimento familiar nos processos educativosIntervenção precoceAbordagem centrada na famíliaFamily involvement in educational processesEarly interventionFamily centered approachA participação da família nos processos educativos de crianças com necessidades educativas especiais deve ser valorizada, pois a família é um dos principais contextos onde a criança se insere, podendo a mesma ser considerada como o núcleo central do desenvolvimento da criança (Correia, 2008a). Este trabalho tem como objetivo examinar diferenças entre as perceções de envolvimento familiar de pais e profissionais, considerando quer as práticas atuais, quer as práticas desejadas. Neste estudo, participaram 30 profissionais de intervenção precoce na infância, 13 profissionais de educação especial e 22 mães de crianças acompanhadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 281/2009 e/ou do Decreto-Lei n.º 54/2018. Foi utilizado como instrumento de recolha das perceções de envolvimento familiar, uma versão para os pais e outra para os profissionais da escala FOCAS (Bailey & McWilliam, 1991). Os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças entre as perceções de envolvimento familiar atual e desejado, entre os pais e os profissionais. Também foram verificadas diferenças entre o envolvimento familiar atual e o envolvimento familiar desejado dos pais e dos profissionais. Os resultados indicaram-nos que os profissionais ainda não aplicam as práticas centradas na família na sua totalidade, ou seja, os pais ainda não participam ativamente em todas as fases do processo educativo do seu filho.Family's participation in the educational processes of children with SEM (Special Educational Needs) should be highly valued, as the family is one of the main contexts of children’s lives, and it can be considered as the central nucleus of the child's development (Correia, 2008a). This work focuses on the differences between the perceptions of family involvement of parents and professionals, considering both current practices and desired practices. In this study, 30 early childhood intervention professionals, 13 special education professionals and 22 mothers of children participated, receiving services under Decree-Law No. 281/2009 and/or Decree-Law No. 54/2018. Perceptions of family involvement by parents and professionals were measured through the FOCAS scale (Bailey & McWilliam, 1991). Results indicated the existence of differences between the perceptions of current and desired family involvement, between parents and professionals. Differences were also found between current family involvement and the desired family involvement for both parents and professionals. The results indicated that professionals still do not apply family-centered practices in their entirety, that is, parents still do not participate fully with professionals in all phases of their child's educational process.2022-01-24T12:14:51Z2021-12-10T00:00:00Z2021-12-102021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24263TID:202855490porAnacleto, Cristiana dos Santos A. H.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:11.036509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A participação da família nos processos educativos de crianças com necessidades educativas especiais deve ser valorizada, pois a família é um dos principais contextos onde a criança se insere, podendo a mesma ser considerada como o núcleo central do desenvolvimento da criança (Correia, 2008a). Este trabalho tem como objetivo examinar diferenças entre as perceções de envolvimento familiar de pais e profissionais, considerando quer as práticas atuais, quer as práticas desejadas. Neste estudo, participaram 30 profissionais de intervenção precoce na infância, 13 profissionais de educação especial e 22 mães de crianças acompanhadas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 281/2009 e/ou do Decreto-Lei n.º 54/2018. Foi utilizado como instrumento de recolha das perceções de envolvimento familiar, uma versão para os pais e outra para os profissionais da escala FOCAS (Bailey & McWilliam, 1991). Os resultados obtidos indicaram a existência de diferenças entre as perceções de envolvimento familiar atual e desejado, entre os pais e os profissionais. Também foram verificadas diferenças entre o envolvimento familiar atual e o envolvimento familiar desejado dos pais e dos profissionais. Os resultados indicaram-nos que os profissionais ainda não aplicam as práticas centradas na família na sua totalidade, ou seja, os pais ainda não participam ativamente em todas as fases do processo educativo do seu filho. |
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