Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85453 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_7cd18d2e994972342c47cd8f58975dc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/85453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos de Bebida: dos Motivos às ConsequênciasDrinking Games: from Motives to Consequencesjogos de bebidamotivosfrequênciaquantidadeestudantesdrinking gamesmotivesfrequencyquantitystudentsDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoOs jogos de bebida são uma prática relativamente comum entre os estudantes universitários que consiste essencialmente no consumo de álcool, geralmente num curto espaço de tempo, sob regras ou ações específicas sobre como e quanto beber. A literatura internacional sobre a temática tem vindo a desenvolver-se, no entanto existe uma lacuna a esse respeito em Portugal. Assim sendo, o presente estudo tem os objetivos contribuir para uma caraterização desta prática no contexto universitário português, mais concretamente, na Universidade de Coimbra e, ao mesmo tempo, procurar compreender as relações entre os motivos para o envolvimento nestes jogos, a frequência de participação, a quantidade de álcool consumido e as consequências associadas. A amostra deste estudo conta com 496 participantes que frequentam a Universidade de Coimbra, incluindo alunos do 1º ao 5º ano, sendo que 64,9% são do sexo feminino e 35,1% do sexo masculino. Da amostra total, 438 afirmam consumir bebidas alcoólicas e 334 dizem envolver-se em jogos de bebida. Os resultados apontam para fortes relações significativas dos motivos de divertimento com a frequência de participação e a quantidade de álcool consumido, dos motivos de competição com a frequência de participação e todas as variáveis que dizem respeito aos motivos, frequência de participação e quantidade de álcool consumido com as consequências do consumo. Para além disso, os resultados mostram também que os motivos são melhores preditores da frequência de participação em jogos de bebida do que as variáveis sociodemográficas.A entrada do presente estudo na literatura portuguesa considera-se pertinente no sentido de contribuir para a compreensão do fenómeno comportamental que é a participação em jogos de bebida por parte dos estudantes universitários portugueses e das suas implicações de maneira a que ajude a melhorar os a capacidade para a criação de programas de prevenção e redução das consequências negativas associadas a estas atividades.Drinking games are a relatively common practice among college students that consists essentially in the consumption of alcohol, usually in a short period of time, under rules or specific actions on how and how much to drink. The international literature on the subject has been developing, however there is a gap in this regard in Portugal. Therefore, the present study has the goals to contribute to the characterization of this practice in the Portuguese academic context, specifically, at the University of Coimbra and, at the same time, seek to understand the relationships among the motives for the involvement in these games, the frequency of participation, the amount of alcohol consumed and the associated consequences. The sample of this study has 496 participants who attend the University of Coimbra, including students from 1st to 5th year, being that 64.9% are female and 35.1% male. Of the total sample, 438 claim to consume alcoholic beverages and 334 say they participate in drinking games. The results point to strong significant relationships of enhancement motives with the frequency of participation and the amount of alcohol consumed, the motives for competition with the frequency of participation and all of the motives, participation frequency and amount of alcohol consumed with the consequences of consumption. Moreover, the results also show that the motives are better predictors of frequency of participation than socio-demographic variables.This study is particularly relevant as intends to contribute to the understanding of the behavioral phenomenon that is the participation in drinking games by college students and the implications of those games in a way that can help improve the capacity for the development of prevention programs and reduction of negative consequences associated with these activities.2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85453http://hdl.handle.net/10316/85453TID:202195333porPires, Miguel José Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-18T15:55:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:46.040916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências Drinking Games: from Motives to Consequences |
title |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
spellingShingle |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências Pires, Miguel José Lima jogos de bebida motivos frequência quantidade estudantes drinking games motives frequency quantity students |
title_short |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
title_full |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
title_fullStr |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
title_full_unstemmed |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
title_sort |
Jogos de Bebida: dos Motivos às Consequências |
author |
Pires, Miguel José Lima |
author_facet |
Pires, Miguel José Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Miguel José Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos de bebida motivos frequência quantidade estudantes drinking games motives frequency quantity students |
topic |
jogos de bebida motivos frequência quantidade estudantes drinking games motives frequency quantity students |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/85453 http://hdl.handle.net/10316/85453 TID:202195333 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/85453 |
identifier_str_mv |
TID:202195333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133959772176384 |