O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7271
Resumo: Atualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário.
id RCAP_7cd2914bd82f9579ea41685392404200
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7271
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundárioMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOMANUAIS ESCOLARESRECURSOS EDUCATIVOSENSINO DA HISTÓRIAENSINO DA GEOGRAFIAPROFESSORESEDUCATIONTEXTBOOKSEDUCATIONAL RESOURCESHISTORY TEACHINGGEOGRAPHY TEACHINGTEACHERSAtualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário.He is currently provided to the teacher, along with the manual adopted by the school, a diversity of resources and educational supports, in order to arm the teacher with tools for the development of its activity. However what at first glance may appear a consensual editorial option can raise questions of pedagogical nature. Subject of critical analysis, by civil society and academics, the research that is done to the school manual tends to essentially analyze its programmatic content and their interrelation with the teacher and the student. However, although this aspect cannot be neglected, my approach will fall primarily on the teacher's manual, especially since the existence of this theoretically implies the existence of the school manual, and how this influences the teaching practice in the disciplines of History and Geography in the 3rd Cycle (Basic Education) and Secondary school.2016-09-21T12:27:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7271TID:201270153pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.158961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
title O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
spellingShingle O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
RECURSOS EDUCATIVOS
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DA GEOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
TEXTBOOKS
EDUCATIONAL RESOURCES
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHERS
title_short O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
title_full O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
title_fullStr O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
title_full_unstemmed O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
title_sort O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
author Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da
author_facet Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
RECURSOS EDUCATIVOS
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DA GEOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
TEXTBOOKS
EDUCATIONAL RESOURCES
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHERS
topic MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
RECURSOS EDUCATIVOS
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DA GEOGRAFIA
PROFESSORES
EDUCATION
TEXTBOOKS
EDUCATIONAL RESOURCES
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
TEACHERS
description Atualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-09-21T12:27:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7271
TID:201270153
url http://hdl.handle.net/10437/7271
identifier_str_mv TID:201270153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240180219904