A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5779
Resumo: As crianças e os jovens de hoje vivem imersos nas imagens, crescem com elas, exprimem-se por elas; são constantemente solicitados pela televisão, pelos computadores, mas também pela Banda Desenhada. A BD carrega um aspecto motivacional que pode e deve ser aproveitado pelo universo escolar, nomeadamente em actividades pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem das matérias programáticas de História e Geografia. Na presente investigação fazemos uma análise das valências da BD no ensino e para vislumbrar melhor a relação da BD com os alunos do 3º Ciclo e ensino Secundário, assentamos a nossa pesquisa numa investigação de cariz descritivo/qualitativo. Através da aplicação da BD nas aulas de História e Geografia, observamos a partir dos dados recolhidos nas aulas e das anotações pessoais, os comportamentos dos alunos face à aprendizagem que foi realizada. As conclusões demonstram o interesse dos alunos, pelo que a aplicação da BD se torna um recurso pedagógico e didáctico fundamental no desenvolvimento das capacidades de observação, interpretação e síntese, numa construção salutar da oralidade e potencialização da criatividade e da imaginação dos alunos, no combate à iliteracia textual e visual, tal como no desenvolvimento do espírito crítico e do sentido de humor.
id RCAP_f0edbee7316cdb7c054d1095fa196595
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino SecundárioEDUCAÇÃOENSINO DA HISTÓRIAENSINO DE GEOGRAFIABANDA DESENHADAMÉTODOS DE ENSINODIDÁTICAMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIORECURSOS EDUCATIVOSEDUCATIONHISTORY TEACHINGGEOGRAPHY TEACHINGCOMICSTEACHING METHODSDIDACTICSEDUCATIONAL RESOURCESAs crianças e os jovens de hoje vivem imersos nas imagens, crescem com elas, exprimem-se por elas; são constantemente solicitados pela televisão, pelos computadores, mas também pela Banda Desenhada. A BD carrega um aspecto motivacional que pode e deve ser aproveitado pelo universo escolar, nomeadamente em actividades pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem das matérias programáticas de História e Geografia. Na presente investigação fazemos uma análise das valências da BD no ensino e para vislumbrar melhor a relação da BD com os alunos do 3º Ciclo e ensino Secundário, assentamos a nossa pesquisa numa investigação de cariz descritivo/qualitativo. Através da aplicação da BD nas aulas de História e Geografia, observamos a partir dos dados recolhidos nas aulas e das anotações pessoais, os comportamentos dos alunos face à aprendizagem que foi realizada. As conclusões demonstram o interesse dos alunos, pelo que a aplicação da BD se torna um recurso pedagógico e didáctico fundamental no desenvolvimento das capacidades de observação, interpretação e síntese, numa construção salutar da oralidade e potencialização da criatividade e da imaginação dos alunos, no combate à iliteracia textual e visual, tal como no desenvolvimento do espírito crítico e do sentido de humor.Children and youngsters of today live immersed in images, grow with them and express themselves through them; they are constantly engaged by television and computers, as well as by comics. Comics convey a motivational aspect that can and should be taken advantage of by the academic world, namely in pedagogical activities related to the teaching and learning of programmatic materials of History and of Geography. In the current investigation, we make an analysis of the efficacy of comics in education and, in order to take a better glimpse of the relationship of comics with students attending Middle and High School, we based our research on an investigation of a descriptive/qualitative nature. Through the application of comics to History and Geography classes, from the data gathered in the classrooms and personal annotations, we observe the students’ behaviour through the learning process. The conclusions notably demonstrate their interest and, therefore, the application of comics becomes an essential pedagogical and didactic resource in the development of observation, interpretation and synthesis capacities, within a salutary construction of articulation and the potential for creativity and the imagination of the students, in the fight against textual and visual illiteracy, just as in the development of their insight and sense of humour.2014-11-19T14:19:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5779TID:201270188porAzinheiro, Vasco Luis Silva Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:34.376255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
title A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
spellingShingle A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
BANDA DESENHADA
MÉTODOS DE ENSINO
DIDÁTICA
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
COMICS
TEACHING METHODS
DIDACTICS
EDUCATIONAL RESOURCES
title_short A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
title_full A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
title_fullStr A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
title_full_unstemmed A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
title_sort A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário
author Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
author_facet Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
BANDA DESENHADA
MÉTODOS DE ENSINO
DIDÁTICA
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
COMICS
TEACHING METHODS
DIDACTICS
EDUCATIONAL RESOURCES
topic EDUCAÇÃO
ENSINO DA HISTÓRIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
BANDA DESENHADA
MÉTODOS DE ENSINO
DIDÁTICA
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO
RECURSOS EDUCATIVOS
EDUCATION
HISTORY TEACHING
GEOGRAPHY TEACHING
COMICS
TEACHING METHODS
DIDACTICS
EDUCATIONAL RESOURCES
description As crianças e os jovens de hoje vivem imersos nas imagens, crescem com elas, exprimem-se por elas; são constantemente solicitados pela televisão, pelos computadores, mas também pela Banda Desenhada. A BD carrega um aspecto motivacional que pode e deve ser aproveitado pelo universo escolar, nomeadamente em actividades pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem das matérias programáticas de História e Geografia. Na presente investigação fazemos uma análise das valências da BD no ensino e para vislumbrar melhor a relação da BD com os alunos do 3º Ciclo e ensino Secundário, assentamos a nossa pesquisa numa investigação de cariz descritivo/qualitativo. Através da aplicação da BD nas aulas de História e Geografia, observamos a partir dos dados recolhidos nas aulas e das anotações pessoais, os comportamentos dos alunos face à aprendizagem que foi realizada. As conclusões demonstram o interesse dos alunos, pelo que a aplicação da BD se torna um recurso pedagógico e didáctico fundamental no desenvolvimento das capacidades de observação, interpretação e síntese, numa construção salutar da oralidade e potencialização da criatividade e da imaginação dos alunos, no combate à iliteracia textual e visual, tal como no desenvolvimento do espírito crítico e do sentido de humor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19T14:19:26Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5779
TID:201270188
url http://hdl.handle.net/10437/5779
identifier_str_mv TID:201270188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273044688896