O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7271 |
Resumo: | Atualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário. |
id |
RCAP_7cd2914bd82f9579ea41685392404200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7271 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundárioMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOMANUAIS ESCOLARESRECURSOS EDUCATIVOSENSINO DA HISTÓRIAENSINO DA GEOGRAFIAPROFESSORESEDUCATIONTEXTBOOKSEDUCATIONAL RESOURCESHISTORY TEACHINGGEOGRAPHY TEACHINGTEACHERSAtualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário.He is currently provided to the teacher, along with the manual adopted by the school, a diversity of resources and educational supports, in order to arm the teacher with tools for the development of its activity. However what at first glance may appear a consensual editorial option can raise questions of pedagogical nature. Subject of critical analysis, by civil society and academics, the research that is done to the school manual tends to essentially analyze its programmatic content and their interrelation with the teacher and the student. However, although this aspect cannot be neglected, my approach will fall primarily on the teacher's manual, especially since the existence of this theoretically implies the existence of the school manual, and how this influences the teaching practice in the disciplines of History and Geography in the 3rd Cycle (Basic Education) and Secondary school.2016-09-21T12:27:50Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7271TID:201270153pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7271Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.158961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
title |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
spellingShingle |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MANUAIS ESCOLARES RECURSOS EDUCATIVOS ENSINO DA HISTÓRIA ENSINO DA GEOGRAFIA PROFESSORES EDUCATION TEXTBOOKS EDUCATIONAL RESOURCES HISTORY TEACHING GEOGRAPHY TEACHING TEACHERS |
title_short |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_full |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_fullStr |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_sort |
O recurso ao manual do professor e outros materiais didáticos, pelos docentes de história e geografia do 3º ciclo e do ensino secundário |
author |
Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da |
author_facet |
Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Pedro Miguel Coelho da Silva Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MANUAIS ESCOLARES RECURSOS EDUCATIVOS ENSINO DA HISTÓRIA ENSINO DA GEOGRAFIA PROFESSORES EDUCATION TEXTBOOKS EDUCATIONAL RESOURCES HISTORY TEACHING GEOGRAPHY TEACHING TEACHERS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO MANUAIS ESCOLARES RECURSOS EDUCATIVOS ENSINO DA HISTÓRIA ENSINO DA GEOGRAFIA PROFESSORES EDUCATION TEXTBOOKS EDUCATIONAL RESOURCES HISTORY TEACHING GEOGRAPHY TEACHING TEACHERS |
description |
Atualmente é facultado ao professor, juntamente com o manual adotado pela escola, uma diversidade de recursos e apoios didáticos a fim de munir o docente de ferramentas para o desenvolvimento da sua atividade. Contudo, o que à primeira vista poderá parecer uma opção editorial consensual, não deixa de levantar questões de carácter pedagógico. Objeto de críticas, por parte da sociedade civil e académicos, as investigações de que o manual escolar é alvo, recaem particularmente nos conteúdos programáticos do manual e nas inter-relações existentes entre este, o professor e o aluno. No entanto, e embora essa vertente não possa ser negligenciada, a minha abordagem recairá principalmente sobre o manual do professor, tanto mais que a existência deste teoricamente pressupõe a existência do manual principal, e a forma como este influi na prática docente, nas disciplinas de História e Geografia do 3º Ciclo e Secundário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-09-21T12:27:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7271 TID:201270153 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7271 |
identifier_str_mv |
TID:201270153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240180219904 |