Consumo tribal: uma análise ao papel das estratégias digitais em contexto de crise desportiva - o caso do Sporting Clube de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23578 |
Resumo: | A modalidade desportiva do futebol é, aos olhos da sociedade contemporânea, uma necessidade e escape emocional capaz de mover milhões de pessoas. E, se por um lado, os seus adeptos têm revelado uma união de comportamentos e atitudes que os coa duna numa comunidade tribal, instruída para cumprir rituais, envergar símbolos, fre quentar locais sagrados e reconhecer valores identitários, por outro, as marcas ou clubes desportivos erguem, em si, a necessidade de acompanhar a revolução digital e atribuir ao Marketing um papel de essencial relevância na consolidação de comunidades tribais. Ainda assim, a volatilidade da esfera desportiva torna o futuro difícil de prever. A ocorrência de um momento de crise pode ser o suficiente para abalar a estabilidade e romper a simbiose estabelecida entre as partes. Neste sentido, a presente investigação levanta como questão principal: Qual o impacto de uma crise desportiva nas estratégias de Marketing Digital, enquanto promotoras do consumo tribal; utilizando como estudo de caso um dos maiores clubes nacionais, o Sporting Clube de Portugal (SCP)? A investigação desenvolvida decorreu a partir de uma metodologia exploratória, com recurso a um estudo de caso, posteriormente assente em métodos qualitativos, por meio de uma análise netnográfica, e quantitativos, com recurso a um questionário cen trado numa amostra composta por 309 simpatizantes, adeptos e/ou sócios do SCP. Os resultados mostram que, perante algumas potencialidades digitais do compor tamento tribal, como a interação digital e a recomendação eWord of Mouth (eWOM), a crise sobrepõe-se às estratégias de Marketing implementadas, quer na perspetiva de quem as desempenha, quer na de quem as consome. Desta forma, este estudo surge como um contributo inicial à perceção da crise no ambiente digital desportivo, que pode e deve ser alargado, a fim de aumentar o conhecimento do comportamento do adepto perante um contexto incerto e instável |
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Consumo tribal: uma análise ao papel das estratégias digitais em contexto de crise desportiva - o caso do Sporting Clube de PortugalMarketing tribalComportamento do adeptoMarketing digitalCrise desportivaSporting Clube de PortugalTribal marketingFan behaviourSport crisisDigital marketingGestãoA modalidade desportiva do futebol é, aos olhos da sociedade contemporânea, uma necessidade e escape emocional capaz de mover milhões de pessoas. E, se por um lado, os seus adeptos têm revelado uma união de comportamentos e atitudes que os coa duna numa comunidade tribal, instruída para cumprir rituais, envergar símbolos, fre quentar locais sagrados e reconhecer valores identitários, por outro, as marcas ou clubes desportivos erguem, em si, a necessidade de acompanhar a revolução digital e atribuir ao Marketing um papel de essencial relevância na consolidação de comunidades tribais. Ainda assim, a volatilidade da esfera desportiva torna o futuro difícil de prever. A ocorrência de um momento de crise pode ser o suficiente para abalar a estabilidade e romper a simbiose estabelecida entre as partes. Neste sentido, a presente investigação levanta como questão principal: Qual o impacto de uma crise desportiva nas estratégias de Marketing Digital, enquanto promotoras do consumo tribal; utilizando como estudo de caso um dos maiores clubes nacionais, o Sporting Clube de Portugal (SCP)? A investigação desenvolvida decorreu a partir de uma metodologia exploratória, com recurso a um estudo de caso, posteriormente assente em métodos qualitativos, por meio de uma análise netnográfica, e quantitativos, com recurso a um questionário cen trado numa amostra composta por 309 simpatizantes, adeptos e/ou sócios do SCP. Os resultados mostram que, perante algumas potencialidades digitais do compor tamento tribal, como a interação digital e a recomendação eWord of Mouth (eWOM), a crise sobrepõe-se às estratégias de Marketing implementadas, quer na perspetiva de quem as desempenha, quer na de quem as consome. Desta forma, este estudo surge como um contributo inicial à perceção da crise no ambiente digital desportivo, que pode e deve ser alargado, a fim de aumentar o conhecimento do comportamento do adepto perante um contexto incerto e instávelThe sport of football is, in the eyes of contemporary society, a necessity and an emotional outlet capable of moving millions of people. And if, on one hand, its fans have revealed a union of behaviours and attitudes that make them fit into a tribal community, educated to fulfil rituals, wear symbols, attend sacred places and recognise identity values. On the other hand, brands or sports clubs raise, in themselves, the need to follow the digital revolution and give Marketing an essential role in the consolidation of tribal communities. Even so, the volatility of the sporting sphere makes the future difficult to predict. The occurrence of a moment of crisis may be enough to shake the stability and break the symbiosis established between the parties. In this sense, the present research raises as main question: What is the impact of a sports crisis in the Digital Marketing strategies, as promoters of tribal consumption; using as case study one of the biggest national clubs, Sporting Clube de Portugal (SCP)? The research developed was based on an exploratory methodology, using a case study, then based on qualitative methods, through a netnographic analysis, and quantitative, using a questionnaire centred on a sample of 309 SCP sympathisers, supporters and/or members. The results show that, in the face of some digital potentialities of tribal behaviour, such as digital interaction and the eWord of Mouth (eWOM) recommendation, the crisis overlaps with the implemented marketing strategies, both from the perspective of those who perform and those who consume them. In this way, this study appears as an initial contribution to the perception of the crisis in the sports digital environment, which can and should be extended, in order to increase the knowledge of the supporter's behavior before an uncertain and unstable context.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Lia Filipa Silva2023-09-21T08:45:30Z2023-07-272023-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23578TID:203355954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:18.731373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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