A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/223 |
Resumo: | Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro. |
id |
RCAP_7cebba4340d688b084d74d50eb8da136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.Biblioteca escolar1.º CicloArticulação curricularTrabalho colaborativoTMEBOrientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.Com esta dissertação pretendemos compreender de que forma a biblioteca escolar se pode integrar numa escola de 1.º Ciclo, como se processa a articulação curricular com a biblioteca, como se implementa o trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, e quais os obstáculos à realização do mesmo. Na primeira parte, começamos por relembrar o papel e a missão da Biblioteca Escolar e a evolução das Bibliotecas Escolares no 1.º Ciclo, desde a publicação do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares, em 1996. Procedemos a um levantamento das referências à biblioteca nos documentos orientadores do 1.º Ciclo. De seguida, debruçamo-nos sobre os conceitos e práticas de articulação curricular, a importância da constituição do fundo documental e as novas metodologias de ensino induzidas pela BE. Definimos o conceito de trabalho colaborativo, discutindo as diferenças entre as práticas de trabalho colaborativo existentes e as desejáveis. Referimos as metodologias ativas do professor bibliotecário, bem como a participação dos professores titulares de turma na gestão, organização e animação da BE. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico realizado num Escola do Ensino Básico de 1.º Ciclo do centro do país. Começamos por enumerar as questões da investigação e os objectivos do projeto e caraterizamos o contexto da intervenção. De seguida, descrevemos as metodologias e estratégias de investigação, e os instrumentos de recolha de informações a que recorremos. Descrevemos os projetos de articulação entre a biblioteca e os professores e, no último capítulo, apresentamos, analisamos e discutimos os resultados da nossa investivação.2013-08-14T18:01:06Z2012-10-03T09:57:51Z2012-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSerras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223http://hdl.handle.net/11328/223Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223http://hdl.handle.net/11328/223porCota: TMEB 12Serras, Alda Cristina Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:31Zoai:repositorio.upt.pt:11328/223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:12.318803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
title |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
spellingShingle |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. Serras, Alda Cristina Antunes Biblioteca escolar 1.º Ciclo Articulação curricular Trabalho colaborativo TMEB |
title_short |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
title_full |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
title_fullStr |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
title_full_unstemmed |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
title_sort |
A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular. |
author |
Serras, Alda Cristina Antunes |
author_facet |
Serras, Alda Cristina Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serras, Alda Cristina Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar 1.º Ciclo Articulação curricular Trabalho colaborativo TMEB |
topic |
Biblioteca escolar 1.º Ciclo Articulação curricular Trabalho colaborativo TMEB |
description |
Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-03T09:57:51Z 2012-10-03 2013-08-14T18:01:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223 http://hdl.handle.net/11328/223 Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223 http://hdl.handle.net/11328/223 |
identifier_str_mv |
Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMEB 12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134987062083584 |