A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serras, Alda Cristina Antunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/223
Resumo: Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.
id RCAP_7cebba4340d688b084d74d50eb8da136
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.Biblioteca escolar1.º CicloArticulação curricularTrabalho colaborativoTMEBOrientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.Com esta dissertação pretendemos compreender de que forma a biblioteca escolar se pode integrar numa escola de 1.º Ciclo, como se processa a articulação curricular com a biblioteca, como se implementa o trabalho colaborativo entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, e quais os obstáculos à realização do mesmo. Na primeira parte, começamos por relembrar o papel e a missão da Biblioteca Escolar e a evolução das Bibliotecas Escolares no 1.º Ciclo, desde a publicação do relatório Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares, em 1996. Procedemos a um levantamento das referências à biblioteca nos documentos orientadores do 1.º Ciclo. De seguida, debruçamo-nos sobre os conceitos e práticas de articulação curricular, a importância da constituição do fundo documental e as novas metodologias de ensino induzidas pela BE. Definimos o conceito de trabalho colaborativo, discutindo as diferenças entre as práticas de trabalho colaborativo existentes e as desejáveis. Referimos as metodologias ativas do professor bibliotecário, bem como a participação dos professores titulares de turma na gestão, organização e animação da BE. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico realizado num Escola do Ensino Básico de 1.º Ciclo do centro do país. Começamos por enumerar as questões da investigação e os objectivos do projeto e caraterizamos o contexto da intervenção. De seguida, descrevemos as metodologias e estratégias de investigação, e os instrumentos de recolha de informações a que recorremos. Descrevemos os projetos de articulação entre a biblioteca e os professores e, no último capítulo, apresentamos, analisamos e discutimos os resultados da nossa investivação.2013-08-14T18:01:06Z2012-10-03T09:57:51Z2012-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSerras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223http://hdl.handle.net/11328/223Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223http://hdl.handle.net/11328/223porCota: TMEB 12Serras, Alda Cristina Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:31Zoai:repositorio.upt.pt:11328/223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:12.318803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
title A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
spellingShingle A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
Serras, Alda Cristina Antunes
Biblioteca escolar
1.º Ciclo
Articulação curricular
Trabalho colaborativo
TMEB
title_short A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
title_full A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
title_fullStr A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
title_sort A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular.
author Serras, Alda Cristina Antunes
author_facet Serras, Alda Cristina Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serras, Alda Cristina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
1.º Ciclo
Articulação curricular
Trabalho colaborativo
TMEB
topic Biblioteca escolar
1.º Ciclo
Articulação curricular
Trabalho colaborativo
TMEB
description Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-03T09:57:51Z
2012-10-03
2013-08-14T18:01:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223
http://hdl.handle.net/11328/223
Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223
http://hdl.handle.net/11328/223
identifier_str_mv Serras, A.C.A. (2012). A biblioteca escolar e o 1.º Ciclo: projeto de intervenção no âmbito da articulação curricular [Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/223
url http://hdl.handle.net/11328/223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134987062083584