Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Isabel Maria Seixas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/634
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o contributo da Biblioteca Escolar na implementação dos novos Programas de Português do Ensino Básico e no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base um estudo empírico sobre o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, realizado em três agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A Biblioteca Escolar é um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, da promoção de atividades conducentes ao desenvolvimento da competência leitora dos discentes, da formaçã o para as diferentes literacias e uso das tecnologias de informação e comunicação , com vista à formação de leitores competentes e críticos e de forma a facultar a necessária aprendizagem ao longo da vida. O trabalho colaborativo, concretizado na articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, de acordo com a nossa opinião, poderá desempenhar um papel preponderante nas mudanças de que o ensino do Português exige, sobretudo ao nível da leitura e das linhas orientadoras relativas a este domínio consignadas nos Programas de Português do Ensino Básico, sendo a aprendizagem leitora uma área de abordagem essencial comum aos docentes de Português e às equipas dinamizadoras das bibliotecas escolares. Procuramos que o presente trabalho de investigação seja o reflexo do caminho a percorrer para aprofundar a compreensão da problemática da integração da Biblioteca Escolar na área curricular disciplinar, por meio de um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de Português, numa altura em que a implementação de um novo programa constitui um desafio na escola atual. This study has as its main purpose thinking over the contribute of the School Library in the implementation of the new Basic Education Portuguese Programmes and in the process of teaching and learning, having as a basis an empirical work about the collaborative work between the School Library and the teachers of Portuguese, taking place in three School Clusters located in the central zone of the country (Viseu county). The School Library is a facilitating means of the process of teaching and learning, through the promotion of whole its existing resources, the development of activities leading to the students’ reading competence, the formation for the different literacies and the use of the information and communication technologies, in order to create competent and critic readers and in such a way as to promote the necessary apprenticeship throughout life. In our opinion, collaborative work, embodied in the curricular articulatio n between the School Library and the teachers of Portuguese, can play an important role in the changes that the teaching of Portuguese demands, especially in the reading and in the guidelines related to this domain contained in the new Basic Education Portuguese Programmes, in which the reading apprenticeship is an essential approach area common to all the teachers of Portuguese and to the promoting teams of the school libraries. Our purpose is that the present research work becomes a reflection of the way to go into a deeper understanding of the problem of integrating the School Library in the Portuguese curriculum subject through a collaborative work between the librarian teacher and the teachers of Portuguese, at a time when the implementation of a new programme is a challenge for today’s school.
id RCAP_4a9d2dbd26234c61287d003c37d0c783
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.Biblioteca escolarPrograma de portuguêsAprendizagemTrabalho colaborativoArticulação curricularScool libraryPortuguese programmeLearningCollaborative workCurricular articulationTMEBEste estudo tem como principal objetivo refletir sobre o contributo da Biblioteca Escolar na implementação dos novos Programas de Português do Ensino Básico e no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base um estudo empírico sobre o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, realizado em três agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A Biblioteca Escolar é um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, da promoção de atividades conducentes ao desenvolvimento da competência leitora dos discentes, da formaçã o para as diferentes literacias e uso das tecnologias de informação e comunicação , com vista à formação de leitores competentes e críticos e de forma a facultar a necessária aprendizagem ao longo da vida. O trabalho colaborativo, concretizado na articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, de acordo com a nossa opinião, poderá desempenhar um papel preponderante nas mudanças de que o ensino do Português exige, sobretudo ao nível da leitura e das linhas orientadoras relativas a este domínio consignadas nos Programas de Português do Ensino Básico, sendo a aprendizagem leitora uma área de abordagem essencial comum aos docentes de Português e às equipas dinamizadoras das bibliotecas escolares. Procuramos que o presente trabalho de investigação seja o reflexo do caminho a percorrer para aprofundar a compreensão da problemática da integração da Biblioteca Escolar na área curricular disciplinar, por meio de um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de Português, numa altura em que a implementação de um novo programa constitui um desafio na escola atual. This study has as its main purpose thinking over the contribute of the School Library in the implementation of the new Basic Education Portuguese Programmes and in the process of teaching and learning, having as a basis an empirical work about the collaborative work between the School Library and the teachers of Portuguese, taking place in three School Clusters located in the central zone of the country (Viseu county). The School Library is a facilitating means of the process of teaching and learning, through the promotion of whole its existing resources, the development of activities leading to the students’ reading competence, the formation for the different literacies and the use of the information and communication technologies, in order to create competent and critic readers and in such a way as to promote the necessary apprenticeship throughout life. In our opinion, collaborative work, embodied in the curricular articulatio n between the School Library and the teachers of Portuguese, can play an important role in the changes that the teaching of Portuguese demands, especially in the reading and in the guidelines related to this domain contained in the new Basic Education Portuguese Programmes, in which the reading apprenticeship is an essential approach area common to all the teachers of Portuguese and to the promoting teams of the school libraries. Our purpose is that the present research work becomes a reflection of the way to go into a deeper understanding of the problem of integrating the School Library in the Portuguese curriculum subject through a collaborative work between the librarian teacher and the teachers of Portuguese, at a time when the implementation of a new programme is a challenge for today’s school.Orientação: Prof.º Doutor José António Videira Saro.2013-10-28T16:02:21Z2013-10-282013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/634http://hdl.handle.net/11328/634porMartins, I.M.S. (2013). Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.Cota: TMEB 17Martins, Isabel Maria Seixasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:34Zoai:repositorio.upt.pt:11328/634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:54.813417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
title Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
spellingShingle Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
Martins, Isabel Maria Seixas
Biblioteca escolar
Programa de português
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Articulação curricular
Scool library
Portuguese programme
Learning
Collaborative work
Curricular articulation
TMEB
title_short Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
title_full Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
title_fullStr Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
title_full_unstemmed Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
title_sort Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico.
author Martins, Isabel Maria Seixas
author_facet Martins, Isabel Maria Seixas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Isabel Maria Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Programa de português
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Articulação curricular
Scool library
Portuguese programme
Learning
Collaborative work
Curricular articulation
TMEB
topic Biblioteca escolar
Programa de português
Aprendizagem
Trabalho colaborativo
Articulação curricular
Scool library
Portuguese programme
Learning
Collaborative work
Curricular articulation
TMEB
description Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre o contributo da Biblioteca Escolar na implementação dos novos Programas de Português do Ensino Básico e no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base um estudo empírico sobre o trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, realizado em três agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A Biblioteca Escolar é um meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, da promoção de atividades conducentes ao desenvolvimento da competência leitora dos discentes, da formaçã o para as diferentes literacias e uso das tecnologias de informação e comunicação , com vista à formação de leitores competentes e críticos e de forma a facultar a necessária aprendizagem ao longo da vida. O trabalho colaborativo, concretizado na articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e os professores de Português, de acordo com a nossa opinião, poderá desempenhar um papel preponderante nas mudanças de que o ensino do Português exige, sobretudo ao nível da leitura e das linhas orientadoras relativas a este domínio consignadas nos Programas de Português do Ensino Básico, sendo a aprendizagem leitora uma área de abordagem essencial comum aos docentes de Português e às equipas dinamizadoras das bibliotecas escolares. Procuramos que o presente trabalho de investigação seja o reflexo do caminho a percorrer para aprofundar a compreensão da problemática da integração da Biblioteca Escolar na área curricular disciplinar, por meio de um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário e os professores de Português, numa altura em que a implementação de um novo programa constitui um desafio na escola atual. This study has as its main purpose thinking over the contribute of the School Library in the implementation of the new Basic Education Portuguese Programmes and in the process of teaching and learning, having as a basis an empirical work about the collaborative work between the School Library and the teachers of Portuguese, taking place in three School Clusters located in the central zone of the country (Viseu county). The School Library is a facilitating means of the process of teaching and learning, through the promotion of whole its existing resources, the development of activities leading to the students’ reading competence, the formation for the different literacies and the use of the information and communication technologies, in order to create competent and critic readers and in such a way as to promote the necessary apprenticeship throughout life. In our opinion, collaborative work, embodied in the curricular articulatio n between the School Library and the teachers of Portuguese, can play an important role in the changes that the teaching of Portuguese demands, especially in the reading and in the guidelines related to this domain contained in the new Basic Education Portuguese Programmes, in which the reading apprenticeship is an essential approach area common to all the teachers of Portuguese and to the promoting teams of the school libraries. Our purpose is that the present research work becomes a reflection of the way to go into a deeper understanding of the problem of integrating the School Library in the Portuguese curriculum subject through a collaborative work between the librarian teacher and the teachers of Portuguese, at a time when the implementation of a new programme is a challenge for today’s school.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-28T16:02:21Z
2013-10-28
2013-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/634
http://hdl.handle.net/11328/634
url http://hdl.handle.net/11328/634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, I.M.S. (2013). Trabalho colaborativo e articulação curricular: A biblioteca escolar e o programa de português do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
Cota: TMEB 17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134959999385600