Inclusão da criança com doença oncológica: perceção de pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sara Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8729
Resumo: A doença oncológica tem vindo a apresentar um grande impacto nas nossas escolas e o seu diagnóstico de uma maneira geral marca uma série de alterações que se vão reflectir em vários contextos da criança, quer na vida pessoal, escolar e familiar. Este estudo de investigação apresentará o histórico da inclusão de duas crianças com doença oncológica, a frequentarem o 1º ciclo. Como principal objetivo, pretende-se descrever o contributo da inclusão destas crianças, bem como a importância dos professores e familiares, que com elas se relacionam no dia-a-dia; pretende-se também perceber quais as práticas utilizadas por pais, professores e restantes intervenientes no processo educativo de uma criança com esta tipologia, e de que forma elas contribuirão para o seu desenvolvimento global. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativa. Este estudo tem como participantes, 2 professores titulares de turma do 1º ciclo, 2 professores da educação especial e 2 encarregados de educação a quem foi feita uma entrevista para se recolherem os dados. Relativamente aos principais resultados pode concluir-se que os professores apesar de terem pouca formação no que toca à doença oncológica, referem estar familiarizados com os conceitos de inclusão escolar e por esse motivo sentem menos dificuldades para lidarem com alunos com estas características. Também, afirmaram que alunos com estas especificidades são sempre um desafio para todos os professores. Referem como problemas os afastamentos temporários, a que estes alunos estão sujeitos sejam eles breves ou prolongados e consideram a falta de cooperação com os professores escola /hospital e a importância desta cooperação. Relativamente aos pais também se concluiu que há opiniões contraditórias relativamente ao apoio prestado.
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