A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Cristina Maria Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2225
Resumo: A avaliação das organizações educativas, prevista desde 1986, pela LBSE, parece começar a tomar uma dimensão de relevo na análise do sistema educativo português. Com a publicação, em 2002, da Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro, que aprova o Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino Não Superior, que defende a avaliação externa e a autoavaliação, na educação préescolar e nos ensinos básico e secundário da educação escolar, é realçado o caráter obrigatório da autoavaliação. Este foi seguramente um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas. Neste contexto, durante o ano letivo 2013/2014, realizámos um estudo exploratório e descritivo, com a finalidade de avaliar a eficiência do trabalho realizado pela equipa de avaliação interna. Pretendeu-se uma reflexão crítica, verificando os procedimentos organizativos da autoavaliação, nomeadamente os meios e os instrumentos avaliativos de que dispunha, os recursos utilizados na implementação do seu referencial autoavaliativo, na recolha de dados, na avaliação dos resultados obtidos e na sua divulgação, na consolidação de práticas autoavaliativas que possam levar à melhoria de resultados e, consequente, prestação de contas. Do estudo, concluiu-se que a autoavaliação é uma realidade já existente no agrupamento e que é considerada essencial para a aprendizagem e melhoria da organização e da qualidade do serviço educativo. A avaliação externa é bem aceite em articulação com este processo interno. Há ainda a noção por parte da equipa de avaliação interna de que este processo deve ter a intervenção de todos os elementos da comunidade educativa.
id RCAP_7d12856b8ba13903908a0a94770f6771
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimentoOrganizações educativasAvaliação externaAutoavaliaçãoQualidadeA avaliação das organizações educativas, prevista desde 1986, pela LBSE, parece começar a tomar uma dimensão de relevo na análise do sistema educativo português. Com a publicação, em 2002, da Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro, que aprova o Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino Não Superior, que defende a avaliação externa e a autoavaliação, na educação préescolar e nos ensinos básico e secundário da educação escolar, é realçado o caráter obrigatório da autoavaliação. Este foi seguramente um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas. Neste contexto, durante o ano letivo 2013/2014, realizámos um estudo exploratório e descritivo, com a finalidade de avaliar a eficiência do trabalho realizado pela equipa de avaliação interna. Pretendeu-se uma reflexão crítica, verificando os procedimentos organizativos da autoavaliação, nomeadamente os meios e os instrumentos avaliativos de que dispunha, os recursos utilizados na implementação do seu referencial autoavaliativo, na recolha de dados, na avaliação dos resultados obtidos e na sua divulgação, na consolidação de práticas autoavaliativas que possam levar à melhoria de resultados e, consequente, prestação de contas. Do estudo, concluiu-se que a autoavaliação é uma realidade já existente no agrupamento e que é considerada essencial para a aprendizagem e melhoria da organização e da qualidade do serviço educativo. A avaliação externa é bem aceite em articulação com este processo interno. Há ainda a noção por parte da equipa de avaliação interna de que este processo deve ter a intervenção de todos os elementos da comunidade educativa.The school assessment subject, planned since 1986, in the LBSE, seems to start taking a prominent dimension in the analysis of the Portuguese education system. With the publication, in 2002, of Law number 31/2002 from the 20th of December, which approves the educational system assessment and non-Higher Education assessment, that includes external evaluation and self-assessment in preschool and in primary and secondary school education, in which the obligatory aspect of self-assessment is emphasized. This was an important step towards the development of a school assessment culture. In this context, during the academic year of 2013/2014, we have accomplished an exploratory and descriptive study with the main goal to acknowledge the work done by the evaluation team and its efficiency. We pretended a critical reflection on the procedures of self-evaluation, including the means and evaluative tools at its disposal, the resources used to implement its self-achievements, to collect data, to evaluate results and their dissemination, in the consolidation of self-evaluative practices that help implementation improve performance and its strategy of accountability. After this study it is possible to conclude that self-assessment is a reality already accomplished in this schools’ grouping and that it is essential to the learning process and the improvement of the organization and quality of the educational system. The external evaluation is accepted in a perspective of a complementary process. The evaluation team is aware that the process should have the participation of all the elements of the community.2015-10-01T13:27:12Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2225TID:201371219porSalvador, Cristina Maria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:04.943369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
title A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
spellingShingle A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
Salvador, Cristina Maria Ferreira
Organizações educativas
Avaliação externa
Autoavaliação
Qualidade
title_short A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
title_full A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
title_fullStr A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
title_full_unstemmed A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
title_sort A Autoavaliação do Agrupamento – Um processo em movimento
author Salvador, Cristina Maria Ferreira
author_facet Salvador, Cristina Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Cristina Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações educativas
Avaliação externa
Autoavaliação
Qualidade
topic Organizações educativas
Avaliação externa
Autoavaliação
Qualidade
description A avaliação das organizações educativas, prevista desde 1986, pela LBSE, parece começar a tomar uma dimensão de relevo na análise do sistema educativo português. Com a publicação, em 2002, da Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro, que aprova o Sistema de Avaliação da Educação e do Ensino Não Superior, que defende a avaliação externa e a autoavaliação, na educação préescolar e nos ensinos básico e secundário da educação escolar, é realçado o caráter obrigatório da autoavaliação. Este foi seguramente um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação das escolas. Neste contexto, durante o ano letivo 2013/2014, realizámos um estudo exploratório e descritivo, com a finalidade de avaliar a eficiência do trabalho realizado pela equipa de avaliação interna. Pretendeu-se uma reflexão crítica, verificando os procedimentos organizativos da autoavaliação, nomeadamente os meios e os instrumentos avaliativos de que dispunha, os recursos utilizados na implementação do seu referencial autoavaliativo, na recolha de dados, na avaliação dos resultados obtidos e na sua divulgação, na consolidação de práticas autoavaliativas que possam levar à melhoria de resultados e, consequente, prestação de contas. Do estudo, concluiu-se que a autoavaliação é uma realidade já existente no agrupamento e que é considerada essencial para a aprendizagem e melhoria da organização e da qualidade do serviço educativo. A avaliação externa é bem aceite em articulação com este processo interno. Há ainda a noção por parte da equipa de avaliação interna de que este processo deve ter a intervenção de todos os elementos da comunidade educativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01T13:27:12Z
2015-09-21T00:00:00Z
2015-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2225
TID:201371219
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2225
identifier_str_mv TID:201371219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625175384064