Avaliação externa, autoavaliação e planos de melhoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11584 |
Resumo: | O trabalho que seguidamente se apresenta procura perceber a forma como algumas das escolas/agrupamentos do nordeste transmontano respondem aos pontos fracos/aspetos a melhorar identificados pelas equipas de avaliação externa e pela autoavaliação desenvolvida nessas escolas. Para podermos chegar a esse conhecimento tivemos que, primeiramente, enquadrar essa questão no domínio teórico. Com esse objetivo, num primeiro momento, discorremos sobre a importância da avaliação em sentido lato e, seguidamente, enquadramo-la no contexto escolar. Aí, centramo-nos na avaliação externa, desenvolvida na escola/agrupamento pela equipa coordenada pela IGE/IGEC, e na avaliação interna, no nosso caso a autoavaliação, desenvolvida pela escola. Como o fim último da avaliação é a melhoria dos resultados dos alunos e dos processos das organizações, num segundo momento, debruçamo-nos sobre os movimentos de melhoria e, consequentemente, sobre os planos de melhoria. A investigação desenvolvida numa perspetiva multi-caso enquadrou-se no paradigma qualitativo, tendo sido utilizada, como estratégia metodológica, a análise documental, num primeiro momento, sobre os registos das equipas da IGE/IGEC e sobre os planos de melhoria e a análise de conteúdo semântico, num segundo momento, sobre os textos das entrevistas aos diretores que aceitaram colaborar connosco. Analisaram-se os relatórios de avaliação externa e os planos de melhoria de escolas/agrupamentos do nordeste transmontano que já tivessem sido avaliadas nos dois ciclos de avaliação externa (2006-2011 e 2011/2012 até ao presente). Realizaram-se entrevistas exploratórias a alguns diretores das escolas/agrupamentos em estudo e, foram, posteriormente, objeto de análise. Da análise e da discussão dos dados resultantes dos documentos analisados concluiu-se que, no domínio conceptual, as escolas/agrupamentos, na figura dos seus diretores, consideram os processos avaliativos e a consequente elaboração/planificação de um plano de melhoria muito importantes para a otimização da organização escolar. Contudo, na prática, os processos de implementação de uma autoavaliação efetiva e de uma eficaz aplicação dos planos de melhoria ainda estão muito aquém dos princípios e processos comummente estabelecidos pela literatura específica. |
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Como o fim último da avaliação é a melhoria dos resultados dos alunos e dos processos das organizações, num segundo momento, debruçamo-nos sobre os movimentos de melhoria e, consequentemente, sobre os planos de melhoria. A investigação desenvolvida numa perspetiva multi-caso enquadrou-se no paradigma qualitativo, tendo sido utilizada, como estratégia metodológica, a análise documental, num primeiro momento, sobre os registos das equipas da IGE/IGEC e sobre os planos de melhoria e a análise de conteúdo semântico, num segundo momento, sobre os textos das entrevistas aos diretores que aceitaram colaborar connosco. Analisaram-se os relatórios de avaliação externa e os planos de melhoria de escolas/agrupamentos do nordeste transmontano que já tivessem sido avaliadas nos dois ciclos de avaliação externa (2006-2011 e 2011/2012 até ao presente). Realizaram-se entrevistas exploratórias a alguns diretores das escolas/agrupamentos em estudo e, foram, posteriormente, objeto de análise. Da análise e da discussão dos dados resultantes dos documentos analisados concluiu-se que, no domínio conceptual, as escolas/agrupamentos, na figura dos seus diretores, consideram os processos avaliativos e a consequente elaboração/planificação de um plano de melhoria muito importantes para a otimização da organização escolar. Contudo, na prática, os processos de implementação de uma autoavaliação efetiva e de uma eficaz aplicação dos planos de melhoria ainda estão muito aquém dos princípios e processos comummente estabelecidos pela literatura específica.The work presented in this dissertation strives to understand how some schools of the northeastern area of the “Trás-os-Montes” region respond to the weak spots/aspects flagged for improvement by the external evaluation teams and the self-evalutation performed by those same schools. In order to reach this knowledge the framing of this issue in the theorical domain is necessary. With that objective in mind, as a first point, a revision of the importance of evaluation in general is presented. Following that, it is framed in the context of school evaluation, in which a focus is put on external evaluation, undertaken at the school level by the team managed by IGE/IGEC, and the internal evaluation, in this case this being the self-evaluation performed by the schools themselves. As the end result of evaluation is the improvement of student results and the processes of organizations, as a second point, a review over the processes of improvement is presented, followed by a review of the plans of improvement. The investigation undertaken through a multi-case perspective has been framed in the qualitative paradigm, employing a methodological strategy consisting of a documental analysis, reviewing both the findings of the IGE/IGEC teams, and the improvement plans and a content analysis over the transcripts of the interviews between the authors and school directors that have accepted to participate on this research. External evaluation reports and improvement plans of the schools of the northeastern area of “Trás-os-Montes” that were evaluated during the last two evaluation cycles (2006-2011, 2011/2012-present day) were reviewed, and exploratory interviews to some directors of schools were undertaken, being used after as an object of study, presented in this document. A conclusion was drawn from the analysis and discussion of the data obtained from the documents reviewed, which states that within the conceptual domain, the schools, represented by their directors, consider evaluative processes and the consequent planification and elaboration of improvement plans a cornerstone of scholarly organization optimization. However, realistically, the implementation processes for an effective self-evaluation and a successful application of improvement plans are still very short of the principles and processes commonly established.Ce travail a pour but principal chercher à comprendre la façon dont quelques écoles du nord-ouest “transmontano” répondent aux points faibles/aspects à améliorer identifiés par les équipes de l’évaluation externe e par l’auto-évaluation développée au sein d’elles-mêmes. Pour atteindre cette connaissance, on a, d’abord, encadré cette question théoriquement. Pour cela, dans un premier moment, on a abordé l’importance de l’évaluation tout cour et, en suit, on l’a encadrée dans le contexte scolaire. À ce moment-là, nous nous sommes centrés sur l’évaluation externe, développée dans l’école par l’équipe coordonnée par l’ IGE/IGEC, et sur l’évaluation interne, dans notre cas l’auto-évaluation, développée dans l’école. Comme le but principal de l’évaluation, c’est d’améliorer les résultats des élèves et le fonctionnement des organisations, dans un deuxième moment, on a abordé les mouvements d’amélioration et, conséquemment, les plans d’amélioration. La recherche développée dans une perspective de multi-cas s’est encadrée dans le paradigme qualitatif et on a utilisé, comme stratégie méthodologique, l’analyse documentaire, dans un premier moment, pour les inscriptions de l’IGE/IGEC et pour les plans d’amélioration des écoles l’analyse de contenu sémantique, dans un deuxième moment sur et les textes des entretiens aux directeurs qui ont accepté notre proposition. On a analysé les rapports de l’évaluation externe, et les plans d‘amélioration des écoles du nord-ouest “transmontano” qui avaient déjà été évaluée dans les deux cycles d’évaluation externe (2006-2011 et 2011/2012 jusqu’au présent). On a réalisé des entretiens exploratoires à quelques directeurs des écoles en étude et on les a analysées. Appuyés par l’analyse et la discussion des donnés sortis des documents analysés on a conclu que, conceptuellement, les écoles, dans la personne de ses directeurs, considèrent que les processus d’évaluation et, en conséquence, l’élaboration/planification d’un plan d’amélioration très importants pour l’optimisation de l’organisation scolaire. Cependant, dans la pratique, les processus d’implémentation d’une auto-évaluation effective et d’une efficace applications des plans d’améliorations sont encore loin des principes et processus établis par la littérature spécifique.Ferreira, Henrique da CostaAzevedo, LubéliaBiblioteca Digital do IPBAfonso, Elias de Jesus Monteiro2015-01-16T15:09:46Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11584TID:201026775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:08.553961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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