Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Ana Carina Figueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21325
Resumo: A investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19.
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