Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21325 |
Resumo: | A investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19. |
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Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo AlentejoEducação inclusivaNecessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusãoPráticas inclusivasEstratégias inclusivasServiço socialInclusive educationNeeds for measures to support learning and inclusionInclusive practicesInclusive strategiesSocial serviceA investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19.The research focuses on understanding inclusive practices in the middle and secondary school of the lower Alentejo, according to the perception of students with special educational needs, their respective guardians, the teachers/class directors of the students interviewed, and the adjunct of the school principal.The main objectives were to understand the strategies and practices developed in the classroom, to understand the feelings, expectations, and participation of students regarding their inclusive path, to understand the relationships established in the school environment while perceiving and evaluating the need for a social service worker at the school. As for the methodological procedures adopted, inductive logic was used, guided by qualitative strategy, using, for collecting data, the semi-directive interview to students, teachers, parents, and the school principal being submitted further to content analysis. We conclude that inclusion is a long journey that begins by accepting the student, with its characteristics, as well as its environment, and that interpersonal relationships are essential to go through it successfully. However, the lack of human resources is recognized, namely a social worker, who works in an interdisciplinary way and intervenes with the students' families, especially in a school season marked by the COVID-19 pandemic.2023-12-04T00:00:00Z2020-12-04T00:00:00Z2020-12-042020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21325TID:202570096porCarrilho, Ana Carina Figueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:08.316741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19. |
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