Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40902 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele. |
id |
RCAP_7d2557d08405694e6a9d2c64b7fee28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle MègeAutoriaRetratoFotografiaObjeto fotográficoPulsão escópicaAuthorshipPortraiturePhotographyPhotographic objectScopic driveDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele.This master's thesis aims to understand the characteristics and circumstances that make Isabelle Mège a "body-object" author through a performative act. For this, studies will be carried out on the extensive universe of the artistic genre of portrait, self-portrait and self-representation. In each of these discussions we will approach their historical context, and combine them with theories of philosophy, photography and psychoanalysis, also explaining the main concepts that differentiate each one of them. Among these concepts we can mention: the matter of the regard, mimesis, narcissism, the nude, performance, objectification, fetishism, narcissism and artistic authorship. After these first three chapters, we will delve further into the issue of the body, performance and narcissism so that we can understand, differentiate and categorize Isabelle Mège's performative act. We will conclude that his act does not specifically fit into any of the three artistic genres mentioned above, but it can be conceptualized as “body-object”. In other words, an active and non-neutral body that participates in the “game” of desire of the scopic drive and can be seen and used as a photographic object, also participating in the authorship of the photographs that were taken of it.Crespo, Nuno Alexandre CoimbraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGallani, Marina Kílaris2023-04-19T16:49:15Z2022-12-132022-072022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40902TID:203223756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:35.246103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
title |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
spellingShingle |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège Gallani, Marina Kílaris Autoria Retrato Fotografia Objeto fotográfico Pulsão escópica Authorship Portraiture Photography Photographic object Scopic drive Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
title_full |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
title_fullStr |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
title_full_unstemmed |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
title_sort |
Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège |
author |
Gallani, Marina Kílaris |
author_facet |
Gallani, Marina Kílaris |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crespo, Nuno Alexandre Coimbra Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallani, Marina Kílaris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Retrato Fotografia Objeto fotográfico Pulsão escópica Authorship Portraiture Photography Photographic object Scopic drive Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Autoria Retrato Fotografia Objeto fotográfico Pulsão escópica Authorship Portraiture Photography Photographic object Scopic drive Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2022-07 2022-12-13T00:00:00Z 2023-04-19T16:49:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40902 TID:203223756 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40902 |
identifier_str_mv |
TID:203223756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132062352932864 |