Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallani, Marina Kílaris
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40902
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele.
id RCAP_7d2557d08405694e6a9d2c64b7fee28b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle MègeAutoriaRetratoFotografiaObjeto fotográficoPulsão escópicaAuthorshipPortraiturePhotographyPhotographic objectScopic driveDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele.This master's thesis aims to understand the characteristics and circumstances that make Isabelle Mège a "body-object" author through a performative act. For this, studies will be carried out on the extensive universe of the artistic genre of portrait, self-portrait and self-representation. In each of these discussions we will approach their historical context, and combine them with theories of philosophy, photography and psychoanalysis, also explaining the main concepts that differentiate each one of them. Among these concepts we can mention: the matter of the regard, mimesis, narcissism, the nude, performance, objectification, fetishism, narcissism and artistic authorship. After these first three chapters, we will delve further into the issue of the body, performance and narcissism so that we can understand, differentiate and categorize Isabelle Mège's performative act. We will conclude that his act does not specifically fit into any of the three artistic genres mentioned above, but it can be conceptualized as “body-object”. In other words, an active and non-neutral body that participates in the “game” of desire of the scopic drive and can be seen and used as a photographic object, also participating in the authorship of the photographs that were taken of it.Crespo, Nuno Alexandre CoimbraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGallani, Marina Kílaris2023-04-19T16:49:15Z2022-12-132022-072022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40902TID:203223756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:35.246103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
title Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
spellingShingle Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
Gallani, Marina Kílaris
Autoria
Retrato
Fotografia
Objeto fotográfico
Pulsão escópica
Authorship
Portraiture
Photography
Photographic object
Scopic drive
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
title_full Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
title_fullStr Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
title_full_unstemmed Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
title_sort Autoria do objeto fotográfico : um instrumento narcísico de Isabelle Mège
author Gallani, Marina Kílaris
author_facet Gallani, Marina Kílaris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crespo, Nuno Alexandre Coimbra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallani, Marina Kílaris
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Retrato
Fotografia
Objeto fotográfico
Pulsão escópica
Authorship
Portraiture
Photography
Photographic object
Scopic drive
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Autoria
Retrato
Fotografia
Objeto fotográfico
Pulsão escópica
Authorship
Portraiture
Photography
Photographic object
Scopic drive
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação de mestrado tem como objetivo entender as características e circunstâncias que fazem de Isabelle Mège um “corpo-objeto” autor por meio de seu ato performático. Para isso, serão realizadas discussões sobre o extenso universo do gênero artístico do retrato, autorretrato e da autorrepresentação. Dentro de cada um desses abordaremos seu contexto histórico, juntamente com teorias da fotografia, filosofia e psicanálise, assim como explicitaremos os principais conceitos que os diferenciam entre si. Dentre esses conceitos, podemos citar como principais: a questão do olhar, a mimesis, o narcisismo, o nu, a performance, a objetificação, o fetichismo, o narcisismo e a autoria artística. Após esses três primeiros capítulos, iremos nos aprofundar ainda mais na questão do uso do corpo, da performance e do narcisismo para que possamos entender, diferenciar e categorizar o ato performático de Isabelle Mège. Por último, constatamos que esse ato não se encaixa especificamente em nenhum dos três gêneros artísticos aqui estudados, no entanto, pode ser conceitualizado como “corpo-objeto”. Ou seja, um corpo ativo e não neutro que participa do “jogo” de desejo da pulsão escópica e que pode ser visto e usado como objeto fotográfico, participando também da autoria das fotografias realizadas dele.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-07
2022-12-13T00:00:00Z
2023-04-19T16:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40902
TID:203223756
url http://hdl.handle.net/10400.14/40902
identifier_str_mv TID:203223756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132062352932864