Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magarreiro, Jorge Miguel Varela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16192
Resumo: Num mundo dependente do progresso científico-tecnológico, é com apreensão que assinalamos, a par de alguns autores, o desinteresse pela ciência na educação científica escolar. Consideramos, portanto, imperativo refletir acerca do processo ensino-aprendizagem das ciências. Neste trabalho, destacamos a função que a História e Filosofia das Ciências podem exercer na introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. A sua utilização pedagógica, fruto de trabalhos de investigação realizados por professores, poderá constituir um recurso educativo que, ao promover o contacto com as problemáticas que se colocaram aos cientistas, estimula nos alunos a curiosidade e a imaginação, indispensáveis à aprendizagem das ciências. Tendo por base este pressuposto, decidimos elaborar a «Aventura do Átomo», uma narrativa histórica alicerçada na utilização pedagógica da História e Filosofia das Ciências, onde procuramos atribuir sentido, significado e interesse ao conceito de átomo. Paralelamente, e a partir de alguns dos conteúdos desta narrativa, pretende-se desenvolver uma aplicação multimedia. /ABSTRACT - In a world dependent on scientific and technological development, it is with apprehension that we and some authors notice a lack of interest towards scientific education in schools. Thus, we consider the reflection on the science learning-teaching process fundamental. This paper highlights the important role played by the History and Philosophy of Science concerning the introduction of certain aspects related to the nature of scientific knowledge. Its pedagogical usage, resulting fiom research papers carried out by teachers, may constitute an educational resource capable of stimulating students” curiosity and imagination, both necessary to the learning of sciences, by putting them in contact with the problems that troubled scientists. Bearing this in mind, we decided to create the «Adventure of the Atom», a historical narrative based on the pedagogical use of the History and Philosophy of Science, in which We try to provide sense, meaning and interest to the concept of the atom. Simultaneously, it’s also our goal to develop some contents of this narrative into a multimedia application.
id RCAP_7d315457341eb03a973f93bc2b7440c5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógicoNum mundo dependente do progresso científico-tecnológico, é com apreensão que assinalamos, a par de alguns autores, o desinteresse pela ciência na educação científica escolar. Consideramos, portanto, imperativo refletir acerca do processo ensino-aprendizagem das ciências. Neste trabalho, destacamos a função que a História e Filosofia das Ciências podem exercer na introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. A sua utilização pedagógica, fruto de trabalhos de investigação realizados por professores, poderá constituir um recurso educativo que, ao promover o contacto com as problemáticas que se colocaram aos cientistas, estimula nos alunos a curiosidade e a imaginação, indispensáveis à aprendizagem das ciências. Tendo por base este pressuposto, decidimos elaborar a «Aventura do Átomo», uma narrativa histórica alicerçada na utilização pedagógica da História e Filosofia das Ciências, onde procuramos atribuir sentido, significado e interesse ao conceito de átomo. Paralelamente, e a partir de alguns dos conteúdos desta narrativa, pretende-se desenvolver uma aplicação multimedia. /ABSTRACT - In a world dependent on scientific and technological development, it is with apprehension that we and some authors notice a lack of interest towards scientific education in schools. Thus, we consider the reflection on the science learning-teaching process fundamental. This paper highlights the important role played by the History and Philosophy of Science concerning the introduction of certain aspects related to the nature of scientific knowledge. Its pedagogical usage, resulting fiom research papers carried out by teachers, may constitute an educational resource capable of stimulating students” curiosity and imagination, both necessary to the learning of sciences, by putting them in contact with the problems that troubled scientists. Bearing this in mind, we decided to create the «Adventure of the Atom», a historical narrative based on the pedagogical use of the History and Philosophy of Science, in which We try to provide sense, meaning and interest to the concept of the atom. Simultaneously, it’s also our goal to develop some contents of this narrative into a multimedia application.Universidade de Évora2015-11-04T12:30:16Z2015-11-042007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16192http://hdl.handle.net/10174/16192pordep. C.T.teses@bib.uevora.pt358Magarreiro, Jorge Miguel Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:37.555739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
spellingShingle Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
Magarreiro, Jorge Miguel Varela
title_short Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_full Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_fullStr Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_full_unstemmed Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_sort Uma aventura do átomo: contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
author Magarreiro, Jorge Miguel Varela
author_facet Magarreiro, Jorge Miguel Varela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magarreiro, Jorge Miguel Varela
description Num mundo dependente do progresso científico-tecnológico, é com apreensão que assinalamos, a par de alguns autores, o desinteresse pela ciência na educação científica escolar. Consideramos, portanto, imperativo refletir acerca do processo ensino-aprendizagem das ciências. Neste trabalho, destacamos a função que a História e Filosofia das Ciências podem exercer na introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. A sua utilização pedagógica, fruto de trabalhos de investigação realizados por professores, poderá constituir um recurso educativo que, ao promover o contacto com as problemáticas que se colocaram aos cientistas, estimula nos alunos a curiosidade e a imaginação, indispensáveis à aprendizagem das ciências. Tendo por base este pressuposto, decidimos elaborar a «Aventura do Átomo», uma narrativa histórica alicerçada na utilização pedagógica da História e Filosofia das Ciências, onde procuramos atribuir sentido, significado e interesse ao conceito de átomo. Paralelamente, e a partir de alguns dos conteúdos desta narrativa, pretende-se desenvolver uma aplicação multimedia. /ABSTRACT - In a world dependent on scientific and technological development, it is with apprehension that we and some authors notice a lack of interest towards scientific education in schools. Thus, we consider the reflection on the science learning-teaching process fundamental. This paper highlights the important role played by the History and Philosophy of Science concerning the introduction of certain aspects related to the nature of scientific knowledge. Its pedagogical usage, resulting fiom research papers carried out by teachers, may constitute an educational resource capable of stimulating students” curiosity and imagination, both necessary to the learning of sciences, by putting them in contact with the problems that troubled scientists. Bearing this in mind, we decided to create the «Adventure of the Atom», a historical narrative based on the pedagogical use of the History and Philosophy of Science, in which We try to provide sense, meaning and interest to the concept of the atom. Simultaneously, it’s also our goal to develop some contents of this narrative into a multimedia application.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2015-11-04T12:30:16Z
2015-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16192
http://hdl.handle.net/10174/16192
url http://hdl.handle.net/10174/16192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.T.
teses@bib.uevora.pt
358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568797036544