A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24636 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_7d358bd33f931522f848831c59754df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24636 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade806.90:372.88372.88:806.90Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório constitui-se como parte integrante do processo de formação de professores de Português e Línguas Clássicas, no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Por conseguinte, é ao mesmo tempo, o relato de uma experiência pedagógica única e irrepetível e uma reflexão teórica apoiada, cientificamente, nos Estudos Literários e na Didática, convocados para a intervenção pedagógica. O projeto, desenvolvido numa turma do 10º ano de escolaridade de uma Escola Secundária, incidiu no ensino do texto lírico, colocando a tónica na dimensão afetiva e na mobilização de conhecimentos prévios. Entre entes destacam-se os saberes relativos à Antiguidade Clássica, nomeadamente aos mitos que desde então têm estado presentes nas manifestações literárias de ordem diversa, trabalhados no âmbito de uma Oficina de Cultura Clássica. Com base em teorias sobre a leitura e a sua aprendizagem e desenvolvimento, e relevando os processos cognitivos envolvidos no ato de ler, construímos um plano de intervenção focado em textos de Luís de Camões e de poetas do século XX. Neste relatório, descrevemos o modo como esse plano foi concretizado, incluindo a análise da resposta dos alunos à abordagem desenvolvida.This document is the result of a pre-service teacher training process in the domain of the Portuguese and the Classical Languages. It is both a narrative of a unique pedagogical experience and a theoretical discussion based on knowledge emerging from the fields of Literary Studies and Language Didactics. The project developed, involving a 10th grade Secondary School class, focussed on poetry and on the importance of the affective dimension and on the implication of students’ prior knowledge as means to enhance the development of reading skills. Among such prior knowledge, we would like to highlight knowledge concerning the classical myths that have been implied in literary work throughout the times.Based on theoretical knowledge about reading and the acquisition and development of reading skills, and taking into account the cognitive processes involved in reading, we planned some lessons on the poetry of Luís de Camões and of some 20th century poets. In this report, we describe the way that plan was put into practice and analyse students´response to the pedagogical tasks designed.Carvalho, José António BrandãoCurado, Ana LúciaUniversidade do MinhoSilva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:44.744365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
title |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade Silva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e 806.90:372.88 372.88:806.90 |
title_short |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
title_full |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
title_sort |
A (import) ânsia do ler: uma abordagem do texto lírico no 10º ano de escolaridade |
author |
Silva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e |
author_facet |
Silva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José António Brandão Curado, Ana Lúcia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Cristina Queimado Serra Gonçalves Pequeno de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.90:372.88 372.88:806.90 |
topic |
806.90:372.88 372.88:806.90 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24636 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132403086655488 |