Consciência fonológica e ensino da leitura – integração das TIC no desenvolvimento de habilidades metalinguísticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7952 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre o valor da consciência fonológica no ensino/aprendizagem da leitura em crianças do 1.º ciclo do ensino básico, bem como em apresentar atividades em suporte informático que visam desenvolver essa consciência. Na primeira parte deste trabalho, dedicada a questões de ordem teórica capítulos 2, 3, 4 e 5, procedemos à distinção entre fonema e som e contextualizamos os dois conceitos nos vários momentos da história da fonologia; ampliamos o conceito de consciência fonológica; valorizamos a pertinência de se trabalhar a consciência fonológica ao nível do pré-escolar e evidenciamos recursos tecnológicos disponíveis para o professor se tornar num “professor conceptor” dos seus próprios materiais pedagógicos. No capítulo 6, dedicado à vertente prática do trabalho, apresentamos um conjunto de exercícios por nós concebidos no programa Hot Potatoes, tendo em vista o desenvolvimento da consciência fonológica. The aim of this work consists in reflecting about the value of phonological awareness in the teaching/learning of reading in children of primary school, as well as presenting activities in digital support that aim to develop that awareness. In the first part of the work, which is dedicated to theoretical questions chapters 2, 3, 4 and 5, we have proceeded to the distinction between phoneme and sound and we have contextualized the two concepts in the different moments of the history of phonology; we have amplified the concept of phonological awareness; and we have valorized the pertinence of working the phonological awareness at the preschool level and we have highlighted technological resources that are able for the teacher to become a “conceptor-teacher” of his/her own pedagogic materials. In chapter 6, dedicated to the practical part of the work, we present a set of exercises that we have conceived in the Hot Potatoes program, having in mind the development of the phonological awareness. |
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