Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34531 |
Resumo: | O presente estudo, inserido no relatório final do Mestrado em 1º. Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2º. Ciclo do Ensino Básico, incide na compreensão e levantamento de dificuldades sentidas por alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Básico ao nível do erro fonológico. É do conhecimento público que os alunos, em qualquer ano de escolaridade, apresentam dificuldades relativamente à expressão escrita. A linguagem escrita é essencial para o processo de participação/ exclusão na sociedade. Este estudo tem como objetivos analisar os erros fonológicos encontrados na escrita dos alunos, incentivar a prática da escrita, estimular a criatividade e concentração, e proporcionar ao aluno momentos de reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem. Intervieram 18 crianças no estudo sendo que nenhuma estava diagnosticada com Necessidades Educativas Especiais. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente, realizamos um ditado de um texto do manual e uma produção de escrita livre. Após o levantamento dos erros, deparamonos com algumas dificuldades, tendo, por isso, implementado exercícios específicos de modo a corrigi-los. Com a finalidade de percebermos se os exercícios foram eficazes, terminamos a nossa intervenção com a realização de um ditado. Assim, foi concebível não só identificar e categorizar os erros fonológicos como, também, compreender as suas causas. |
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Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEBConsciência FonológicaFonemasErro FonológicoProdução EscritaO presente estudo, inserido no relatório final do Mestrado em 1º. Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2º. Ciclo do Ensino Básico, incide na compreensão e levantamento de dificuldades sentidas por alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Básico ao nível do erro fonológico. É do conhecimento público que os alunos, em qualquer ano de escolaridade, apresentam dificuldades relativamente à expressão escrita. A linguagem escrita é essencial para o processo de participação/ exclusão na sociedade. Este estudo tem como objetivos analisar os erros fonológicos encontrados na escrita dos alunos, incentivar a prática da escrita, estimular a criatividade e concentração, e proporcionar ao aluno momentos de reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem. Intervieram 18 crianças no estudo sendo que nenhuma estava diagnosticada com Necessidades Educativas Especiais. Para o desenvolvimento do estudo, inicialmente, realizamos um ditado de um texto do manual e uma produção de escrita livre. Após o levantamento dos erros, deparamonos com algumas dificuldades, tendo, por isso, implementado exercícios específicos de modo a corrigi-los. Com a finalidade de percebermos se os exercícios foram eficazes, terminamos a nossa intervenção com a realização de um ditado. Assim, foi concebível não só identificar e categorizar os erros fonológicos como, também, compreender as suas causas.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumCosta, Adriana Maria Miranda Santos2021-01-04T11:55:43Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34531202526828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:59.841213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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