O desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar a leitura e a produção oral em aulas de inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lia Catarina Tavares da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39609
Resumo: A consciência fonológica foi sempre algo trabalhado nas aulas de inglês do 1.º CEB, na maior parte das vezes de forma muito mais implícita do que explícita. Porém, este trabalho explícito continuado é bastante importante para vários aspetos da língua nos aprendentes, como por exemplo no desenvolvimento da produção oral e da leitura. Neste relatório debruçamo-nos sobre este tema e tentamos perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode promover a produção oral e a leitura, respondendo à questão investigativa “De que forma o desenvolvimento da consciência fonológica pode potenciar e melhorar a produção oral e a leitura em inglês do 1.º CEB?” Neste sentido, criámos e implementámos um projeto de intervenção didática, constituído por seis sessões, numa turma de 4.º ano do 1.º CEB, no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino do Inglês, com o intuito de perceber de que forma o desenvolvimento da consciência fonológica poderia melhorar a produção oral e a leitura dos alunos. Este foi um estudo de tipo investigação-ação, de cariz qualitativo, onde foram recolhidos dados através de fichas de trabalho, gravações-áudio, gravações-vídeo, observação direta e, ainda, através de testes de avaliação de consciência fonológica, quer escritos (de discriminação auditiva), quer de leitura de pseudopalavras. A análise e interpretação de dados permitiu concluir que, a partir do desenvolvimento da consciência fonológica com exercícios acerca de certos sons, as crianças demonstraram melhores capacidades de pronúncia dos sons trabalhados e de discriminação auditiva sobre os mesmos, melhorando assim a sua pronúncia, leitura, e consequentemente, produção oral. Assim, este estudo mostra a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para melhorar estes aspetos na aprendizagem inicial de uma língua estrangeira.
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