A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2860 |
Resumo: | A mudança do paradigma de ensino "formar para a vida" para "formar ao longo da vida" vem de encontro a uma necessidade constante de voltar à escola para uma atualização dos conhecimentos, para assim dar resposta aos novos desafios do mundo laboral. O presente trabalho decorre de uma investigação sobre a integração das Tecnologias de Investigação e Comunicação na perspetiva de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir cada vez mais um papel importante na forma de ensinar e aprender, sendo a opinião generalizada que o uso de ferramentas baseadas em computador pode originar melhorias na performance do aluno, porque permite a reflexão e uma participação mais ativa no processo de construção do conhecimento. Partindo desta conceptualização, encetamos o estudo em torno da integração das TIC por parte dos Professores Titulares, a importância que atribuem, à formação e avaliação nesta área. Na componente teórica, começámos por abordar a relação entre Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação e a Escola, seguimos para uma breve análise da evolução das TIC na educação, a sua integração no âmbito da reorganização curricular e no processo ensino aprendizagem. A componente empírica decorreu num Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu, sendo desenvolvida através do estudo de caso exploratório, que conta com a intervenção de três participantes, os Professores Titulares de Turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. As principais funções que as TIC podem desempenhar no 1º Ciclo podem ser aglutinadas, fundamentalmente, em quatro domínios: como fonte de informação; como instrumentos ou ferramentas de suporte à produção e apresentação de trabalhos; como recurso didático e como desenvolvimento e apoio da comunicação à distância. Os principais resultados evidenciam as vantagens da integração das TIC no sistema educativo atual. O desenvolvimento das tecnologias disponibilizadas, no novo ambiente de aprendizagem fornece ao aluno um papel mais interventivo na construção do conhecimento e vem permitir a aplicação de um modelo educacional atualizado e do futuro. No entanto, é do reconhecimento geral de que o seu uso de forma sistemática ainda não é o desejado. Podem ser invocadas várias razões, desde a falta de recursos informáticos, recursos humanos especializados, a pouca formação dos docentes em TIC. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em integrarem as TIC na aprendizagem e a existência de atitudes positivas na sua utilização constituem sinais de que se mostram bastante empenhados a integrar as TIC nas suas práticas diárias de ensino. |
id |
RCAP_7d4e749392a199f00a8ae7cd8b873c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básicoEnsino básico 1º cicloImportância das tecnologias da informação e comunicaçãoAtitudes dos professoresA mudança do paradigma de ensino "formar para a vida" para "formar ao longo da vida" vem de encontro a uma necessidade constante de voltar à escola para uma atualização dos conhecimentos, para assim dar resposta aos novos desafios do mundo laboral. O presente trabalho decorre de uma investigação sobre a integração das Tecnologias de Investigação e Comunicação na perspetiva de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir cada vez mais um papel importante na forma de ensinar e aprender, sendo a opinião generalizada que o uso de ferramentas baseadas em computador pode originar melhorias na performance do aluno, porque permite a reflexão e uma participação mais ativa no processo de construção do conhecimento. Partindo desta conceptualização, encetamos o estudo em torno da integração das TIC por parte dos Professores Titulares, a importância que atribuem, à formação e avaliação nesta área. Na componente teórica, começámos por abordar a relação entre Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação e a Escola, seguimos para uma breve análise da evolução das TIC na educação, a sua integração no âmbito da reorganização curricular e no processo ensino aprendizagem. A componente empírica decorreu num Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu, sendo desenvolvida através do estudo de caso exploratório, que conta com a intervenção de três participantes, os Professores Titulares de Turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. As principais funções que as TIC podem desempenhar no 1º Ciclo podem ser aglutinadas, fundamentalmente, em quatro domínios: como fonte de informação; como instrumentos ou ferramentas de suporte à produção e apresentação de trabalhos; como recurso didático e como desenvolvimento e apoio da comunicação à distância. Os principais resultados evidenciam as vantagens da integração das TIC no sistema educativo atual. O desenvolvimento das tecnologias disponibilizadas, no novo ambiente de aprendizagem fornece ao aluno um papel mais interventivo na construção do conhecimento e vem permitir a aplicação de um modelo educacional atualizado e do futuro. No entanto, é do reconhecimento geral de que o seu uso de forma sistemática ainda não é o desejado. Podem ser invocadas várias razões, desde a falta de recursos informáticos, recursos humanos especializados, a pouca formação dos docentes em TIC. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em integrarem as TIC na aprendizagem e a existência de atitudes positivas na sua utilização constituem sinais de que se mostram bastante empenhados a integrar as TIC nas suas práticas diárias de ensino.The paradigm shift of teaching "train to life" to "train throughout life" meets the constant need to return to school in order to update the knowledge, so that a better response can be given to the new challenges of the world of work. The present work results from an investigation on the Information and Communication Technologies from the perspective of Elementary School teachers. The Information and Communication Technologies have been taking an important role in the way of learning and teaching, being the generalized opinion that the use of the tools based on the computer may result in a better student’s performance, because it allows a more active reflection and participation in the process of knowledge construction. Based on this concept, a study was initiated on the integration of the Information and Communication Technologies by the teachers, the importance given, the training and evaluation in this area. In the theoretical component, we started by the relation between the Society of Knowledge, the Society of Information and the School, followed by a brief analysis of the evolution of the Information and Communication Technologies in education, its integration in the curricular reorganization and in the teaching learning process. The empirical component took place in a Group of Schools of Viseu, being developed through an exploratory case that has three participants, the class teachers of Elementary School. The main functions that the Information and Communication Technologies can have in Elementary School can be grouped, fundamentally, into four domains: as a source of information, as instruments or tools to support the production and presentation of works; as a didactic resource; and as development and support of distance communication. The main results evidence the advantages of the Information and Communication Technologies integration in the present educational system. The development of the available technologies in the new learning environment gives the students a more interventional role in the construction of knowledge and permits the application of an updated educational model and of the future. However, it is general knowledge that its systematic usage is not yet wanted. Several reasons can be mentioned, since the lack of computing resources, specialized human resources, to the little training of the Information and Communication Technologies teachers. However, the propensity and interest of the teachers in integrating the Information and Communication Technologies in learning and the existence of positive attitudes in its usage indicate that they are quite involved in integrating ICT in their daily teaching practices.2014-01-10T11:29:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2860pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Maria do Céu Silva da Rochareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:23.133319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico Cruz, Maria do Céu Silva da Rocha Ensino básico 1º ciclo Importância das tecnologias da informação e comunicação Atitudes dos professores |
title_short |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A integração das tecnologias de informação e comunicação, nas perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Cruz, Maria do Céu Silva da Rocha |
author_facet |
Cruz, Maria do Céu Silva da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria do Céu Silva da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico 1º ciclo Importância das tecnologias da informação e comunicação Atitudes dos professores |
topic |
Ensino básico 1º ciclo Importância das tecnologias da informação e comunicação Atitudes dos professores |
description |
A mudança do paradigma de ensino "formar para a vida" para "formar ao longo da vida" vem de encontro a uma necessidade constante de voltar à escola para uma atualização dos conhecimentos, para assim dar resposta aos novos desafios do mundo laboral. O presente trabalho decorre de uma investigação sobre a integração das Tecnologias de Investigação e Comunicação na perspetiva de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir cada vez mais um papel importante na forma de ensinar e aprender, sendo a opinião generalizada que o uso de ferramentas baseadas em computador pode originar melhorias na performance do aluno, porque permite a reflexão e uma participação mais ativa no processo de construção do conhecimento. Partindo desta conceptualização, encetamos o estudo em torno da integração das TIC por parte dos Professores Titulares, a importância que atribuem, à formação e avaliação nesta área. Na componente teórica, começámos por abordar a relação entre Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação e a Escola, seguimos para uma breve análise da evolução das TIC na educação, a sua integração no âmbito da reorganização curricular e no processo ensino aprendizagem. A componente empírica decorreu num Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu, sendo desenvolvida através do estudo de caso exploratório, que conta com a intervenção de três participantes, os Professores Titulares de Turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. As principais funções que as TIC podem desempenhar no 1º Ciclo podem ser aglutinadas, fundamentalmente, em quatro domínios: como fonte de informação; como instrumentos ou ferramentas de suporte à produção e apresentação de trabalhos; como recurso didático e como desenvolvimento e apoio da comunicação à distância. Os principais resultados evidenciam as vantagens da integração das TIC no sistema educativo atual. O desenvolvimento das tecnologias disponibilizadas, no novo ambiente de aprendizagem fornece ao aluno um papel mais interventivo na construção do conhecimento e vem permitir a aplicação de um modelo educacional atualizado e do futuro. No entanto, é do reconhecimento geral de que o seu uso de forma sistemática ainda não é o desejado. Podem ser invocadas várias razões, desde a falta de recursos informáticos, recursos humanos especializados, a pouca formação dos docentes em TIC. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em integrarem as TIC na aprendizagem e a existência de atitudes positivas na sua utilização constituem sinais de que se mostram bastante empenhados a integrar as TIC nas suas práticas diárias de ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2014-01-10T11:29:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2860 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137119176753152 |