Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Flávia Brocchetto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Volmer, Lovani, Giacomin, Melina Sauer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101
Resumo: À escola cabe, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a formação integral dos alunos. O documento prevê o trabalho com temas transversais, um conjunto de assuntos que devem ser trabalhados na escola, porque expressam valores e conceitos de cidadania, bem como são temáticas de abrangência e urgência para a sociedade brasileira atual. Com base nisso, analisamos duas seções da revista infantojuvenil Ciência hoje das crianças de 2011, “Baú de histórias” e “Poesia e companhia”, as quais apresentam textos literários, no intuito de averiguar a possibilidade de se trabalhar temas transversais a partir desses textos. Percebeu-se que essa proposta é viável, ou seja, o texto literário, além de promover a refl exão crítica e colocar o aluno em contato com aqueles direitos que, consoante Candido (1995), são imensuráveis, alimentam a alma, e pode ser uma ferramenta para adentrar na temática transversal, propiciando a formação de um leitor competente.
id RCAP_7d55c6b64bc6516df71cc070aa3d8836
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/101
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011temas transversaisrevista Ciência hoje das criançasliteraturaÀ escola cabe, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a formação integral dos alunos. O documento prevê o trabalho com temas transversais, um conjunto de assuntos que devem ser trabalhados na escola, porque expressam valores e conceitos de cidadania, bem como são temáticas de abrangência e urgência para a sociedade brasileira atual. Com base nisso, analisamos duas seções da revista infantojuvenil Ciência hoje das crianças de 2011, “Baú de histórias” e “Poesia e companhia”, as quais apresentam textos literários, no intuito de averiguar a possibilidade de se trabalhar temas transversais a partir desses textos. Percebeu-se que essa proposta é viável, ou seja, o texto literário, além de promover a refl exão crítica e colocar o aluno em contato com aqueles direitos que, consoante Candido (1995), são imensuráveis, alimentam a alma, e pode ser uma ferramenta para adentrar na temática transversal, propiciando a formação de um leitor competente.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2013-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 123-1312184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101/89Ramos, Flávia BrocchettoVolmer, LovaniGiacomin, Melina Sauerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:09Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:19.415026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
title Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
spellingShingle Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
Ramos, Flávia Brocchetto
temas transversais
revista Ciência hoje das crianças
literatura
title_short Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
title_full Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
title_fullStr Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
title_full_unstemmed Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
title_sort Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a revista Ciência hoje das crianças de 2011
author Ramos, Flávia Brocchetto
author_facet Ramos, Flávia Brocchetto
Volmer, Lovani
Giacomin, Melina Sauer
author_role author
author2 Volmer, Lovani
Giacomin, Melina Sauer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Volmer, Lovani
Giacomin, Melina Sauer
dc.subject.por.fl_str_mv temas transversais
revista Ciência hoje das crianças
literatura
topic temas transversais
revista Ciência hoje das crianças
literatura
description À escola cabe, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a formação integral dos alunos. O documento prevê o trabalho com temas transversais, um conjunto de assuntos que devem ser trabalhados na escola, porque expressam valores e conceitos de cidadania, bem como são temáticas de abrangência e urgência para a sociedade brasileira atual. Com base nisso, analisamos duas seções da revista infantojuvenil Ciência hoje das crianças de 2011, “Baú de histórias” e “Poesia e companhia”, as quais apresentam textos literários, no intuito de averiguar a possibilidade de se trabalhar temas transversais a partir desses textos. Percebeu-se que essa proposta é viável, ou seja, o texto literário, além de promover a refl exão crítica e colocar o aluno em contato com aqueles direitos que, consoante Candido (1995), são imensuráveis, alimentam a alma, e pode ser uma ferramenta para adentrar na temática transversal, propiciando a formação de um leitor competente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/101/89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 33 (junho de 2013); 123-131
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130750595891200