Contribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/462 |
Resumo: | Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliações brasileiras denotam pouca desenvoltura em leitura e suas interfaces. Por esta razão, estudos que contribuam para a efetividade de processos leitores que visem a letrar são desafiadores e necessários para mudar o quadro escolar do país. Assim, apresente pesquisa tem como foco a revista Ciência Hoje das crianças como produto cultural destinado à infância, buscando sua contribuição no letramento. A revista é disponibilizada às bibliotecas das escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), facilitando o acesso do material às crianças. O objetivo deste estudo é a partir da análise da interação de 10 crianças com a revista, a discussão sobre o seguinte problema: “Quais as contribuições da revista Ciência Hoje das crianças para o letramento infantil?” De posse destas informações, o estudo apresenta propostas de leitura com textos escolhidos pelas crianças. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Públicas (uma da Rede Municipal e outra da Estadual), tendo como critério de seleção a taxa de fluxo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e ainda a localização dessas escolas. A metodologia da pesquisa tem o enfoque qualitativo, observando aspectos individuais da intervenção. Como base teórica, foram utilizados autores como Dewey (2007), Adorno (2000) e Larrosa (2002), para construir o conceito de educação; Vigotski (1989, 2007), Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontana, Paviani e Pressanto (2009), e Kaufman (1995) para discutir linguagem e aprendizagem e analisar as escolhas textuais realizadas pelas crianças quando da intervenção; e Soares (2003, 2004), Kleiman (1995, 2005) e Rojo (2004), para auxiliar no pensar acerca do letramento e as implicações na educação escolar. A investigação obteve, como resultado, a constatação de que há uma interação positiva entre as crianças com a revista Ciência Hoje das Crianças, tanto pela diversidade de assuntos veiculados quanto pela forma didatizada com que os conteúdos chegam ao leitor. O caráter híbrido de linguagem e a forma com que esse suporte disponibiliza os conteúdos são fatores preponderantes no processo de significação da criança leitora com a revista, concluindo-se que este produto cultural traz possibilidades para o letramento. Essa dissertação está inserida no projeto PNBE 2010: leituras possíveis, pertencente à Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia. |
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Carlotto, Odila BondamGirardello, Gilka Elvira PonziPaviani, Neires Maria SoldatelliRamos, Flávia Brocchetto2014-05-30T11:55:22Z2014-05-30T11:55:22Z2014-05-302013-06-18https://repositorio.ucs.br/handle/11338/462Os resultados do desempenho dos alunos nas avaliações brasileiras denotam pouca desenvoltura em leitura e suas interfaces. Por esta razão, estudos que contribuam para a efetividade de processos leitores que visem a letrar são desafiadores e necessários para mudar o quadro escolar do país. Assim, apresente pesquisa tem como foco a revista Ciência Hoje das crianças como produto cultural destinado à infância, buscando sua contribuição no letramento. A revista é disponibilizada às bibliotecas das escolas públicas brasileiras pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), facilitando o acesso do material às crianças. O objetivo deste estudo é a partir da análise da interação de 10 crianças com a revista, a discussão sobre o seguinte problema: “Quais as contribuições da revista Ciência Hoje das crianças para o letramento infantil?” De posse destas informações, o estudo apresenta propostas de leitura com textos escolhidos pelas crianças. A pesquisa foi realizada em duas Escolas Públicas (uma da Rede Municipal e outra da Estadual), tendo como critério de seleção a taxa de fluxo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e ainda a localização dessas escolas. A metodologia da pesquisa tem o enfoque qualitativo, observando aspectos individuais da intervenção. Como base teórica, foram utilizados autores como Dewey (2007), Adorno (2000) e Larrosa (2002), para construir o conceito de educação; Vigotski (1989, 2007), Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontana, Paviani e Pressanto (2009), e Kaufman (1995) para discutir linguagem e aprendizagem e analisar as escolhas textuais realizadas pelas crianças quando da intervenção; e Soares (2003, 2004), Kleiman (1995, 2005) e Rojo (2004), para auxiliar no pensar acerca do letramento e as implicações na educação escolar. A investigação obteve, como resultado, a constatação de que há uma interação positiva entre as crianças com a revista Ciência Hoje das Crianças, tanto pela diversidade de assuntos veiculados quanto pela forma didatizada com que os conteúdos chegam ao leitor. O caráter híbrido de linguagem e a forma com que esse suporte disponibiliza os conteúdos são fatores preponderantes no processo de significação da criança leitora com a revista, concluindo-se que este produto cultural traz possibilidades para o letramento. Essa dissertação está inserida no projeto PNBE 2010: leituras possíveis, pertencente à Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia.The results of student performance in Brazilian evaluations demonstrate little resource fullness in reading and their interfaces. For this reason, studies that contribute to the effectiveness of processes readers who have the objective to literate are challenging and needed to change the current educational situation in the country. Thus, the present research focuses on the magazine “Ciência Hoje das crianças” as a cultural product intended for children, looking for its contribution to literacy. The magazine is available at libraries in Brazilian public schools by the National School Library (PNBE), facilitating access of the material to children. This study is based on the analysis of the interaction of 10 children with the magazine; the discussion involves the following problem: “What are the contributions of “Ciência Hoje das crianças” periodical to child literacy”? With this information, the study presents reading proposals with selected texts read by children. The research was conducted in two public schools (one in a State school and another in a Municipal one), the selection criterion of the school was their location and also their flow rate from the Index Development of Basic Education (IDEB). The research methodology is qualitative approach, observing individual aspects of the intervention. The authors used to support the theorical base were Dewey (2007), Adorno (2000) and Larrosa (2002), to build the concept of education, Vygotsky (1989, 2007), Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontana, Paviani and Pressanto (2009) were used to language and learning to discuss and analyze the textual choices made by children when the intervention, and Soares (2003, 2004), Kleiman (1995, 2005) and Rojo (2004), to assist in thinking about literacy and implications for education. The research obtained as a result, the finding that there is a positive interaction between children and the magazine ”Ciência Hoje das crianças”, because of the diversity of topics presented as well as the didactically manner with which the content reaches the reader. The hybrid nature of the language and the way it provides these contents are important factors in the signification process of the reader child with the magazine, concluding that this product brings possibilities for cultural literacy. This dissertation is included in the project PNBE 2010: possible readings, and it belongs to the Education, Language and Technology Research Line.Ciência hoje das crianças (Revista)LetramentoAprendizagemEducação de criançasContribuições da revista ciência hoje das crianças para o letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4729280523858470CARLOTTO, O. B.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Odila Carlotto.pdf.txtDissertacao Odila Carlotto.pdf.txtExtracted texttext/plain393881https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/462/3/Dissertacao%20Odila%20Carlotto.pdf.txtc69c6a65f9b1ef9a11a1ee6c626e7a95MD53THUMBNAILDissertacao Odila Carlotto.pdf.jpgDissertacao Odila Carlotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/462/4/Dissertacao%20Odila%20Carlotto.pdf.jpg52491b1646d3604616d5192cb1f804cdMD54ORIGINALDissertacao Odila Carlotto.pdfDissertacao Odila Carlotto.pdfapplication/pdf10386328https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/462/1/Dissertacao%20Odila%20Carlotto.pdf7c8752a14a013d364b10cf8298e11685MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/462/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4622018-08-17 06:09:42.079oai:repositorio.ucs.br:11338/462IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:15.057180Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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