Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Cláudia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sanches,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012
Resumo: A investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção - entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental -, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença.
id RCAP_7d66381f1f312613219f4169679d60e8
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872013000100012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivasInclusãoDiversidadeAprendizagem cooperativaInvestigação-açãoA investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção - entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental -, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012Revista Portuguesa de Educação v.26 n.1 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012Tavares,CláudiaSanches,Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:52Zoai:scielo:S0871-91872013000100012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:20.939364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
spellingShingle Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
Tavares,Cláudia
Inclusão
Diversidade
Aprendizagem cooperativa
Investigação-ação
title_short Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_full Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_fullStr Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_full_unstemmed Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_sort Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
author Tavares,Cláudia
author_facet Tavares,Cláudia
Sanches,Isabel
author_role author
author2 Sanches,Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,Cláudia
Sanches,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Diversidade
Aprendizagem cooperativa
Investigação-ação
topic Inclusão
Diversidade
Aprendizagem cooperativa
Investigação-ação
description A investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção - entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental -, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.26 n.1 2013
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275093712896