Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cláudia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sanches, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.2994
Resumo: A investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção – entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental –, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença. Palavras-chave Inclusão; Diversidade; Aprendizagem cooperativa; Investigação-ação
id RCAP_befa8089309c0b50f67a1ce519197465
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivasGÉRER LA DIVERSITÉ: CONTRIBUTIONS DE L'APPRENTISSAGE COOPÉRATIF POUR CONSTRUIRE DES CLASSES INCLUSIVESGerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivasArtigosA investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção – entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental –, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença. Palavras-chave Inclusão; Diversidade; Aprendizagem cooperativa; Investigação-açãoThe action-research we have held at the primary education, in a school placed near the town of Tomar, in 2009-2010, under the master's degree in Special Education, was the starting point for writing this article. The research had as main objective to promote the successful learning of a heterogeneous group of students, where a child considered with longstanding special educational needs is included – diagnosis of galactosaemia and cognitive impairment. Starting from the educational context of a particular classroom of 2nd and 3rd grades, where we were working as special education teacher, we had created an inclusive learning environment for each student in the class. Through effective collaboration between fellow teachers, we generated changes in methodologies, breaking with some traditional practices in the classroom, when regular teachers and special education are in the same learning space. By a systematic implementation of cooperative learning strategies among students, and applying qualitative data gathering techniques of research, before and after the intervention – interview, naturalistic observation, sociometry and documental research –, we have increased the quality and quantity of learning and promoted another way of ‘looking to’ the difference. Keywords Inclusion; Diversity; Cooperative learning; Action-researchLa recherche-action que nous avons réalisée, dans une école primaire, près de la ville de Tomar, en 2009-2010, a été le point de départ pour écrire cet article. Cette recherche a eu pour objet d’encourager le succès dans l’apprentissage d’un groupe d’élèves diversifié, où se trouvait une élève avec des besoins éducatifs spéciaux permanents. Au sein du contexte éducatif spécifique d’une classe de 2ème et 3ème années de l’enseignement primaire, nous avons intervenu dans le but de faire naître une ambiance éducative inclusive pour chacun des élèves de la classe. Par une réelle coopération entre des enseignants cointéressés, nous avons réussi à produire des changements au niveau des méthodologies, tout en brisant quelques pratiques traditionnelles, au moment où se rencontrent, dans le même espace pédagogique, le professeur de la classe et celui d’éducation spéciale. Tout en utilisant des stratégies de l’apprentissage coopératif avec les élèves et des techniques de recherche qualitative pour la collecte d’information, avant et après l’intervention – interview, observation naturaliste, sociométrie et recherche documentaire –, nous avons accru la qualité et la quantité de savoirs et nous avons réussi à créer une autre façon de ‘regarder’ la différence. Mots-clé Inclusion; Diversité; Apprentissage coopératif; Recherche-actionInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.2994por2183-04520871-9187Tavares, CláudiaSanches, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:26.424089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
GÉRER LA DIVERSITÉ: CONTRIBUTIONS DE L'APPRENTISSAGE COOPÉRATIF POUR CONSTRUIRE DES CLASSES INCLUSIVES
Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
spellingShingle Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
Tavares, Cláudia
Artigos
title_short Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_full Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_fullStr Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_full_unstemmed Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
title_sort Gerir a diversidade: contributos da aprendizagem cooperativa para a construção de salas de aula inclusivas
author Tavares, Cláudia
author_facet Tavares, Cláudia
Sanches, Isabel
author_role author
author2 Sanches, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Cláudia
Sanches, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A investigação-ação que levámos a cabo numa escola de 1º ciclo do ensino básico, próxima da cidade de Tomar, em 2009-2010, no âmbito do mestrado em Educação Especial, foi o ponto de partida para a elaboração deste artigo. Teve como principal objetivo promover o sucesso na aprendizagem de um grupo de alunos, onde se encontrava inserida uma criança considerada com necessidades educativas especiais de caráter permanente com diagnóstico de galactosemia e défice cognitivo. Partindo do contexto educativo concreto desta turma de 2º e 3º anos de escolaridade, à qual tínhamos de prestar apoio como professora de educação especial, interviemos no sentido de fazer emergir um ambiente educativo inclusivo para cada aluno da turma. Através de uma cooperação efetiva entre docentes parceiros, gerámos mudanças nas metodologias, rompendo com algumas práticas tradicionais de sala de aula quando professores do ensino regular e educação especial se encontram no mesmo espaço pedagógico. Pela implementação sistemática de estratégias de aprendizagem cooperativa entre alunos e a aplicação de técnicas de recolha qualitativa de dados antes e após a intervenção – entrevista, observação naturalista, sociometria e pesquisa documental –, aumentámos a qualidade e a quantidade das suas aprendizagens e a sua participação nas atividades de sala de aula, promovendo, ao mesmo tempo, uma outra forma de ‘olhar’ a diferença. Palavras-chave Inclusão; Diversidade; Aprendizagem cooperativa; Investigação-ação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.2994
url https://doi.org/10.21814/rpe.2994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219646287872