Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Thais Emanuelli da Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167728
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
id UFSC_223a23ff0fad039e806a9ad8c9b642bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167728
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBarros, Thais Emanuelli da Silva deRamos, Valmor2016-09-20T04:14:38Z2016-09-20T04:14:38Z2016341142https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167728Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.As investigações a respeito da aprendizagem dos treinadores esportivos têm se concentrado nos processos de aprendizagem do treinador expert, identificando a trajetória de atuação, com o propósito de buscar alternativas, que de fato operacionalize os processos Formais de formação destes profissionais. O principal objetivo deste estudo foi investigar a aprendizagem profissional de treinadores de Ginástica Artística (GA) do Estado de Santa Catarina. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, de caráter descritivo interpretativo, a partir de estudos de caso múltiplos, envolvendo oito treinadores de GA, com reconhecida competência na formação de jovens atletas, com no mínimo dez anos de experiência profissional. Os dados foram obtidos com gravação de áudio, a partir do preenchimento da linha do tempo (Rappaport Time Line) e também por meio de entrevista semiestruturada. A credibilidade das descrições e interpretações do pesquisador foi obtida por meio da triangulação das fontes de dados, da confirmação dos treinadores e da supervisão de investigadores especialistas na formação profissional. Verificou-se que a aprendizagem dos treinadores de GA decorreu em um processo de socialização esportiva, contínuo, ao longo da vida, com trajetórias semelhantes, marcada por etapas (Entrada no esporte; permanência no esporte; ingresso na carreira profissional como treinador) dotadas de crenças, valores e significados pessoais que os fizeram permanecer em contato com o esporte. Os treinadores indicaram uma variedade de situações de aprendizagem em particular, por meio das experiências de prática esportiva, compartilhamento de informações e observação de treinadores mais experientes e cursos específicos da modalidade, característicos do contexto Informal e Não Formal de aprendizagem profissional.<br>Abstract : Investigations about the sporting coaches have tried setting the definition of the expert coach learning processes, developing conceptual models of intervention, with the purpose of seeking alternatives that actually operationalize the Formal processes of education of these professionals. The aim of this study was to investigate how Artistic Gymnastics coaches (GA) of the State of Santa Catarina have become coaches. We adopted a qualitative approach research, interpretive descriptive, from multiple case studies, involving eight GA coaches, with recognized expertise in training youth athletes, with at least ten years of professional experience as coach. Data were obtained with audio recording from the Timeline fill (Rappaport Time Line) as well as through semi-structured interviews. The credibility of the descriptions and interpretations of the researcher was obtained through the triangulation of data sources, confirmation of coaches and supervision of specialist researchers. It was found that the GA coaches learning took place in a sports socialization process, throughout the life, with trajectories marked by stages (early experience in the sport, engagement in the sport practice; move into a professional career as a coach) and beliefs, values and personal meanings that made them stay engaged in the sport context. The coaches indicated a variety of particular learning situations, specially, sport practice experiences, information sharing and watching more experienced coaches and specific courses of the sport, characteristic of Informal and Non-formal learning context apprenticeship.198 p.| il., grafs., tabs.porEducação físicaGinástica artísticaTreinadores de ginásticaAprendizagem profissional de treinadores de ginástica artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL341142.pdfapplication/pdf1230171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167728/1/341142.pdfb76b89c18f65bc8bf2386d7d62eae939MD51123456789/1677282016-09-20 01:14:38.838oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167728Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:14:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
title Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
spellingShingle Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
Barros, Thais Emanuelli da Silva de
Educação física
Ginástica artística
Treinadores de ginástica
title_short Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
title_full Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
title_fullStr Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
title_full_unstemmed Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
title_sort Aprendizagem profissional de treinadores de ginástica artística
author Barros, Thais Emanuelli da Silva de
author_facet Barros, Thais Emanuelli da Silva de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Thais Emanuelli da Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Valmor
contributor_str_mv Ramos, Valmor
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Ginástica artística
Treinadores de ginástica
topic Educação física
Ginástica artística
Treinadores de ginástica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:14:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:14:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167728
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 341142
identifier_str_mv 341142
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167728/1/341142.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b76b89c18f65bc8bf2386d7d62eae939
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805475617144832