A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4710 |
Resumo: | Exame público realizado em 29 de julho de 2019, às 18H00 |
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A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolarPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento Escolar - Aspectos SociaisPersonalidade - Rendimento escolarTeste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACEExame público realizado em 29 de julho de 2019, às 18H00Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoResumo: O conhecimento emocional tem vindo a ser considerado relevante para a adaptação psicossocial, para o desenvolvimento de atitudes positivas na adaptação à escola e para o desempenho escolar. A presente investigação tem como objetivos avaliar o conhecimento emocional em crianças do 1º CEB e compreender a relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar. Participaram neste estudo 60 alunos portugueses, de um Agrupamento de Escolas do Distrito do Porto, que frequentavam, no ano letivo 2017/18, o 2º, 3º e 4º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para avaliar o conhecimento emocional foi utilizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE (Alves, 2006). O rendimento escolar foi obtido a partir das classificações fornecidas pelos professores nas disciplinas curriculares, referentes ao 2º período escolar do ano letivo 2017/18. Neste estudo foram realizadas análises de correlação entre as variáveis. Os resultados sugerem que as crianças identificam com sucesso emoções básicas de alegria, tristeza, zanga e medo, sendo esta identificação facilitada quando as emoções são representadas através de fotografias. Este processo parece ter melhorado ao longo do tempo, já que os alunos identificam melhor as emoções nos anos de escolaridade mais avançados. Finalmente, os resultados evidenciam a existência de relações positivas e estatisticamente significativas entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar. Os resultados do presente estudo remetem para a importância das intervenções nos primeiros anos de escolaridade na promoção do conhecimento emocional, que podem ser coincidentes com a valorização da linguagem oral e escrita.Abstract: Emotional knowledge has been considered relevant for psychosocial adaptation, for the development of positive attitudes in adapting to school and for school performance. The present research aims to evaluate the emotional knowledge in elementary school children and to understand the relationship between emotional knowledge and school performance. Participants in this study were 60 Portuguese students from a school in the District of Porto, who attended the 2nd, 3rd and 4th year of the elementary school, in the 2017/18 school year. To evaluate the emotional knowledge, it was used the Emotional Knowledge Assessment Scale - EACE (Alves, 2006). The school performance was obtained from the classifications provided by the teachers in the curricular subjects, referring to the second school period of the 2017/18 school year. In this study, correlation analyzes were performed between the variables. The results suggest that children successfully identify basic emotions of joy, sadness, anger and fear, and that this identification is facilitated when emotions are represented through photographs. This process seems to improve over time as students better identify emotions in later years of schooling. Finally, the results show the existence of positive and statistically significant relationships between emotional knowledge and school performance. The results of the present study raise to the importance of interventions in the first years of schooling in the promotion of emotional knowledge, which may coincide with the improvement of oral and written language.2019-10-01T15:35:25Z2019-10-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4710http://hdl.handle.net/11067/4710TID:202276856porSilva, Benilde Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:49Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:59.612592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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