A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Benilde Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4710
Resumo: Exame público realizado em 29 de julho de 2019, às 18H00
id RCAP_7d925998006d962ca346b06a155cea35
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolarPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento Escolar - Aspectos SociaisPersonalidade - Rendimento escolarTeste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACEExame público realizado em 29 de julho de 2019, às 18H00Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoResumo: O conhecimento emocional tem vindo a ser considerado relevante para a adaptação psicossocial, para o desenvolvimento de atitudes positivas na adaptação à escola e para o desempenho escolar. A presente investigação tem como objetivos avaliar o conhecimento emocional em crianças do 1º CEB e compreender a relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar. Participaram neste estudo 60 alunos portugueses, de um Agrupamento de Escolas do Distrito do Porto, que frequentavam, no ano letivo 2017/18, o 2º, 3º e 4º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para avaliar o conhecimento emocional foi utilizada a Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE (Alves, 2006). O rendimento escolar foi obtido a partir das classificações fornecidas pelos professores nas disciplinas curriculares, referentes ao 2º período escolar do ano letivo 2017/18. Neste estudo foram realizadas análises de correlação entre as variáveis. Os resultados sugerem que as crianças identificam com sucesso emoções básicas de alegria, tristeza, zanga e medo, sendo esta identificação facilitada quando as emoções são representadas através de fotografias. Este processo parece ter melhorado ao longo do tempo, já que os alunos identificam melhor as emoções nos anos de escolaridade mais avançados. Finalmente, os resultados evidenciam a existência de relações positivas e estatisticamente significativas entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar. Os resultados do presente estudo remetem para a importância das intervenções nos primeiros anos de escolaridade na promoção do conhecimento emocional, que podem ser coincidentes com a valorização da linguagem oral e escrita.Abstract: Emotional knowledge has been considered relevant for psychosocial adaptation, for the development of positive attitudes in adapting to school and for school performance. The present research aims to evaluate the emotional knowledge in elementary school children and to understand the relationship between emotional knowledge and school performance. Participants in this study were 60 Portuguese students from a school in the District of Porto, who attended the 2nd, 3rd and 4th year of the elementary school, in the 2017/18 school year. To evaluate the emotional knowledge, it was used the Emotional Knowledge Assessment Scale - EACE (Alves, 2006). The school performance was obtained from the classifications provided by the teachers in the curricular subjects, referring to the second school period of the 2017/18 school year. In this study, correlation analyzes were performed between the variables. The results suggest that children successfully identify basic emotions of joy, sadness, anger and fear, and that this identification is facilitated when emotions are represented through photographs. This process seems to improve over time as students better identify emotions in later years of schooling. Finally, the results show the existence of positive and statistically significant relationships between emotional knowledge and school performance. The results of the present study raise to the importance of interventions in the first years of schooling in the promotion of emotional knowledge, which may coincide with the improvement of oral and written language.2019-10-01T15:35:25Z2019-10-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4710http://hdl.handle.net/11067/4710TID:202276856porSilva, Benilde Barbosa dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:49Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:59.612592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
title A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
spellingShingle A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
Silva, Benilde Barbosa da
Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
title_short A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
title_full A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
title_fullStr A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
title_full_unstemmed A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
title_sort A relação entre o conhecimento emocional e o rendimento escolar
author Silva, Benilde Barbosa da
author_facet Silva, Benilde Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Benilde Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
topic Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
description Exame público realizado em 29 de julho de 2019, às 18H00
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T15:35:25Z
2019-10-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4710
http://hdl.handle.net/11067/4710
TID:202276856
url http://hdl.handle.net/11067/4710
identifier_str_mv TID:202276856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136731802370048