Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandra, Daniela Filipa Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4709
Resumo: Exame público realizado em 30 de julho de 2019, às 18H00
id RCAP_303767292fcb8c32f2265125f9db7ea0
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundárioPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento Escolar - Aspectos SociaisPersonalidade - Rendimento escolarTeste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACETeste psicológico - School Engagement InstrumentoExame público realizado em 30 de julho de 2019, às 18H00Dissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoResumo: O envolvimento escolar dos alunos é uma preocupação da comunidade educativa, da academia e dos decisores políticos. São vários os fatores que contribuem para o envolvimento escolar, desde variáveis pessoais, familiares, sociais e académicas. A retenção escolar é uma opção controversa na educação atual que também condiciona o modo como os alunos se envolvem com a escola. Muitos dos estudos realizados têm analisado o impacto da retenção no desempenho escolar. Menos atenção tem sido direcionada para as implicações da retenção no envolvimento escolar dos alunos, designadamente na sua vertente cognitiva e psicológica. Neste estudo pretende-se avaliar o envolvimento escolar dos alunos de diferentes anos de escolaridade, em função da existência de retenções escolares. Participaram neste estudo 986 alunos (480 do género masculino e 506 do género feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos de idade, a frequentarem os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Foram recolhidas informações sociodemográficas e académicas dos alunos e utilizada a Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar – EAEE (Moreira, Vaz, Dias, & Petracchi, 2009), a versão portuguesa do School Engagement Instrumento (Appleton, & Christenson, 2004), de forma a avaliar o nível de envolvimento dos alunos com a escola, contemplando as dimensões cognitiva e psicológica. Os estudos de diferenças de médias realizados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas em relação ao envolvimento escolar dos alunos, em função do ano de escolaridade, habilitações literárias dos progenitores, da qualidade do sucesso dos alunos e do número de retenções. Este estudo contribuiu para o corpo de investigação sobre o envolvimento escolar e a retenção, acrescentando evidência empírica de que reter os alunos contribui para a diminuição do envolvimento escolar, ao longo do percurso académico.Abstract: The involvement of students in school is a concern of the educational community, research and policy makers. There are several factors that contribute to this involvement, namely personal, family, social and academic variables. School retention is a controversial option in the recent education policies, that also influence the way students engage with school. Many studies have examined the impact of retention on school performance. Less attention has been directed to the implications of retention on pupils' school involvement, particularly in their cognitive and psychological domains. This study aims to evaluate the school involvement of students from different grades, due to the existence of school retentions. A total of 986 students (480 males and 506 females), aged 9 to 19 years old, attended elementary and middle school. Sociodemographic and academic information was collected from the students and the School Engagement Instrument (Appleton, & Christenson, 2004) on its Portuguese version “Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar” – EAEE (Moreira, Vaz, Dias, & Petracchi, 2009) was used to assess the level of student’s involvement with the school, considering the cognitive and psychological dimensions. The analysis performed suggest that there are statistically significant differences in relation to the students' school involvement, as a function of the year of schooling, parental education, the quality of student success and the number of retentions. This study contributed to the research on school involvement and retention, adding empirical evidence that retaining students contributes to decreased of school involvement throughout the academic journey.2019-10-01T15:14:11Z2019-10-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4709http://hdl.handle.net/11067/4709TID:202276848porGandra, Daniela Filipa Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:35.916636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
title Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
spellingShingle Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
Gandra, Daniela Filipa Sousa
Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
Teste psicológico - School Engagement Instrumento
title_short Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
title_full Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
title_fullStr Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
title_sort Envolvimento escolar e retenções escolares : estudo comparativo com alunos do ensino secundário
author Gandra, Daniela Filipa Sousa
author_facet Gandra, Daniela Filipa Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gandra, Daniela Filipa Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
Teste psicológico - School Engagement Instrumento
topic Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar - Aspectos Sociais
Personalidade - Rendimento escolar
Teste psicológico - Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional - EACE
Teste psicológico - School Engagement Instrumento
description Exame público realizado em 30 de julho de 2019, às 18H00
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T15:14:11Z
2019-10-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4709
http://hdl.handle.net/11067/4709
TID:202276848
url http://hdl.handle.net/11067/4709
identifier_str_mv TID:202276848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136746712072192