A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5727 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
id |
RCAP_b3a9a9bb58ae201c392ea018e5310621 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolarPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento EscolarAspectos SociaisPersonalidadeRendimento escolarDissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoExame público realizado em 12 de janeiro de 2020, às 17H00Diversas investigações apresentam o envolvimento escolar como uma variável de grande contributo para o sucesso escolar, sendo importante para o percurso e rendimento académico dos alunos. A importância das competências socioemocionais tem também sido reconhecida nos diferentes contextos, contribuindo igualmente para o sucesso académico, ajustamento social, melhoria na qualidade dos relacionamentos, resolução construtiva dos conflitos e comportamentos mais saudáveis. O presente estudo pretende analisar a relação entre o envolvimento escolar e as competências sociemocionais. Participaram neste estudo 82 alunos, 41 do sexo feminino e 41 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos de idade (M = 13.68, DP = 1.13), que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Foram recolhidas informações sociodemográficas e utilizado o Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (Coelho et al., 2015) e também, a versão portuguesa da Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar – EAEE (Moreira et al., 2009). As análises de correlação de Pearson sugerem que existem relações positivas e significativas entre o Envolvimento Escolar Cognitivo e as dimensões de Autocontrolo e Tomada de Decisão Responsável. Verificaram-se também relações positivas e significativas entre o Envolvimento Escolar Psicológico e as dimensões de Consciência Social e Competências Relacionais. As análises também indicam uma relação negativa e significativa entre o Envolvimento Escolar Psicológico e o Isolamento Social. Este estudo contribui para o corpo de investigação sobre o envolvimento escolar e as competências socioemocionais, acrescentando evidência empírica ao estudo da relação entre estas variáveis, dentro do sistema de ensino português, segundo a perspetiva dos alunos.Several investigations have shown that school engagement is crucial for school success, with an important role in students' academic progress and performance. The importance of socio-emotional competences has also been recognized in different contexts, contributing to academic success, social adjustment, improvement the quality of relationships, constructive resolution of conflicts and healthier behavior. The present study analyzes the relationship between school engagement and socio-emotional skills. 82 students participated in this study, 41 females and 41 males, aged between 12 and 16 years old (M = 13.68, DP = 1.13), who attended middle school. Sociodemographic information was collected and the Socioemotional Skills Assessment Questionnaire (Coelho et al., 2015) and the Portuguese version of the School Engagement Assessment Scale – EAEE (Moreira et al., 2009). Pearson's correlation analyzes showed that there are positive and relevant relationships between Cognitive School Involvement and the dimensions of Self-Control and Responsible Decision Making. There were also positive and related relationships between the Psychological School Engagement and the dimensions of Social Awareness and Relationship Skills. The analyzes also indicated a strong and negative relationship between Psychological School Engagement and Social Isolation. This study contributed to the body of research on school engagement and as socio-emotional skills, revealing empirical evidence for the relationship between these variables, within the Portuguese education system, according to the students' perspective.2021-01-19T15:39:05Z2021-01-192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5727http://hdl.handle.net/11067/5727TID:202576663porCare, Catarina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:26Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:10.793831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
title |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
spellingShingle |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar Care, Catarina de Almeida Psicologia Psicologia da educação Rendimento Escolar Aspectos Sociais Personalidade Rendimento escolar |
title_short |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
title_full |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
title_fullStr |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
title_full_unstemmed |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
title_sort |
A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar |
author |
Care, Catarina de Almeida |
author_facet |
Care, Catarina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Care, Catarina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia da educação Rendimento Escolar Aspectos Sociais Personalidade Rendimento escolar |
topic |
Psicologia Psicologia da educação Rendimento Escolar Aspectos Sociais Personalidade Rendimento escolar |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-19T15:39:05Z 2021-01-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5727 http://hdl.handle.net/11067/5727 TID:202576663 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5727 |
identifier_str_mv |
TID:202576663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136761743409152 |