A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Care, Catarina de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5727
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
id RCAP_b3a9a9bb58ae201c392ea018e5310621
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolarPsicologiaPsicologia da educaçãoRendimento EscolarAspectos SociaisPersonalidadeRendimento escolarDissertação de mestrado em Psicologia da EducaçãoExame público realizado em 12 de janeiro de 2020, às 17H00Diversas investigações apresentam o envolvimento escolar como uma variável de grande contributo para o sucesso escolar, sendo importante para o percurso e rendimento académico dos alunos. A importância das competências socioemocionais tem também sido reconhecida nos diferentes contextos, contribuindo igualmente para o sucesso académico, ajustamento social, melhoria na qualidade dos relacionamentos, resolução construtiva dos conflitos e comportamentos mais saudáveis. O presente estudo pretende analisar a relação entre o envolvimento escolar e as competências sociemocionais. Participaram neste estudo 82 alunos, 41 do sexo feminino e 41 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos de idade (M = 13.68, DP = 1.13), que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Foram recolhidas informações sociodemográficas e utilizado o Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais (Coelho et al., 2015) e também, a versão portuguesa da Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar – EAEE (Moreira et al., 2009). As análises de correlação de Pearson sugerem que existem relações positivas e significativas entre o Envolvimento Escolar Cognitivo e as dimensões de Autocontrolo e Tomada de Decisão Responsável. Verificaram-se também relações positivas e significativas entre o Envolvimento Escolar Psicológico e as dimensões de Consciência Social e Competências Relacionais. As análises também indicam uma relação negativa e significativa entre o Envolvimento Escolar Psicológico e o Isolamento Social. Este estudo contribui para o corpo de investigação sobre o envolvimento escolar e as competências socioemocionais, acrescentando evidência empírica ao estudo da relação entre estas variáveis, dentro do sistema de ensino português, segundo a perspetiva dos alunos.Several investigations have shown that school engagement is crucial for school success, with an important role in students' academic progress and performance. The importance of socio-emotional competences has also been recognized in different contexts, contributing to academic success, social adjustment, improvement the quality of relationships, constructive resolution of conflicts and healthier behavior. The present study analyzes the relationship between school engagement and socio-emotional skills. 82 students participated in this study, 41 females and 41 males, aged between 12 and 16 years old (M = 13.68, DP = 1.13), who attended middle school. Sociodemographic information was collected and the Socioemotional Skills Assessment Questionnaire (Coelho et al., 2015) and the Portuguese version of the School Engagement Assessment Scale – EAEE (Moreira et al., 2009). Pearson's correlation analyzes showed that there are positive and relevant relationships between Cognitive School Involvement and the dimensions of Self-Control and Responsible Decision Making. There were also positive and related relationships between the Psychological School Engagement and the dimensions of Social Awareness and Relationship Skills. The analyzes also indicated a strong and negative relationship between Psychological School Engagement and Social Isolation. This study contributed to the body of research on school engagement and as socio-emotional skills, revealing empirical evidence for the relationship between these variables, within the Portuguese education system, according to the students' perspective.2021-01-19T15:39:05Z2021-01-192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5727http://hdl.handle.net/11067/5727TID:202576663porCare, Catarina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:26Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:10.793831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
title A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
spellingShingle A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
Care, Catarina de Almeida
Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Rendimento escolar
title_short A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
title_full A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
title_fullStr A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
title_full_unstemmed A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
title_sort A relação entre as competências socioemocionais e o envolvimento escolar
author Care, Catarina de Almeida
author_facet Care, Catarina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Care, Catarina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Rendimento escolar
topic Psicologia
Psicologia da educação
Rendimento Escolar
Aspectos Sociais
Personalidade
Rendimento escolar
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-19T15:39:05Z
2021-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5727
http://hdl.handle.net/11067/5727
TID:202576663
url http://hdl.handle.net/11067/5727
identifier_str_mv TID:202576663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136761743409152