O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26694 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_7da43fbd6b61d400fe78298074a59364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidoressmartphoneatributos funcionaisatributos emocionaislealdadesatisfaçãocustos de mudançafunctional attributesemotional attributesloyaltysatisfactionswitching costsMestrado Bolonha em MarketingCom o desenvolvimento da tecnologia dos smartphones, surgiram muitos tipos diferentes de smartphones e o mercado dos smartphones torna-se cada vez mais competitivo. Ao mesmo tempo, de simples tecnologia de comunicação a uma ferramenta importante, pode-se dizer que a função de smartphone de hoje, tal como as funções da água ou da comida, é um aspeto tão importante da vida quotidiana das pessoas. Por conseguinte, compreender a tendência dos smartphones é a chave para o sucesso das empresas de smartphones. Este artigo partiu dos atributos emocionais e funcionais dos smartphones e combinou os resultados da investigação de diferentes académicos sobre a lealdade dos clientes para explorar como os atributos emocionais e funcionais dos smartphones afetam a lealdade dos clientes. As etapas principais da dissertação foram os seguintes: 1. Com base na revisão da literatura, analisou-se a relação entre atributos emocionais e funcionais e satisfação, e os fatores que afetam a lealdade; 2. Combinou-se os resultados da literatura para estabelecer um modelo de pesquisa e apresentar hipóteses; 3. Projetou-se e divulgou-se um questionário, recolheram-se dados e usou-se o software SPSS para analisar, testaram-se as hipóteses, tiraram-se conclusões de pesquisa e, finalmente, apresentaram-se sugestões de marketing para o mercado de smartphones. Através do trabalho acima, esta dissertação tira as seguintes conclusões: as pessoas de diferentes características culturais são influenciadas por diferentes atributos de smartphone; o sistema operativo de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; a autonomia da bateria de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; o armazenamento de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; a câmara de smartphones não tem o impacto positivo na satisfação; o design de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; o assistente virtual de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; o logotipo de smartphones tem o impacto positivo na satisfação; os custos de mudança e satisfação têm o impacto positivo na lealdadeWith the development of smartphone technology, many different types of smartphones have emerged, and the smartphone market is becoming more and more competitive. At the same time, from simple communication technology to an important tool, you can say that today's smartphone function, like the functions of water or food, becomes as important an aspect of people's daily lives. Therefore, grasping the development trend of smartphones is the key to the success of mobile phone companies. This paper starts with the emotional and functional attributes of smartphones, combined with the research results of different scholars on customer loyalty, to discuss how the emotional and functional attributes of smartphones affect customer loyalty. The main research work of this dissertation is as follows: 1. On the basis of literature review, the relationship between emotional and functional attributes and satisfaction, and several factors that affect loyalty; 2. Were analyzed the research results of previous literature were combined to establish a research Model, and hypotheses were put forward; 3. a questionnaire was designed and shared, data were collected, and SPSS software was used to analyze and test the hypotheses. Through the above work, this dissertation draws the following conclusions: people of different cultural background are influenced by different smartphone attributes; smartphone operating system has a positive impact on satisfaction; smartphone battery life has a positive impact on satisfaction; smartphone storage has a positive impact on satisfaction; smartphone camera doesn’t have a positive impact on satisfaction; smartphone design has a positive impact on satisfaction; smartphone virtual assistant a positive impact on satisfaction; smartphone logo has a positive impact on satisfaction; switching costs and satisfaction have a positive impact on loyalty.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana Fernandes dosRepositório da Universidade de LisboaYubo, Yang2023-01-04T13:19:49Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26694porYubo, Yang (2022). “O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:17.587620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
title |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
spellingShingle |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores Yubo, Yang smartphone atributos funcionais atributos emocionais lealdade satisfação custos de mudança functional attributes emotional attributes loyalty satisfaction switching costs |
title_short |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
title_full |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
title_fullStr |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
title_full_unstemmed |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
title_sort |
O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores |
author |
Yubo, Yang |
author_facet |
Yubo, Yang |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Susana Fernandes dos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yubo, Yang |
dc.subject.por.fl_str_mv |
smartphone atributos funcionais atributos emocionais lealdade satisfação custos de mudança functional attributes emotional attributes loyalty satisfaction switching costs |
topic |
smartphone atributos funcionais atributos emocionais lealdade satisfação custos de mudança functional attributes emotional attributes loyalty satisfaction switching costs |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-04T13:19:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26694 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Yubo, Yang (2022). “O impacto dos atributos de smartphone na lealdade dos consumidores”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131200251494400 |