A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9477
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7dac48fb2b3f7495b0d8e48fae859556
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oralJardim de InfânciaInvestigação-açãoDesenhoComunicação oralKindergartenAction researchDrawingOral communicationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), pertencente ao 3.º semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Decorre da prática realizada em Jardim de Infância, entre 25 de setembro de 2017 e 19 de janeiro de 2018. Este relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido no período de intervenção em Jardim de Infância, apresentando, de forma fundamentada, todo o trabalho desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e seis anos. Para além do já mencionado, será também apresentada uma investigação desenvolvida no mesmo contexto, na qual é apresentado todo o processo e consequente revisão da literatura, roteiro ético, análise e discussão dos dados. A investigação advém de uma problemática identificada no grupo de crianças envolvido na PPS II, relativa à dificuldade de comunicação oral do mesmo, sendo o objetivo de estudo da investigação, o de compreender se o desenho contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação oral em idade pré-escolar. No último capítulo, é realizada uma análise ao percurso feito nos dois módulos da Prática Profissional Supervisionada, em contextos de Creche e Jardim de Infância.ABSTRACT This report is part of the Supervised Professional Practice module (module II), belonging to the 3rd semester of the Master's Degree in Pre-School Education on Lisbon Higher Education School. It comes from the practice performed in kindergarten, between September 25, 2017 and January 19, 2018. This report has one main objective, describe and reflect on the work developed during the period of intervention in kindergarten, presenting, in a grounded manner, all the work developed with a group of children between the ages of three and six. In addition to the aforementioned, a research developed in the same context will also be presented, which the whole process and consequent literature review, ethical road map, analysis and discussion of data are presented. The investigation comes from a problematic found in the group of children involved in PPS II, regarding the difficulty of oral communication on the same one, being the objective of study of the investigation, to realize if the design contributes to the development of oral communication skills, in pre-school age. In the last chapter an analysis is made of the course taken in the two modules of Supervised Professional Practice, preschool and kindergarten.Simões, AnaRCIPLGarcia, Ana Filipa Candeias Nunes2019-02-11T14:15:06Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9477TID:202028291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:02.721513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
title A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
spellingShingle A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
Jardim de Infância
Investigação-ação
Desenho
Comunicação oral
Kindergarten
Action research
Drawing
Oral communication
title_short A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
title_full A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
title_fullStr A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
title_full_unstemmed A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
title_sort A importância do desenho na aquisição de competências de comunicação oral
author Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
author_facet Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana Filipa Candeias Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Investigação-ação
Desenho
Comunicação oral
Kindergarten
Action research
Drawing
Oral communication
topic Jardim de Infância
Investigação-ação
Desenho
Comunicação oral
Kindergarten
Action research
Drawing
Oral communication
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-11T14:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9477
TID:202028291
url http://hdl.handle.net/10400.21/9477
identifier_str_mv TID:202028291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443890610176