Dança, qualidade de vida e auto-conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrinhas, Tatiana Rocha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4999
Resumo: As crianças constituem aproximadamente um terço da população mundial, mas apesar da qualidade de vida e o autoconceito serem amplamente estudados, a perspetiva da criança é pouco considerada. Em termos de desenvolvimento, é reconhecida a relevância das experiências culturais e artísticas e, neste sentido, a dança revela alguma expressão. O presente estudo pretende compreender as relações entre a prática da dança, o autoconceito e a perceção da qualidade de vida em crianças. O objetivo principal foi verificar as diferenças entre crianças praticantes e não praticantes de aulas de dança relativamente a estas variáveis. Participaram 128 crianças com idades entre os 8 e os 12 anos (M=8,97; DP=0,96). O protocolo de investigação compreende um questionário sociodemográfico, o Questionário de Qualidade de Vida e o perfil de autoperceção da Escala de Autoconceito para crianças e pré-adolescentes de Susan Harter. Os resultados revelam diferenças estatísticamente significativas nas crianças praticantes de aulas de dança tendo sido encontrados níveis superiores de Qualidade de Vida no “score total” (t(126)=-2,65; p=0,009; d=0,48) e resultados superiores em algumas dimensões do autoconceito, nomeadamente na “Competência Escolar” (t(126)=-2,38; p=0,019; d=0,43). Foram apuradas diferenças marginalmente significativas nas dimensões “Aceitação Social”, “Comportamento” e “Autoestima”. Nesta investigação verificou-se uma correlação positiva entre o autoconceito e a qualidade de vida, sendo que este se revela como um preditor da qualidade de vida.
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description As crianças constituem aproximadamente um terço da população mundial, mas apesar da qualidade de vida e o autoconceito serem amplamente estudados, a perspetiva da criança é pouco considerada. Em termos de desenvolvimento, é reconhecida a relevância das experiências culturais e artísticas e, neste sentido, a dança revela alguma expressão. O presente estudo pretende compreender as relações entre a prática da dança, o autoconceito e a perceção da qualidade de vida em crianças. O objetivo principal foi verificar as diferenças entre crianças praticantes e não praticantes de aulas de dança relativamente a estas variáveis. Participaram 128 crianças com idades entre os 8 e os 12 anos (M=8,97; DP=0,96). O protocolo de investigação compreende um questionário sociodemográfico, o Questionário de Qualidade de Vida e o perfil de autoperceção da Escala de Autoconceito para crianças e pré-adolescentes de Susan Harter. Os resultados revelam diferenças estatísticamente significativas nas crianças praticantes de aulas de dança tendo sido encontrados níveis superiores de Qualidade de Vida no “score total” (t(126)=-2,65; p=0,009; d=0,48) e resultados superiores em algumas dimensões do autoconceito, nomeadamente na “Competência Escolar” (t(126)=-2,38; p=0,019; d=0,43). Foram apuradas diferenças marginalmente significativas nas dimensões “Aceitação Social”, “Comportamento” e “Autoestima”. Nesta investigação verificou-se uma correlação positiva entre o autoconceito e a qualidade de vida, sendo que este se revela como um preditor da qualidade de vida.
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