As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23148
Resumo: A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior timorense, mais especificamente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), não é ainda comum. Tendo em consideração esta realidade e numa altura em que o recurso a TIC para suportar os processos de ensino e aprendizagem é já uma prática corrente nas instituições de ensino superior de muitos países, importa compreender a realidade timorense. Assim, este trabalho analisa e descreve os problemas e benefícios experienciados por alunos e professores na utilização de TIC e ambientes virtuais de aprendizagem, no suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da UNTL. Como instrumento central no processo de recolha dados foram organizados e estruturados questionários. Responderam a estes questionários 112 estudantes e 20 professores das Licenciaturas em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Informática, e Geologia e Petróleo. Este trabalho é uma primeira abordagem, permitindo caracterizar o contexto e os interesses institucionais no âmbito das tecnologias. Os resultados evidenciam ainda bastante carência no conhecimento, acesso e utilização de recursos digitais, principalmente pelos estudantes. As condições técnicas são também indicadas como fatores limitativos de utilização regular. No essencial, o estudo contribui com informação importante para suportar futuramente um modelo protótipo e implementar uma plataforma que permita criar uma primeira ponte digital efetiva entre os estudantes e os professores.
id RCAP_7dd6c797a9c54dd972a515100224ab6c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorenseComunicação multimédiaPlataformas digitaisTecnologias da informação e comunicaçãoEnsino superior - Timor-LesteRecursos webInovação educativaA utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior timorense, mais especificamente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), não é ainda comum. Tendo em consideração esta realidade e numa altura em que o recurso a TIC para suportar os processos de ensino e aprendizagem é já uma prática corrente nas instituições de ensino superior de muitos países, importa compreender a realidade timorense. Assim, este trabalho analisa e descreve os problemas e benefícios experienciados por alunos e professores na utilização de TIC e ambientes virtuais de aprendizagem, no suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da UNTL. Como instrumento central no processo de recolha dados foram organizados e estruturados questionários. Responderam a estes questionários 112 estudantes e 20 professores das Licenciaturas em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Informática, e Geologia e Petróleo. Este trabalho é uma primeira abordagem, permitindo caracterizar o contexto e os interesses institucionais no âmbito das tecnologias. Os resultados evidenciam ainda bastante carência no conhecimento, acesso e utilização de recursos digitais, principalmente pelos estudantes. As condições técnicas são também indicadas como fatores limitativos de utilização regular. No essencial, o estudo contribui com informação importante para suportar futuramente um modelo protótipo e implementar uma plataforma que permita criar uma primeira ponte digital efetiva entre os estudantes e os professores.The use of information and communication technologies (ICT) in Timorese higher education, more specifically at the National University of Timor Lorosa’e (UNTL) is not yet common. Bearing in mind this reality and at a time when the use of ICT to support the teaching and learning processes is already a common practice in higher education institutions in many countries, it is important to understand the Timorese reality. Thus, this paper analyses and describes the problems and benefits experienced by students and teachers using ICT and in virtual learning environments, in support of the teaching and learning process of the Engineering, Science and Technology School at UNTL. As a central instrument in the data collection process, questionnaires were organised and structured. 112 students and 20 teachers from degrees in Civil Engineering, Mechanical Engineering, Electrical and Electronic Engineering, Computer Engineering, and Geology and Petroleum answered to these questionnaires. This work is a first approach in order to characterize the context and the institutional interests within technologies. The results also show a significant lack of knowledge, access and use of digital resources mainly by students. The technical conditions are also indicated as limiting factors of regular use. Essentially, the study adds important information to support a prototype model in the future and to establish a platform to create a first effective digital bridge between students and teachers.Universidade de Aveiro2018-05-15T15:05:49Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23148TID:201942453porPinto, José Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:08Zoai:ria.ua.pt:10773/23148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:01.980978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
title As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
spellingShingle As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
Pinto, José Soares
Comunicação multimédia
Plataformas digitais
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior - Timor-Leste
Recursos web
Inovação educativa
title_short As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
title_full As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
title_fullStr As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
title_full_unstemmed As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
title_sort As TIC e os ambientes virtuais de aprendizagem no suporte ao processo educativo do ensino superior timorense
author Pinto, José Soares
author_facet Pinto, José Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Plataformas digitais
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior - Timor-Leste
Recursos web
Inovação educativa
topic Comunicação multimédia
Plataformas digitais
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino superior - Timor-Leste
Recursos web
Inovação educativa
description A utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior timorense, mais especificamente na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL), não é ainda comum. Tendo em consideração esta realidade e numa altura em que o recurso a TIC para suportar os processos de ensino e aprendizagem é já uma prática corrente nas instituições de ensino superior de muitos países, importa compreender a realidade timorense. Assim, este trabalho analisa e descreve os problemas e benefícios experienciados por alunos e professores na utilização de TIC e ambientes virtuais de aprendizagem, no suporte ao processo de ensino e aprendizagem da Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da UNTL. Como instrumento central no processo de recolha dados foram organizados e estruturados questionários. Responderam a estes questionários 112 estudantes e 20 professores das Licenciaturas em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Informática, e Geologia e Petróleo. Este trabalho é uma primeira abordagem, permitindo caracterizar o contexto e os interesses institucionais no âmbito das tecnologias. Os resultados evidenciam ainda bastante carência no conhecimento, acesso e utilização de recursos digitais, principalmente pelos estudantes. As condições técnicas são também indicadas como fatores limitativos de utilização regular. No essencial, o estudo contribui com informação importante para suportar futuramente um modelo protótipo e implementar uma plataforma que permita criar uma primeira ponte digital efetiva entre os estudantes e os professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-15T15:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23148
TID:201942453
url http://hdl.handle.net/10773/23148
identifier_str_mv TID:201942453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137624068194304