A gestão de identidade visual para a melhoria da comunicação : o caso de estudo Unidade Local de Saúde de Castelo Branco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5596 |
Resumo: | O presente projeto surge para dar resposta a lacunas existentes na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. O projeto teve como principal objetivo corrigir problemas como: incoerência gráfica e semântica, falta de contraste, ilegibilidade na comunicação da Identidade Visual Corporativa e no sistema de orientação, que comprometiam a utilização e compreensão dos seus meios de comunicação e espaços. Em termos de metodologias não intervencionistas, foram estudadas obras de autores de referência, com o intuito de adquirir e consolidar novos conhecimentos. Para além da revisão da literatura, foi fulcral conhecer estudos de casos de situações semelhantes, tendo estes sido uma mais-valia na aquisição de conhecimentos e de uma realidade aplicada. Com a revisão da literatura verificou-se o quanto é relevante o contributo do design para a humanização em meios hospitalares, a importância da coerência e inclusividade na comunicação visual, e o quanto é fulcral o design de informação na criação e uniformização de uma sinalética corporativa. A investigação ativa consistiu no design da Identidade Visual e no respetivo sistema de orientação e informação. Com as bases necessárias procedeu-se ao redesign da identidade visual e da sinalética corporativa, tendo sempre em conta questões como acessibilidades, humanização, inclusividade e o público-alvo, bem como a definição de submarcas da ULSCB. Uma outra componente não intervencionista consistiu na observação direta e, posteriormente, na implementação de testes e técnicas como desfoque da marca gráfica, Teste de Estimação da Compreensão e Teste de dimensões de placas. O desenvolvimento desta investigação representa a melhoria da comunicação da ULSCB, nomeadamente em adequação e coerência gráfica e semântica, adequadas ao perfil de utilizador, definindo-se alguns princípios de design que assegurem a consistência e uniformização de todos os meios de identidade visual, desde a marca gráfica à sinalética. Deste modo, conclui-se que este projeto contribuiu, de forma positiva para que a comunicação corporativa da ULSCB passasse a estar de acordo com os seus valores, sua missão, posicionamento e conceito que a entidade pretende transmitir. |
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A gestão de identidade visual para a melhoria da comunicação : o caso de estudo Unidade Local de Saúde de Castelo BrancoDesign gráficoIdentidade visual corporativaSinalética corporativaHumanizaçãoInclusividadeGraphic designCorporate visual identityCorporate signageHumanizationInclusivityDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente projeto surge para dar resposta a lacunas existentes na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. O projeto teve como principal objetivo corrigir problemas como: incoerência gráfica e semântica, falta de contraste, ilegibilidade na comunicação da Identidade Visual Corporativa e no sistema de orientação, que comprometiam a utilização e compreensão dos seus meios de comunicação e espaços. Em termos de metodologias não intervencionistas, foram estudadas obras de autores de referência, com o intuito de adquirir e consolidar novos conhecimentos. Para além da revisão da literatura, foi fulcral conhecer estudos de casos de situações semelhantes, tendo estes sido uma mais-valia na aquisição de conhecimentos e de uma realidade aplicada. Com a revisão da literatura verificou-se o quanto é relevante o contributo do design para a humanização em meios hospitalares, a importância da coerência e inclusividade na comunicação visual, e o quanto é fulcral o design de informação na criação e uniformização de uma sinalética corporativa. A investigação ativa consistiu no design da Identidade Visual e no respetivo sistema de orientação e informação. Com as bases necessárias procedeu-se ao redesign da identidade visual e da sinalética corporativa, tendo sempre em conta questões como acessibilidades, humanização, inclusividade e o público-alvo, bem como a definição de submarcas da ULSCB. Uma outra componente não intervencionista consistiu na observação direta e, posteriormente, na implementação de testes e técnicas como desfoque da marca gráfica, Teste de Estimação da Compreensão e Teste de dimensões de placas. O desenvolvimento desta investigação representa a melhoria da comunicação da ULSCB, nomeadamente em adequação e coerência gráfica e semântica, adequadas ao perfil de utilizador, definindo-se alguns princípios de design que assegurem a consistência e uniformização de todos os meios de identidade visual, desde a marca gráfica à sinalética. Deste modo, conclui-se que este projeto contribuiu, de forma positiva para que a comunicação corporativa da ULSCB passasse a estar de acordo com os seus valores, sua missão, posicionamento e conceito que a entidade pretende transmitir.Abstract : The present project comes to give answer to same existent falls in Local Health Unit of Castelo Branco. This Project had as principal object to correct same problems like: graphic and semantic incoherence, lack of contrast, illegibility in corporate communication and guidance system, which compromised the use and understanding of its communication and spaces. In terms of non-interventionist methodologies, the works of reference authors were studied in order to acquire and consolidate new knowledge. In addition to the literature review, it was crucial to know case studies of similar situations, which were an added value in the acquisition of knowledge and an applied reality. With the literature review, it was verified the relevance of the contribution of design to humanization in hospital settings, the importance of consistency and inclusiveness in visual communication, and the importance of information design in the creation and standardization of corporate signage. Active investigation consisted of the design of the Visual Identity and its orientation and information system. With the necessary bases, the redesign of the visual identity and corporate signage was carried out, always taking into account issues such as accessibility, humanization, inclusiveness and the target audience, as well as the definition of ULSCB sub-brands. Another non-interventionist component consisted of direct observation and later in the implementation of tests and techniques such as graphic mark distort, Comprehension Estimation Test and Plate Dimension Test. The development of this investigation represents the improvement of the communication of the ULSCB, namely in the adequacy and coherence of graphics and semantics, appropriate to the user profile, defining some design principles that ensure the consistency and uniformity of all means of visual identity, from the Mark to the signage. In this way, we conclude that this project contributed positively so that the corporate communication of the ULSCB happened to be in agreement with its values, its mission, position and concept that the entity intends to transmit.Martins, Daniel RaposoNeves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAmaral, Mariana2022-06-02T00:30:17Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5596TID:201719584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:49:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:19.746731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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