Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40727 |
Resumo: | Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente. |
id |
RCAP_7df677ad1fe530ee6ce9617e5aa1eaf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícitaComparison of probabilities of events posed by explicit and implicit formComparação de probabilidadesAcontecimentos explícitos e implícitosFuturos educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeComparison of probabilitiesExplicit and implicit eventsProspective educators and teachers of the first years of schoolingCiências Sociais::Outras Ciências SociaisNeste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.In this paper the responses by prospective educators and teachers of early years of schooling is studied when comparing probabilities of events posed by explicit and implicit form, in order to determine the influence of the level of explicitness in the comparison of probabilities. Fifty-one prospective educators and teachers of the first years of education participated in this study, and answered a questionnaire containing two questions with many items that involved the comparison of probabilities of events posed explicitly and explicitly. Results suggested that, globally, the items formulated in the implicit form were more difficult for the students than those formulated in explicit form.Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM. Proyecto EDU2013-41141-P (MEC)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioBatanero, CarmenCorreia, Paulo FerreiraGea, M. Magdalena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40727porFernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-601981-132210.5007/1981-1322.2015v10n2p42https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:09.582314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita Comparison of probabilities of events posed by explicit and implicit form |
title |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
spellingShingle |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita Fernandes, José António Comparação de probabilidades Acontecimentos explícitos e implícitos Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Comparison of probabilities Explicit and implicit events Prospective educators and teachers of the first years of schooling Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
title_full |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
title_fullStr |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
title_full_unstemmed |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
title_sort |
Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Batanero, Carmen Correia, Paulo Ferreira Gea, M. Magdalena |
author_role |
author |
author2 |
Batanero, Carmen Correia, Paulo Ferreira Gea, M. Magdalena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Batanero, Carmen Correia, Paulo Ferreira Gea, M. Magdalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comparação de probabilidades Acontecimentos explícitos e implícitos Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Comparison of probabilities Explicit and implicit events Prospective educators and teachers of the first years of schooling Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Comparação de probabilidades Acontecimentos explícitos e implícitos Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Comparison of probabilities Explicit and implicit events Prospective educators and teachers of the first years of schooling Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40727 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-60 1981-1322 10.5007/1981-1322.2015v10n2p42 https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132583266615296 |