O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/422 |
Resumo: | O presente estudo exploratório aborda a temática da avaliação na educação Pré-Escolar. Com ele pretendemos conhecer a opinião dos educadores de infância sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem como factor de qualidade educativa, no ano lectivo 2006/2007, no Concelho de Vila Real. Os educadores de infância cada vez mais se têm afirmado como docentes que pretendem instituir um carácter qualitativo no seu sector de ensino. O presente estudo tem por objectivo auscultar os educadores sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e repensar o trabalho em educação de infância como sendo a primeira etapa no percurso educativo das crianças e promotor de aprendizagens significativas. O estudo em questão pretende, pois, corroborar a ideia de que os educadores têm a preocupação de realizar um trabalho com qualidade porque utilizam as estratégias de ensino mais adequadas às características específicas das crianças com quem trabalham, facilitadas pelo processo de avaliação. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os educadores referem que a avaliação se destina a verificar a evolução das crianças, constituindo, também, o motor de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. |
id |
RCAP_7e0aa5ea9d0730e85e7ab6fc96bad741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/422 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratórioO presente estudo exploratório aborda a temática da avaliação na educação Pré-Escolar. Com ele pretendemos conhecer a opinião dos educadores de infância sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem como factor de qualidade educativa, no ano lectivo 2006/2007, no Concelho de Vila Real. Os educadores de infância cada vez mais se têm afirmado como docentes que pretendem instituir um carácter qualitativo no seu sector de ensino. O presente estudo tem por objectivo auscultar os educadores sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e repensar o trabalho em educação de infância como sendo a primeira etapa no percurso educativo das crianças e promotor de aprendizagens significativas. O estudo em questão pretende, pois, corroborar a ideia de que os educadores têm a preocupação de realizar um trabalho com qualidade porque utilizam as estratégias de ensino mais adequadas às características específicas das crianças com quem trabalham, facilitadas pelo processo de avaliação. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os educadores referem que a avaliação se destina a verificar a evolução das crianças, constituindo, também, o motor de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico.This study exploratory addresses the subject of evaluation in pre-primary education. With it we want to know the infancy educator’s opinion regarding the evaluation of the teaching/learning process as a quality education factor in the 2006/2007 school year in the Vila Real’s county. The infancy educators have, more and more, been stated as teachers who want to establish a qualitative mark in its education sector. The objective of this study is to hear the educators about the teaching/learning process evaluation and rethink the work in pre-primary education as being the first step in the children’s education and promoter of meaningful learning. The present study aims, therefore, to support the idea that educators have the concern to fulfil a quality work because they use the most appropriate teaching strategies regarding the specific characteristics of the children they work with which are facilitated by the evaluation process. Based on the achieved results, it was concluded that educators refer that the evaluation aims to verify the children’s evaluation, being, also, the improvement motor of the pedagogical work.2010-10-11T11:32:00Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/422pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Isabel Maria da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:30.098699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
title |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
spellingShingle |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório Fernandes, Isabel Maria da Silva |
title_short |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
title_full |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
title_fullStr |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
title_sort |
O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório |
author |
Fernandes, Isabel Maria da Silva |
author_facet |
Fernandes, Isabel Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Isabel Maria da Silva |
description |
O presente estudo exploratório aborda a temática da avaliação na educação Pré-Escolar. Com ele pretendemos conhecer a opinião dos educadores de infância sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem como factor de qualidade educativa, no ano lectivo 2006/2007, no Concelho de Vila Real. Os educadores de infância cada vez mais se têm afirmado como docentes que pretendem instituir um carácter qualitativo no seu sector de ensino. O presente estudo tem por objectivo auscultar os educadores sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e repensar o trabalho em educação de infância como sendo a primeira etapa no percurso educativo das crianças e promotor de aprendizagens significativas. O estudo em questão pretende, pois, corroborar a ideia de que os educadores têm a preocupação de realizar um trabalho com qualidade porque utilizam as estratégias de ensino mais adequadas às características específicas das crianças com quem trabalham, facilitadas pelo processo de avaliação. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os educadores referem que a avaliação se destina a verificar a evolução das crianças, constituindo, também, o motor de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2010-10-11T11:32:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/422 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130897735680 |