O contributo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem para a qualidade educativa na educação pré-escolar. Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Isabel Maria da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/422
Resumo: O presente estudo exploratório aborda a temática da avaliação na educação Pré-Escolar. Com ele pretendemos conhecer a opinião dos educadores de infância sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem como factor de qualidade educativa, no ano lectivo 2006/2007, no Concelho de Vila Real. Os educadores de infância cada vez mais se têm afirmado como docentes que pretendem instituir um carácter qualitativo no seu sector de ensino. O presente estudo tem por objectivo auscultar os educadores sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e repensar o trabalho em educação de infância como sendo a primeira etapa no percurso educativo das crianças e promotor de aprendizagens significativas. O estudo em questão pretende, pois, corroborar a ideia de que os educadores têm a preocupação de realizar um trabalho com qualidade porque utilizam as estratégias de ensino mais adequadas às características específicas das crianças com quem trabalham, facilitadas pelo processo de avaliação. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os educadores referem que a avaliação se destina a verificar a evolução das crianças, constituindo, também, o motor de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico.
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