Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Francisca Inês Lampreia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/753
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho.
id RCAP_4a61ac612bbba5a043a6441d350e97d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolarTarefas lúdicasEnsinoAprendizagemO presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-15T13:33:41Z2015-01-15T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/753porFrança, Francisca Inês Lampreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:36Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.058600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
title Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
spellingShingle Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
França, Francisca Inês Lampreia
Tarefas lúdicas
Ensino
Aprendizagem
title_short Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
title_full Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
title_fullStr Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
title_sort Os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da matemática na educação pré-escolar
author França, Francisca Inês Lampreia
author_facet França, Francisca Inês Lampreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Francisca Inês Lampreia
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas lúdicas
Ensino
Aprendizagem
topic Tarefas lúdicas
Ensino
Aprendizagem
description O presente estudo tem como objetivo analisar os contributos da utilização de tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar. Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e centra-se o na Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar. Nesta investigação assume-se, em simultâneo, o papel de participante e de investigadora. Ao longo do estágio foram propostas às crianças atividades lúdicas no domínio da Matemática, acompanhadas de diálogos com a educadora titular da sala para avaliação/regulação dos objetivos a alcançar. Após o término deste estudo foi possível verificar o contributo das tarefas lúdicas no ensino e aprendizagem da Matemática. Ou seja, o que as tarefas lúdicas contribuíram para o desenvolvimento ao nível da aprendizagem. Estas foram muito bem recebidas pelas crianças, cativando-lhes igualmente interesse e motivação para aprender e permitiram ainda colmatar algumas das dificuldades, mais concretamente nas contagens. O presente estudo possibilitou o desenvolvimento de estratégias baseadas no jogo e na ludicidade e conduziu à reflexão sobre o seu efeito no ensino e aprendizagens da matemática. O processo vivenciado contribuiu para adquirir um maior conhecimento sobre a temática e a atitude reflexiva que foi adotada conduziu à uma gradual melhoria do desempenho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-15T13:33:41Z
2015-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/753
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858042757120