Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30209 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
id |
RCAP_5e83fab54e888005a781e8e3c24408d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolarEducação pré-escolarMateriais curricularesInovação curricularTextos de apoio para educadores de infânciaBrochuras para educação pré-escolarPre-school educationCurricular materialsCurricular innovation and integrationSupport texts for early childhood educatorsBrochures for preschool education372.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)Tendo em vista a integração curricular e a inovação educativa, o presente estudo baseia-se na pesquisa desenvolvida sobre as formas de utilização dos Textos de Apoio para Educadores de Infância (TAEI), lançados pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em 2008, 2009 e 2010, enquanto materiais curriculares de apoio às práticas pedagógicas na educação pré-escolar. Pretende-se averiguar junto de educadores de infância qual o conhecimento geral e a operacionalização destes materiais curriculares (o que têm contribuído para as suas planificações e para os seus projetos curriculares), bem como as suas perceções sobre a sua estrutura e conteúdo, tendo em vista, o garante de uma gestão curricular integrada que possa contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança tal como referem as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). Após um estudo aprofundado dos TAEI, desenvolveu-se uma pesquisa junto de um conjunto de educadores de infância através de um questionário, com o intuito de aprofundar o conhecimento da implementação dos TAEI e quais as consequências que daí têm advindo na prática profissional dos educadores. Os resultados revelam que duma maneira geral, os inquiridos utilizam pouco os TAEI por falta de conhecimento, por falta de divulgação por parte dos agrupamentos de escolas e por falta de formação sobre os mesmos. Acredita-se que este estudo contribua, de alguma forma, para o enriquecimento do seu conhecimento e para o incentivo da sua utilização, no dia-a-dia da prática pedagógica e formação profissional ao longo da vida, para os educadores de infância deste país.While taking into account curricular integration and educational innovation, the present study was based on a research about the use forms of the Support Texts for Early Childhood Educators (Textos de Apoio para Educadores de Infância -TAEI), launched by Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, in 2008, 2009 and 2010, as curricular materials for teaching practices support in preschools‟ education. The intention is to investigate what is the general knowledge and operationalization of early childhood educators on these curricular materials (what it has contributed to their planning and their curricular projects), as well as their perceptions about its structure and content, with regards to an integrated curricular management that contributes to a child‟s overall balanced development, as mentioned on the Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). After a thorough study of the TAEI, a research was developed on a group of early childhood educators through survey, in order to deepen the knowledge of the TAEI implementation and to know what are the consequences arising in these teachers‟ professional practices. The results show that the respondents do not take a lot of advantage of the TAEI due to a certain lack of knowledge, little disclosure from the school groups, and dearth of training on these resources. It is believed that this study will contribute, in some way, to improve their knowledge and encourage the use of the TAEI in day to day teaching practices and professional training throughout life, for early childhood educators of this country.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoAlmeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30209por201472228info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:57.983874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
title |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de Educação pré-escolar Materiais curriculares Inovação curricular Textos de apoio para educadores de infância Brochuras para educação pré-escolar Pre-school education Curricular materials Curricular innovation and integration Support texts for early childhood educators Brochures for preschool education 372.3 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
title_full |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
title_sort |
Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar |
author |
Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de |
author_facet |
Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Materiais curriculares Inovação curricular Textos de apoio para educadores de infância Brochuras para educação pré-escolar Pre-school education Curricular materials Curricular innovation and integration Support texts for early childhood educators Brochures for preschool education 372.3 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Materiais curriculares Inovação curricular Textos de apoio para educadores de infância Brochuras para educação pré-escolar Pre-school education Curricular materials Curricular innovation and integration Support texts for early childhood educators Brochures for preschool education 372.3 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30209 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201472228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132873516646400 |