Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.475 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005), principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que, uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas práticas. |
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Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005), principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que, uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas práticas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.475por1646-2335Dias, ElianaMesquita, Elisete Maria de CarvalhoFinotti, Luísa Helena BorgesOtoni, Maria Aparecida ResendeLima, Maria Cecília deRocha, Maura Alves de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:40.545175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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